SEGS Portal Nacional

Demais

Cozinhas industriais e comerciais: a importância da inspeção e do laudo técnico para evitar riscos

  • Sexta, 07 Março 2025 18:53
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fernando Fischer
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Divulgação - Cozinha industrial

 Sem uma inspeção adequada, esses ambientes podem apresentar riscos graves, e o engenheiro mecânico desempenha um papel fundamental na prevenção desses problemas

Cozinhas de alta demanda, como industriais e comerciais, exigem não apenas boas práticas de higiene e segurança alimentar, mas também um olhar técnico especializado para outros aspectos que muitas vezes podem passar despercebidos e apresentam a possiblidade de gerar riscos graves, como incêndios e até mesmo a contaminação dos alimentos.

De acordo com Daniel Lemos, engenheiro mecânico, mentor e fundador da empresa Engenhando Soluções, inspeções feitas por engenheiros mecânicos capacitados são a chave para garantir a segurança em cozinhas industriais e comerciais. “Dois problemas principais são recorrentes nesses espaços: o acúmulo de gordura nas coifas e a falta de manutenção dos sistemas de exaustão. E o risco mais grave é o de incêndio. A gordura que se acumula nas coifas é altamente inflamável e, sem a devida limpeza, pode pegar fogo facilmente”, explica.

Além disso, ele alerta também para a possibilidade de contaminação dos alimentos. “Se essa gordura começar a pingar, pode cair diretamente sobre os alimentos que estão sendo preparados, comprometendo a qualidade e a segurança alimentar.”

Durante uma inspeção, o engenheiro mecânico verifica diversos pontos da estrutura da cozinha. “Nós avaliamos a limpeza e o funcionamento das coifas, o sistema de exaustão, as tubulações, motores, os dampers corta fogo e até mesmo a chaminé”, explica Lemos. A segurança da cozinha como um todo também é analisada, garantindo que todos os equipamentos operem corretamente e dentro dos padrões adequados.

Falta de regulamentação e principais desafios

Apesar de todos os riscos envolvidos nesse tipo de ambiente, a fiscalização de cozinhas industriais e comerciais ainda é precária. “A regulação é mais comum em shoppings e redes de fast food, mas em restaurantes menores ainda vemos muitas cozinhas com acúmulo excessivo de sujeira”, afirma. Segundo ele, não há uma legislação específica para a inspeção desses espaços, mas existem normas técnicas voltada para sistemas de exaustão de cozinhas, por exemplo, que podem ser seguidas pelos profissionais da área.

“Esse é um mercado interessante para o engenheiro mecânico autônomo prestar seus serviços, mas justamente devido à falta de uma legislação específica, é interessante que ele busque seguir os passos de um engenheiro que já está no mercado, já entende sobre essa área, conhece os possíveis riscos e conta uma experiência sólida para passar para ele”, explica Lemos.

Quem precisa desses serviços?

Segundo Daniel Lemos, os principais clientes para a inspeção e emissão de laudos desse tipo são, obviamente, os restaurantes, e também estabelecimentos que contam cozinhas industriais. “Redes de fast food e praças de alimentação demandam esse tipo de serviço regularmente. Além disso, restaurantes de rua e hospitais e hotéis são alguns exemplos de negócios que precisam de inspeção técnica para garantir a segurança e a conformidade em suas cozinhas”.

Oportunidade para engenheiros mecânicos

Para os engenheiros mecânicos que desejam atuar nesse nicho, a dica é buscar capacitação e conhecer bem o mercado. “O primeiro passo é estudar as normas técnicas aplicáveis. Depois, é essencial entender quem são os clientes, quais são suas necessidades e como o engenheiro pode ajudá-los”, recomenda Lemos. Ele também reitera que os profissionais precisam acompanhar engenheiros mais experientes para absorver conhecimento prático.

“Com uma demanda crescente, esse tipo de serviço representa uma oportunidade promissora para engenheiros mecânicos que queiram atuar de maneira autônoma, oferecendo seus serviços para um setor que precisa primar pela segurança”, finaliza Daniel Lemos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 19, 2025 Demais

Troca de presentes no Natal segue regras específicas do…

Dez 19, 2025 Demais

Luuna lança colchão premium personalizável com…

Dez 19, 2025 Demais

Acidente nas férias? Entenda se pode ter direito ao…

Dez 19, 2025 Demais

Decorelli traz novas estampas para o Natal

Dez 19, 2025 Demais

Autocuidado no topo da lista para 2026: como negócios…

Dez 19, 2025 Demais

Decoração de Natal deve ser planejada com muita cautela…

Dez 19, 2025 Demais

Acordo autoriza visita em caso de subtração…

Dez 19, 2025 Demais

Setor vitivinícola lança filme de Natal que celebra o…

Dez 19, 2025 Demais

Blockchain e cripto no entretenimento digital moderno

Dez 18, 2025 Demais

6 coisas que você vai encontrar — ou não — ao migrar…

Dez 18, 2025 Demais

Conheça a técnica que diferencia a operação de limpeza…

Dez 18, 2025 Demais

10 fotógrafos subaquáticos nacionais e internacionais…

Dez 18, 2025 Demais

Rituais de Ano Novo 2026: atraia prosperidade, amor e…

Dez 18, 2025 Demais

Não gostei do presente de Natal, e agora?

Dez 18, 2025 Demais

Trabalhar ou estudar nos Estados Unidos? Entenda 5…

Dez 18, 2025 Demais

Guia prático para decoração com flores no fim de ano

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version