SEGS Portal Nacional

Demais

Proteger os cães com coleiras ectoparasiticidas auxilia no controle ambiental e evita a disseminação de doenças causadas por pulgas, carrapatos e outros vetores

  • Segunda, 10 Fevereiro 2025 18:08
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Thiago Silva
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Vetoquinol-coleiras-ectoparasiticidas-auxilia-controle-ambiental-evita-disseminacao-doencas-causadas-pulgas-carrapatos-frontmax-foto-pxhere

Combater pulgas e carrapatos não é tarefa fácil. Isso porque, para eliminá-los de forma eficaz e evitar a ocorrência de doenças tanto nos animais quanto nos humanos, é necessário proteger os cães – usar coleira é uma excelente opção – além de controle sanitário do ambiente de convívio. “Com a tecnologia correta, a coleira ectoparasiticida possibilita a prevenção e tratamento contra os parasitas que entram em contato com os animais e auxiliam no controle das suas formas presentes no ambiente, este é um grande desafio”, indica a médica-veterinária Patricia Guimarães, promotora técnica de animais de companhia da Vetoquinol Saúde Animal.

O ciclo das pulgas passa por quatro fases e, em boas condições de temperatura, umidade e alimentação, se completa 12 a 14 dias para a sua evolução. Em condições menos favoráveis, pode chegar até 180 dias. As fases se dividem em ovo, larva, pupa e adulta. Depois que os ovos são colocados, as larvas eclodem em poucos dias. Entre 9 e 20 dias elas passam para a fase de pupa e, normalmente, após 7 a 14 dias, já adulta, elas abandonam o casulo para entrar na fase hematófaga (quando parasitam os pets para se alimentarem de sangue).

Já os carrapatos têm as fases de ovo, larva, ninfa e adulto. Diferente das pulgas que depositam os seus ovos em cima do corpo do animal, a postura dos ovos dos carrapatos acontece no ambiente após a fêmea se alimentar de sangue por um período no hospedeiro. O período de incubação dos ovos varia entre 17 e 27 dias, com a eclosão posterior das larvas. As ninfas vêm em seguida,e, mesmo pequeninas, já possuem a capacidade de se alimentar no hospedeiro. Uma vez alimentadas, as ninfas retornam para o ambiente e, de 11 a 23 dias, se transformam em carrapatos adultos.

“Para controlar carrapatos e pulgas, é essencial alguns cuidados dos tutores com o ambiente em que o pet está inserido, bem como podar o gramado periodicamente, aspirar todos os ambientes da casa (principalmente os que os pets mais costumam se acostar), realizar pulverizações rotineiras com produtos específicos, abrir as janelas para uma melhor ventilação e iluminação no interior da casa, lavar as roupas de cama e do pet, higienizar roupinhas, caminhas e casinhas e remover materiais orgânicos do ambiente. Todos estes cuidados são indispensáveis, pois ovos e larvas de pulgas podem estar escondidos em assoalhos, rodapés, tapetes, carpetes e canis. Já a fêmea do carrapato procura por locais quentes, secos e escuros para depositar os seus ovos, como frestas, rachaduras, atrás dos móveis, tapetes e carpetes, pois estes lugares oferecem as condições ideais de sobrevivência”, explica Patricia.

Para a proteção dos cães contra infestações e transmissão de doenças por pulgas, carrapatos e outros vetores, como o mosquito transmissor da leishmaniose, o uso de coleiras eficazes e com estas indicações é altamente recomendado. “A Vetoquinol oferece com Frontmax® Coleira, soluções preventivas e de combate a todos estes problemas. Desenvolvida à base de fipronil, permetrina e piriproxifeno, Frontmax® Coleira é indicada para cães de todos os tamanhos a partir de 10 meses de idade e os protege por oito meses ininterruptos contra infestações de pulgas e carrapatos, além de ser uma grande aliada no combate aos mosquitos transmissores da leishmaniose”, detalha Patricia.

Sobre a Vetoquinol Saúde Animal

A Vetoquinol Saúde Animal está entre as 10 maiores indústrias de saúde animal do mundo, com presença na União Europeia, Américas e região Ásia-Pacífico. Em 2022, o faturamento global foi de € 540 milhões. Com expertise global conquistada ao longo de 90 anos de atuação, a empresa também cresce no Brasil, onde expande suas atividades desde 2011. Grupo independente, a Vetoquinol projeta, desenvolve e comercializa medicamentos veterinários e suplementos destinados à produção animal (bovinos e suínos), animais de companhia (cães e gatos) e equinos. Desde sua fundação, em 1933, na França, combina inovação com diversificação geográfica.

O crescimento do grupo é impulsionado pelo reforço do seu portfólio de soluções associado a aquisições em mercados de alto potencial de crescimento, como a brasileira Clarion Biociências, incorporada em 2019.No Brasil, a Vetoquinol tem sede administrativa em São Paulo (SP) e planta fabril em Aparecida de Goiânia (GO), atendendo todo o território nacional. Em termos globais, gera mais de 2,5 mil empregos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 15, 2025 Demais

Como economizar na conta de luz usando o ar-condicionado

Dez 15, 2025 Demais

Saiba com se precaver para evitar problemas durante as…

Dez 15, 2025 Demais

Indulgência consciente: a nova relação com o prazer de…

Dez 15, 2025 Demais

Como o espírito natalino pode melhorar o seu inglês?…

Dez 15, 2025 Demais

Com a chegada das viagens de fim de ano, especialista…

Dez 15, 2025 Demais

Guarda compartilhada cresce no país — mas não significa…

Dez 15, 2025 Demais

Os cartões de identificação plásticos vão desaparecer?

Dez 15, 2025 Demais

Estudo revela proporção de royalties na receita…

Dez 12, 2025 Demais

Celebrações de final de ano ampliam em 30% as vendas de…

Dez 12, 2025 Demais

Valmet conquista Medalha de Ouro da EcoVadis e pelo…

Dez 12, 2025 Demais

Uva-passa na ceia de Natal: polêmica anual que divide…

Dez 12, 2025 Demais

Make a Cake garante as sobremesas para festas do final…

Dez 12, 2025 Demais

Natal 2025 inaugura a Era do Consumo Emocional no…

Dez 12, 2025 Demais

Coleta genética e endurecimento de penas: entenda nova…

Dez 12, 2025 Demais

Verão ativo: retomada das atividades físicas aumenta e…

Dez 12, 2025 Demais

Série documental Sabores do Paraná realiza expedição…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version