SEGS Portal Nacional

Demais

Saiba como se proteger durante tempestades com medidas de segurança elétrica

  • Segunda, 21 Outubro 2024 18:40
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Beatriz Soares
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Imagem de Greg Bierer por Pixabay

Engenheiro eletricista explica quais são as principais orientações para a população e reforça cuidados sobre fios de alta tensão

A previsão de chuva para este fim de semana tem deixado a população que habita a região metropolitana de São Paulo em alerta. Além do estado de atenção com a possibilidade de fortes rajadas de vento, há o receio por um novo apagão, como o que atingiu mais de 2,6 milhões de residências na última sexta-feira (11). Mas, como se precaver para a possível queda de energia elétrica durante uma tempestade?

Coordenador adjunto da Câmara Especializada de Engenharia Elétrica (CEEE) do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP), o engenheiro eletricista Heverton Bacca reforça as principais medidas a serem adotadas em casos assim. “Em dias de chuvas fortes, sistemas de aterramento elétrico e dispositivos de proteção contra surtos são fundamentais para evitar que os picos de energia danifiquem seus equipamentos e causem prejuízos”, aponta.

Bacca destaca a importância de investir em estabilizadores de energia, especialmente para proteger aparelhos mais sensíveis, como computadores e eletrônicos, que dependem de uma proteção ativa contra variações na rede elétrica. “Sem essas opções, a solução de emergência é desligar e retirar todos os equipamentos da tomada. E aí é torcer para que o isolamento físico seja suficiente para evitar qualquer dano”, acrescenta.

Com relação à segurança elétrica, o engenheiro também ressalta a atuação de profissionais devidamente registrados e habilitados pelo Crea-SP. “Quando falamos em segurança elétrica não dá para economizar. Projetos de instalação elétrica que seguem as normas e são executados por engenheiros e tecnólogos eletricistas garantem que tudo funcione de forma segura e eficiente, evitando riscos de acidentes como curtos circuitos e sobrecargas”, observa.

E os fios de alta tensão?

O engenheiro eletricista explica que, durante uma tempestade, os raios podem atingir uma linha de alta tensão e a energia liberada pode causar danos significativos aos cabos e equipamentos.

“Se um fio de alta tensão se soltar ou se romper, ele pode entrar em contato com outras superfícies ou mesmo com o solo, criando um arco elétrico. Esse arco elétrico é uma descarga de energia que pode emitir luz de diferentes cores a depender do resultado da ionização de certos gases presentes no ar ou da interação da energia elétrica com materiais específicos nos cabos ou no ambiente”, afirma.

O resultado desse fenômeno foi amplamente compartilhado nas redes sociais, com vídeos que registraram o momento em que o céu se torna esverdeado pela luz emitida por fios de alta tensão.

Bacca traz outras orientações para a população: “Evitar áreas próximas a linhas de alta tensão. Durante tempestades, mantenha-se afastado de postes e cabos de alta tensão. Se você observar um fio solto ou caído, mantenha uma distância segura e informe as autoridades competentes imediatamente”.

Além disso, é importante procurar abrigo em locais fechados e seguros, como dentro de casa ou em edifícios, e evitar áreas abertas, como campos e estacionamentos, onde estará mais exposto a raios. “Nunca toque em fios caídos, mesmo que pareçam inativos. Eles podem ainda estar energizados e representar um risco de choque elétrico fatal. Se você observar qualquer dano a linhas de alta tensão ou outros equipamentos elétricos, entre em contato com a companhia elétrica local ou com os serviços de emergência para que possam tomar as medidas necessárias”, aconselha.

Para finalizar, o engenheiro alerta que a população precisa estar ciente dos riscos associados a tempestades e linhas de alta tensão. “Participar de programas de conscientização e seguir as orientações das autoridades pode ajudar a prevenir acidentes”, conclui.

Sobre o Crea-SP - Criada há 90 anos, a autarquia federal é responsável pela fiscalização, controle, orientação e aprimoramento do exercício e das atividades dos profissionais das Engenharias, Agronomia, Geociências, Tecnologia e Design de Interiores. O Crea-SP está presente nos 645 municípios do Estado, conta com cerca de 370 mil profissionais registrados e 95 mil empresas registradas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 15, 2025 Demais

Como economizar na conta de luz usando o ar-condicionado

Dez 15, 2025 Demais

Saiba com se precaver para evitar problemas durante as…

Dez 15, 2025 Demais

Indulgência consciente: a nova relação com o prazer de…

Dez 15, 2025 Demais

Como o espírito natalino pode melhorar o seu inglês?…

Dez 15, 2025 Demais

Com a chegada das viagens de fim de ano, especialista…

Dez 15, 2025 Demais

Guarda compartilhada cresce no país — mas não significa…

Dez 15, 2025 Demais

Os cartões de identificação plásticos vão desaparecer?

Dez 15, 2025 Demais

Estudo revela proporção de royalties na receita…

Dez 12, 2025 Demais

Celebrações de final de ano ampliam em 30% as vendas de…

Dez 12, 2025 Demais

Valmet conquista Medalha de Ouro da EcoVadis e pelo…

Dez 12, 2025 Demais

Uva-passa na ceia de Natal: polêmica anual que divide…

Dez 12, 2025 Demais

Make a Cake garante as sobremesas para festas do final…

Dez 12, 2025 Demais

Natal 2025 inaugura a Era do Consumo Emocional no…

Dez 12, 2025 Demais

Coleta genética e endurecimento de penas: entenda nova…

Dez 12, 2025 Demais

Verão ativo: retomada das atividades físicas aumenta e…

Dez 12, 2025 Demais

Série documental Sabores do Paraná realiza expedição…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version