SEGS Portal Nacional

Demais

Projeto de lei discute novas regras para atuação de enfermeiros

  • Segunda, 27 Mai 2024 18:27
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Graziela Lindner
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Proposta amplia a autonomia dos profissionais e otimiza serviços de saúde; professora da ETT fala sobre a importância da formação

Em tramitação na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei 3949/23 pretende regulamentar aspectos da atividade dos enfermeiros, em especial a prescrição de medicamentos e os pedidos de exames feitos em consultórios de enfermagem. O texto atualiza a Lei 7.498/1986, conhecida como Lei da Enfermagem.

A enfermeira Giulia Messias Moreira Paulo explica que os profissionais já têm autorização para algumas prescrições. “Os exames que podemos solicitar são os mais básicos, como um hemograma, e os medicamentos de atenção básica, como pomadas para aplicação tópica no tratamento de vulvovaginites, por exemplo”, informa a professora do curso técnico em Enfermagem da Escola Técnica Tupy – instituição do ecossistema UniSociesc.

Segundo ela, as principais resoluções que autorizam essas práticas são a Lei 7498/1986, o Decreto 94406/1987 e as resoluções Cofen 271/2002 e 317/2017. Na avaliação da professora, a atualização da legislação é positiva porque aumenta a autonomia do profissional e a eficiência dos serviços de saúde. Em contrapartida, ela ressalta a importância de os profissionais investirem em capacitações para a prescrição de medicamentos.

A legitimidade de atuação dos enfermeiros na prescrição de medicamentos para dor, febre, náusea, vômito e hidratação venosa ou na solicitação de exames laboratoriais e de baixa complexidade é defendida pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e reforçada pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).

Curso técnico de Enfermagem

As mudanças previstas no Projeto de Lei 3949/23 não se estendem aos técnicos de Enfermagem, avisa a professora da Escola Técnica Tupy, que também é preceptora de estágio em enfermagem, pesquisadora na área de enfermagem aeroespacial e faz especialização em Enfermagem do Trabalho.

Para os técnicos, as atividades se mantêm restritas ao cuidado com o paciente. “Mesmo assim, na ETT, não preparamos apenas profissionais com capacidades técnicas. Nas aulas, desenvolvemos as habilidades comportamentais necessárias à prática do técnico de Enfermagem, como a capacidade de raciocínio clínico frente à individualidade do paciente e suas condições”, afirma Giulia.

Outra aposta da Escola Técnica Tupy é a preparação dos técnicos de Enfermagem para uma atuação multidisciplinar, já que a saúde e o cuidado com os pacientes exigem um trabalho em equipe com médicos, terapeutas, fisioterapeutas, nutricionistas, enfermeiros, farmacêuticos e outros profissionais.

O esperado, continua a enfermeira, é que o estudante absorva o máximo possível de conhecimento para dar novos passos na carreira.

“Mesmo que não seja uma atribuição dos técnicos, nas aulas nós falamos sobre medicações, preparo e possíveis complicações. O maior diferencial da ETT é a troca de experiência com os professores e a proximidade dos estudantes com o universo da graduação, já que as aulas ocorrem no campus da UniSociesc, com laboratório completo e simular ao ambiente de um hospital”, finaliza Giulia.

SOBRE A ETT

Fundada em 1959, a Escola Técnica Tupy se dedica a formar e a transformar pessoas, desenvolver talentos e competências, preparar profissionais para as inovações do mercado e potencializar carreiras.

Instalada em Joinville (SC), faz parte da UniSociesc – instituição de ensino superior que integra a Ânima Educação, um dos maiores ecossistemas educacionais do país – e oferece aos alunos a infraestrutura do melhor centro universitário do Brasil.

Com certificações reconhecidas pelo mercado de trabalho, a ETT mantém parcerias com empresas locais para aumentar as oportunidades de estágio. No portfólio de cursos, oferta opções em diferentes áreas do conhecimento.

Considerada uma referência no ensino técnico nacional, a Escola Técnica Tupy tem estrutura moderna e bem equipada para práticas laboratoriais, ambientes maker inovadores e processos educacionais que unem teoria e prática, estimulando o exercício da liderança e o desenvolvimento de habilidades técnicas e de soft skills necessárias ao excelente desempenho profissional.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 19, 2025 Demais

Troca de presentes no Natal segue regras específicas do…

Dez 19, 2025 Demais

Luuna lança colchão premium personalizável com…

Dez 19, 2025 Demais

Acidente nas férias? Entenda se pode ter direito ao…

Dez 19, 2025 Demais

Decorelli traz novas estampas para o Natal

Dez 19, 2025 Demais

Autocuidado no topo da lista para 2026: como negócios…

Dez 19, 2025 Demais

Decoração de Natal deve ser planejada com muita cautela…

Dez 19, 2025 Demais

Acordo autoriza visita em caso de subtração…

Dez 19, 2025 Demais

Setor vitivinícola lança filme de Natal que celebra o…

Dez 19, 2025 Demais

Blockchain e cripto no entretenimento digital moderno

Dez 18, 2025 Demais

6 coisas que você vai encontrar — ou não — ao migrar…

Dez 18, 2025 Demais

Conheça a técnica que diferencia a operação de limpeza…

Dez 18, 2025 Demais

10 fotógrafos subaquáticos nacionais e internacionais…

Dez 18, 2025 Demais

Rituais de Ano Novo 2026: atraia prosperidade, amor e…

Dez 18, 2025 Demais

Não gostei do presente de Natal, e agora?

Dez 18, 2025 Demais

Trabalhar ou estudar nos Estados Unidos? Entenda 5…

Dez 18, 2025 Demais

Guia prático para decoração com flores no fim de ano

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version