SEGS Portal Nacional

Demais

Bares e restaurantes seguram preços para não perder clientes

  • Segunda, 13 Mai 2024 18:06
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ísis Castro
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Foto: Canva

Com movimento abaixo dos níveis de 2023, estabelecimentos evitam aumentar o cardápio, trabalhando com margens ainda menores

Os bares e restaurantes estão adotando uma estratégia cautelosa em relação ao repasse de preços, numa tentativa de manter sua clientela em meio a um cenário de baixa no movimento. A inflação dos alimentos consumidos fora do lar demonstra ser significativamente menor em 2024 do que a dos alimentos consumidos dentro do domicílio. Em abril, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para a alimentação fora do lar foi de 0,39%, praticamente em linha com o índice geral de 0,38% e bem abaixo dos 0,81% registrados para os alimentos dentro do domicílio.

Os alimentos e bebidas, principais insumos dos bares e restaurantes, registraram um aumento de 0,70% em abril, acumulando uma alta de 3,59% nos primeiros quatro meses do ano. Contrastando com essa variação, a inflação acumulada da alimentação fora do lar no mesmo período ficou em 1,48%, abaixo até mesmo da média de inflação geral, que é de 1,80%.

“Este comportamento de preços pode ser interpretado como uma resposta estratégica dos empresários do setor, que preferem absorver parte dos custos adicionais a repassá-los aos consumidores, temendo uma redução no fluxo de clientes. O índice Abrasel-Stone, que mede o volume de vendas, mostra que estamos desde dezembro com movimento abaixo dos mesmos meses do ano passado”, explica Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel.

A pressão inflacionária e as dificuldades corroboram os resultados de uma pesquisa recente realizada pela Abrasel, que ouviu 3.069 empresários em todo o país. O estudo mostrou que, em março, quase dois terços dos empreendedores operaram sem conseguir fazer lucro. Ao todo, 25% disseram estar no vermelho e 40% afirmaram atuar em equilíbrio, enquanto apenas 35% realizaram lucro.

A Abrasel acompanha com atenção a realidade vivida no Rio Grande do Sul, que pode impactar significativamente a economia do país. No momento, a entidade está focada em oferecer apoio às vítimas das enchentes no estado, bem como monitorar a situação dos empreendedores gaúchos que sofrem com alagamentos ou com a falta de insumos e energia.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Abr 30, 2026 Demais

Exagerou no churrasco? Especialistas mostram 11…

Abr 30, 2026 Demais

Ceaflor reforça operação para atender aumento de vendas…

Abr 30, 2026 Demais

Quando faz sentido fechar a sacada?

Abr 30, 2026 Demais

Brasil tem alta de 30% no consumo de vinhos e mercado…

Abr 30, 2026 Demais

Abril Laranja: por que a campanha é essencial na luta…

Abr 30, 2026 Demais

Como cada signo é no trabalho?

Abr 30, 2026 Demais

Como medições avançadas ajudam fábricas de papel a…

Abr 30, 2026 Demais

Era do Imediatismo: Por que a pressa por resultados…

Abr 29, 2026 Demais

Voo cinematográfico de réplica do 14 Bis marca retomada…

Abr 29, 2026 Demais

Quando o conflito fecha rotas, a conta chega ao Brasil

Abr 29, 2026 Demais

Cometa C/2025 R3 atinge brilho máximo e pode ser visto…

Abr 29, 2026 Demais

Quando o coração não acompanha o relógio

Abr 29, 2026 Demais

Dia das Mães: 78% dos bares e restaurantes esperam…

Abr 29, 2026 Demais

Warner Bros. Pictures leva final da UEFA Champions…

Abr 29, 2026 Demais

Piscinas aquecidas, atrações radicais e áreas cobertas…

Abr 29, 2026 Demais

A busca por espaço: o retorno dos terrenos amplos no…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version