SEGS Portal Nacional

Demais

Mais de 2 milhões de jovens devem votar pela primeira vez nestas Eleições Municipais

  • Segunda, 22 Abril 2024 18:25
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Marcelo Bolzan
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Prazo para tirar o Título Eleitoral vai até 8 de maio

Neste domingo (21/4), a Avenida Paulista, em São Paulo (SP), amanheceu com um "títulão" eleitoral de 15 metros quadrados instalado em frente ao Conjunto Nacional (veja imagens neste link - Crédito: Fernando Cavalcanti). A ação fez parte de um mutirão que mobilizou jovens de 16 a 18 anos a tirar o título eleitoral e votar nas eleições municipais de 2024.

A campanha é promovida por organizações não-governamentais como o Instituto Lamparina, labExperimental, Girl Up, Quid, Avaaz, Em Movimento e Politize.

O prazo para regularização ou emissão de novos títulos termina em 8 de maio. Desde o começo do ano as organizações têm feito uma série de ações para conscientizar jovens para as eleições, como uma contagem regressiva para o prazo de emissão do título, "rolezinhos" em Belém (PA), Manaus (AM) e São Paulo e a divulgação de um site com as principais perguntas e um guia para os jovens tirarem seus títulos: https://titulo2024.com.

De acordo com a Justiça Eleitoral, de janeiro a março deste ano, mais de 480 mil pessoas entre 16 e 17 anos procuraram os cartórios eleitorais para tirar o primeiro título. O último censo do IBGE, de 2022, indica que 5,7 milhões de jovens, de 16 a 18 anos, estariam aptos a votar nestas eleições.

"Nas últimas Eleições já tivemos um número recorde de participação de jovens, cujo voto é facultativo. Ao todo, 2,1 milhões de jovens votaram pela primeira vez em 2022, muito graças a campanhas de mobilização desse eleitorado. A expectativa é que esse número se repita neste ano", explica Gabi Juns, diretora do Instituto Lamparina, uma das organizações que realizaram o mutirão da Paulista.

"A juventude brasileira tende a ser mais ativa nas proposições em relação às mudanças climáticas. Quanto mais jovens tirando o título e se aproximando da política institucional, mais pressão em relação aos tomadores de decisão. É fundamental que prefeitos e vereadores assumam a responsabilidade de políticas públicas em relação aos efeitos das mudanças climáticas, por exemplo. A democracia é um exercício sempre em construção", complementa.

Mobilização na Paulista

O “titulão” eleitoral instalado hoje na Paulista, e que nos próximos dias circulará por outros pontos de São Paulo, como o Centro Cultural São Paulo e o bairro da Liberdade, faz uma homenagem à Edson Luís de Lima Souto, estudante secundarista assassinado pela Ditadura Militar, em 1968.

“O Edson morreu aos 18 anos sem oportunidade de votar, por isso esse título é uma homenagem a ele e a todos os jovens assassinados nesse período”, explica Hércules Laino, coordenador da campanha Votando pelo Clima do labExperimental.

Além do "titulão" eleitoral, a ação neste domingo contou com uma galeria de arte a céu aberto com vários posters da campanha Votando Pelo Clima, que chamava a atenção dos visitantes enquanto voluntários conversavam com jovens sobre a importância de titarem seu título e como fazê-lo.

Como tirar o título pela primeira vez

Para tirar o primeiro título de eleitor, a pessoa deve procurar qualquer cartório eleitoral do estado em que mora, levar um documento oficial com foto e comprovante de residência recente. Na oportunidade, serão coletadas as digitais, foto e assinatura e gravadas em banco de dados da Justiça Eleitoral.

Comprovante de quitação militar somente é obrigatório às pessoas do gênero masculino que pertençam à classe dos conscritos, ou seja, os brasileiros nascidos entre 1º de janeiro e 31 de dezembro do ano em que completarem 19 anos de idade. O documento será exigido também do homem transgênero que tenha retificado o gênero em seu registro civil até 31 de dezembro do ano que completou 19 anos, conforme art. 35, § 7º, da Resolução TSE nº 23.659/2021.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 19, 2025 Demais

Troca de presentes no Natal segue regras específicas do…

Dez 19, 2025 Demais

Luuna lança colchão premium personalizável com…

Dez 19, 2025 Demais

Acidente nas férias? Entenda se pode ter direito ao…

Dez 19, 2025 Demais

Decorelli traz novas estampas para o Natal

Dez 19, 2025 Demais

Autocuidado no topo da lista para 2026: como negócios…

Dez 19, 2025 Demais

Decoração de Natal deve ser planejada com muita cautela…

Dez 19, 2025 Demais

Acordo autoriza visita em caso de subtração…

Dez 19, 2025 Demais

Setor vitivinícola lança filme de Natal que celebra o…

Dez 19, 2025 Demais

Blockchain e cripto no entretenimento digital moderno

Dez 18, 2025 Demais

6 coisas que você vai encontrar — ou não — ao migrar…

Dez 18, 2025 Demais

Conheça a técnica que diferencia a operação de limpeza…

Dez 18, 2025 Demais

10 fotógrafos subaquáticos nacionais e internacionais…

Dez 18, 2025 Demais

Rituais de Ano Novo 2026: atraia prosperidade, amor e…

Dez 18, 2025 Demais

Não gostei do presente de Natal, e agora?

Dez 18, 2025 Demais

Trabalhar ou estudar nos Estados Unidos? Entenda 5…

Dez 18, 2025 Demais

Guia prático para decoração com flores no fim de ano

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version