SEGS Portal Nacional

Demais

5 iniciativas com foco em impulsionar mulheres no ecossistema de inovação

  • Quinta, 09 Novembro 2023 18:13
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Gabriela Andrade
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Crédito Pixabay

Empresas como PinePR, Jobecam, B2Mamy, BossaBox e Cuponeria se comprometem em levar mais equidade para o mercado

O ecossistema de inovação ainda caminha a passos lentos da igualdade entre gênero e é possível notar os desdobramentos da falta de equidade no mercado. Segundo o Panorama Mulheres 2023, estudo feito pelo Talenses Group com o Insper, de 2019 a 2022, as mulheres passaram de 13% a 17% dos CEOs do país. Ainda assim, de acordo com a pesquisa, quanto maior a empresa, menor a participação de mulheres na liderança

Ao olhar para a diferença de remuneração entre este público, por exemplo, é possível notar que embora a desproporção estivesse em queda até 2020, a disparidade voltou a subir no Brasil e atingiu 22% no fim de 2022, afirma o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ao olhar para as captações, segundo o estudo da Universidade de Columbia e da Harvard Business School, líderes masculinos recebem 7 vezes mais investimentos do que mulheres.

Na contramão desse movimento do ecossistema, 5 empresas têm impulsionado a força feminina à frente dos negócios, algumas que se destacam:

PinePR:

Gerida por Fabiana Ramos, a PinePR é a agência de PR especializada no atendimento a scale-ups, empresas inovadoras e grandes players de tecnologia com atuação dentro e fora do Brasil, lançou neste ano a iniciativa Web Summit Experience (WSE), primeira iniciativa do programa Women in Innovation (WIN), com foco em executivas, lideranças femininas e empreendedoras do mercado de inovação e empreendedorismo. O objetivo da ação é fortalecer a comunidade de profissionais mulheres líderes em seus segmentos para promover a troca e o aprofundamento das discussões em torno de temas ligados à inovação tecnológica e de negócios.

Atualmente a agência conta com mais de 80% de mulheres em cargos de liderança e este foi um dos fatores que influenciaram a agência a promover o impulsionamento de lideranças femininas no ecossistema, diz a CEO. “Na PinePR temos uma cultura muito forte de desenvolvimento, levar essa cultura para o mercado e para líderes, que assim como eu, sentem vontade de aprender, de se conectar e de estar no centro das principais conversas do ecossistema é uma honra”, afirma Fabiana Ramos, CEO da agência de PR.

Jobecam:

A Jobecam é uma startup de seleção de talentos que foi idealizada em 2016, pela nordestina Cammila Yochabell. Referência no setor de seleção e D&I, a HRTech torna os processos seletivos mais diversos, justos e eficientes por meio da tecnologia de vídeo. A plataforma desenvolvida aumenta em cerca de 70% a diversidade nas empresas e contratações e otimiza o processo em mais de 80%, economizando tempo e dinheiro, tanto para as pessoas candidatas, como recrutadoras. Realizadas com total sigilo da voz e aparência dos talentos, as vídeo-entrevistas são o grande diferencial da empresa, uma vez que focam totalmente nas reais habilidades, diminuindo qualquer percepção inconsciente.

A HRTech já auxiliou mais de 200 mil pessoas candidatas, conquistou o Selo de

Direitos Humanos e Diversidade pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e

Cidadania de São Paulo (SMDHC), e participou do Fórum Global de Inclusão 2022, como a única HRTech brasileira representando o país. Também foi responsável por aumentar em 30% a contratação de mulheres no banco Bradesco.

B2Mamy:

A B2Mamy é uma comunidade especialista em cuidar de quem cuida, e conecta mães e mulheres ao ecossistema tornando-as líderes e livres economicamente por meio de educação, empregabilidade e pertencimento. Com um modelo de negócio B2B2C, a empresa atua unindo grandes marcas que desejam investir em impacto social com a comunidade. Desde 2016, apoia o desenvolvimento de negócios inovadores fundados e liderados por mães, capacitando mais de 100 mil mulheres nos programas de educação e movimentando mais de 16 milhões de reais dentro da rede. Para impulsionar a presença feminina no ecossistema de inovação e ajudar as mães e mulheres a se desenvolverem sem terem que abrir mão da sua família, a empresa criou, em 2019, a Casa B2Mamy. Localizado no coração do bairro de Pinheiros, um dos principais bairros de São Paulo, o espaço é o primeiro hub de inovação family friendly do Brasil. E oferece suporte pedagógico especializado para as crianças enquanto as mães se conectam e estruturam suas startups.

Além disso, a empresa também lançou a B2Mamy Academy, primeira plataforma de aprendizagem em comunidade. O objetivo do lançamento é conectar a comunidade de mães do mundo todo e trazer soluções para facilitar a sua jornada. A plataforma tem uma curadoria focada em seu público, e engloba mais de 63 aulas e trilhas de capacitação gravadas e transmissões ao vivo cobrindo tópicos diversos, desde saúde mental e física, carreira, geração de renda e planejamento familiar.

“Pertencer a uma comunidade corta caminho, traz novas formas de pensar e construir o seu repertório. Não há nada mais potente do que estar em uma comunidade que tem como cultura o dar e receber. Quem é membro da nossa, sabe que é preciso ajudar de maneira prática quem está nela. Com uma mentoria, conteúdo, dicas de fornecedor, consumindo seu produto, passando uma vaga de emprego e o mais importante. Validar seus medos, dar um abraço longo e ter uma escuta ativa”, afirma Dani Junco, fundadora e CEO da B2Mamy,

BossaBox:

Seguindo a onda de crescimento de mulheres na área de tecnologia de acordo com os dados do estudo “Women in Tech 2022”, realizado pela BairesDev, a Bossabox, que aloca e gerencia squads sob demanda, teve um aumento de 67% de mulheres que fazem parte da sua base de profissionais de tecnologia e produto. Um exemplo disso é a Jéssica Muniz, co-fundadora e head de operações da startup.

Após um pouco mais de dois anos de atuação na empresa, a executiva assumiu o desafio de encontrar os melhores profissionais para compor o time da startup, aumentar a diversidade e garantir que elas estejam no lugar ideal para alcançar sua performance.

Fundada em 2017, a BossaBox, que acaba de ser listada entre as empresas mais promissoras do ecossistema de inovação pelo 100 Startups to Watch 2023, é referência no modelo de squads-as-a-service no Brasil, em que monta e gerencia times de tecnologia, produto e design sob demanda e de forma ágil para desenvolver produtos digitais de seus parceiros. Em seus 6 anos de trajetória, já atuou em mais de 120 projetos com mais de 80 médias e grandes empresas com produtos inovadores, como: H&P, Grafeno, loja integrada, Housi e Unimed.

“A BossaBox acredita que o poder de transformar o mundo está nas mãos das pessoas e, por isso, tem como missão o empoderamento de profissionais, como aconteceu comigo, que comecei estagiária e me tornei sócia e head de operações”, pontua Jéssica Muniz, sócia e head de operações da BossaBox.

Cuponeria

A Cuponeria Loyalty foi fundada por Nara Iachan (Forbes Under 30), com o intuito de introduzir a cultura de cupons no Brasil. Hoje, a startup investida pelo Google, Bradesco e ACE ajuda grandes empresas como Bradesco, Elo e Ticket, a fidelizar clientes. A CMO e fundadora, aponta a necessidade de mais mulheres em empresas que atuam na área de tecnologia, principalmente em cargos mais altos. Por isso, a empresa tem como iniciativa e foco contratar mulheres para posições de liderança dentro da Cuponeria, que hoje são 50% das líderes.

“Atuar no mercado de tecnologia e no posto de líder é uma tarefa árdua e de conscientização diária do setor. Temos muito orgulho de caminhar contra o mercado e ter 50% de líderes mulheres em nossa empresa, embora não seja a realidade do ecossistema. Por isso, não é somente uma pauta muito importante para mim como mulher, mas principalmente como CMO da Cuponeria”, comenta a CMO.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 18, 2025 Demais

6 coisas que você vai encontrar — ou não — ao migrar…

Dez 18, 2025 Demais

Conheça a técnica que diferencia a operação de limpeza…

Dez 18, 2025 Demais

10 fotógrafos subaquáticos nacionais e internacionais…

Dez 18, 2025 Demais

Rituais de Ano Novo 2026: atraia prosperidade, amor e…

Dez 18, 2025 Demais

Não gostei do presente de Natal, e agora?

Dez 18, 2025 Demais

Trabalhar ou estudar nos Estados Unidos? Entenda 5…

Dez 18, 2025 Demais

Guia prático para decoração com flores no fim de ano

Dez 18, 2025 Demais

Cores para 2026: descubra a sua cor de acordo com a…

Dez 17, 2025 Demais

Vai alugar imóvel no Réveillon? Confira 10 dicas para…

Dez 17, 2025 Demais

A cláusula compromissória arbitral no estatuto social…

Dez 17, 2025 Demais

Fim de ano: especialista explica por que a comunicação…

Dez 17, 2025 Demais

Mega da Virada: como transformar milhões em legado e…

Dez 17, 2025 Demais

Como manter o skin care nas viagens de final de ano?

Dez 17, 2025 Demais

Natal: descubra como combinar diferentes tipos de…

Dez 17, 2025 Demais

Vai começar o verão no Hemisfério Sul e a Terra não…

Dez 16, 2025 Demais

Reformar ou demolir uma casa? Saiba o que vale a pena!

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version