SEGS Portal Nacional

Demais

Ideal para pequenos municípios: Quattro T apresenta soluções para gestão de lodo em Estações de Tratamento de Água

  • Segunda, 30 Outubro 2023 18:45
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Roberta Provatti
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

A gestão adequada do lodo evita a contaminação ambiental, odores desagradáveis e possibilita outros benefícios, entre eles a recuperação de recursos como água e reuso dos resíduos. Os sistemas em Geoformas contribuem na gestão de recursos para esse fim na melhoria dos processos, principalmente para pequenos municípios.

O desafio da geração de lodo em Estações de Tratamento de Água (ETAs) é uma preocupação ambiental e operacional significativa. O lodo é gerado a partir da remoção de impurezas da água durante o processo de tratamento. Ele contém sólidos suspensos, substâncias orgânicas e inorgânicas, que precisam ser removidos e tratados adequadamente para evitar impactos negativos no meio ambiente.

O volume estimado de lodo gerado em uma ETA varia de acordo com diversos fatores, como o tipo de água bruta, a capacidade da estação e os processos de tratamento utilizados. Em média, para cada metro cúbico (m3) de água tratada, podem ser gerados de 0,1 a 0,3 m3 de lodo. No entanto, esses valores podem variar substancialmente e dependem das condições locais.

O gerenciamento eficiente do lodo é fundamental para o funcionamento sustentável das ETAs. A gestão adequada do lodo é essencial para evitar a contaminação ambiental, odores desagradáveis e para aproveitar possíveis benefícios, como a recuperação de recursos valiosos (biogás e nutrientes), a depender das tecnologias de tratamento aplicadas.

Solução ideal, principalmente para pequenos municípios

O volume de água tratada, por habitante, em um município, pode variar significativamente, dependendo de fatores como o tamanho do município, a infraestrutura de tratamento de água e o padrão de consumo de água da população.

Em média, em países desenvolvidos, o consumo de água por pessoa varia de 100 a 400 litros por dia. Se avaliarmos um município com 20 mil habitantes – e o Brasil tem, aproximadamente, 3.950 municípios deste tamanho – teremos: 20.000 x 400 litros x 30 dias x0,3 metros cúbicos = a geração de 2.400m3 de lodo por mês. Considerando um percentual de sólido de 1% (correspondente a 24m3 por mês), fica claro que implementar um sistema de dessecação de lodo é fundamental.

Os benefícios para o município que adota esse tipo de solução vão desde a redução do custo de disposição em aterros sanitarios, redução de emissões de CO2, geradas no transporte desse lodo - estamos falando de 250 caminhões, se o lodo estiver saturado, frente a 2 caminhões, usados no caso do lodo seco, inclusive com a possibilidade de reúso desse lodo seco como matéria prima.

Entre as soluções existentes no mercado para a secagem de lodo de Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) podemos citar Secagem Térmica, Solar, Mecânica, as Lagoas de Secagem, o Leito de Secagem de Lodo, entre outras.

A Quattro T Consultoria e Serviços em Gestão de Resíduos, empresa brasileira que apresenta soluções para conferir competitividade àqueles que se preocupam com seu enquadramento nas pautas ESG, atua com a tecnologia de Geoformas e Geobags, que envolve o uso de bolsas ou contentores feitos de materiais geossintéticos para desidratar o lodo. Essas geoformas ou geobags são preenchidos com lodo e permitem que a água seja drenada gradualmente.

No caso específico da municipalidade, principalmente de municípios de pequeno porte, que muitas vezes contam com recursos limitados e podem sofrer pela distãncia dos grandes centros para recorrerem a manutenção ou reposição de peças, as geoformas podem ser um grande aliado ao processo de tratamento buscando a otimização do lodo.

A geoforma entra após o tratamento principal, otimizando o volume de lodo e permitindo a recuperação de toda a água livre e a reciclagem o descarte da parte sólida com baixo volume e baixo custo. O lodo já seco tem valor econômico, seja ele para utilização como fertilizantes, combustíveis para caldeiras, matéria prima para construção civil etc.

Sobre a Quattro T

Localizada em Blumenau e com atendimento nacional, a empresa reúne uma equipe de engenheiros especialistas em tratamento de resíduos que, por meio de tecnologias inovadoras, fazem a filtração e separação de sólidos e líquidos, oferecendo soluções personalizadas de recuperação de água.

A Quattro T atua com profissionais credenciados e com conhecimento técnico para prestarem consultoria inicial, que resulta em um projeto personalizado que visa retornar ao cliente água, resíduo seco e eficiência econômica no processo.

Para a realização dos trabalhos, a empresa conta com um amplo portfólio de insumos para sistemas de separação sólido/liquido, tubulações, sistemas dosadores e elementos filtrantes com tecidos técnicos que permitem projetar, construir e operar diferentes processos e sistemas de dessecação de lodo e outros produtos com alto potencial de recuperação de água.

“Atualmente, o mercado disponibiliza inúmeras soluções para tratamento de lodo e soluções para estações de tratamento de esgoto (E.T.E), porém cada lodo contém sua particularidade e cada solução sua performance”, explica o Eng Eduardo Rotta Lovato, diretor de operações da Quattro T. Segundo ele, o estudo de viabilidade, que analisa a performance de distintas tecnologias, se torna fundamental para a implantação de um projeto eficiente.

A empresa pode participar, desde a elaboração do estudo de viabilidade, que antecede a execução do projeto, uma vez que a equipe Quattro T reúne competências para montar o sistema de tratamento, fazer o setup da operação e capacitar o cliente para operar com autonomia o processo de tratamento de resíduos e efluentes.

“Trata-se de soluções ambientalmente eficientes, economicamente viáveis e, ainda, com resultados mensuráveis, o que dá ao empresário total condição de enquadramento nas prerrogativas ESG”, afirma o Eng Eduardo, que conta com mais de 15 anos de atuação no setor.

Com três anos de mercado, a Quattro T já atende empresas do segmento têxtil e outras de uso intensivo de água, como indústrias têxteis, frigoríficas, alimentícias, beneficiadoras agrícolas, farmacêuticas, entre outras.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 19, 2025 Demais

Troca de presentes no Natal segue regras específicas do…

Dez 19, 2025 Demais

Luuna lança colchão premium personalizável com…

Dez 19, 2025 Demais

Acidente nas férias? Entenda se pode ter direito ao…

Dez 19, 2025 Demais

Decorelli traz novas estampas para o Natal

Dez 19, 2025 Demais

Autocuidado no topo da lista para 2026: como negócios…

Dez 19, 2025 Demais

Decoração de Natal deve ser planejada com muita cautela…

Dez 19, 2025 Demais

Acordo autoriza visita em caso de subtração…

Dez 19, 2025 Demais

Setor vitivinícola lança filme de Natal que celebra o…

Dez 19, 2025 Demais

Blockchain e cripto no entretenimento digital moderno

Dez 18, 2025 Demais

6 coisas que você vai encontrar — ou não — ao migrar…

Dez 18, 2025 Demais

Conheça a técnica que diferencia a operação de limpeza…

Dez 18, 2025 Demais

10 fotógrafos subaquáticos nacionais e internacionais…

Dez 18, 2025 Demais

Rituais de Ano Novo 2026: atraia prosperidade, amor e…

Dez 18, 2025 Demais

Não gostei do presente de Natal, e agora?

Dez 18, 2025 Demais

Trabalhar ou estudar nos Estados Unidos? Entenda 5…

Dez 18, 2025 Demais

Guia prático para decoração com flores no fim de ano

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version