Dia Internacional da Consciencialização sobre Perdas e Desperdício Alimentar
Docente do Senac dá dicas conservação e aproveitamento dos alimentos em casa
O Dia Internacional da Consciencialização sobre Perdas e Desperdício Alimentar é celebrado anualmente em 29 de setembro. A data foi criada em 2019, pela ONU, com o objetivo sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre a importância do problema e estimular esforços globais e ações coletivas para evitar o desperdício alimentar.
De acordo com dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), 33% da produção mundial de alimentos é perdida por ano. O desperdício ocorre em todo o processo produtivo de alimentos, desde o plantio até o consumo.
Já no Brasil, o desperdício de alimentos é estimado em R$61,3 bilhões por ano, o que coloca o nosso país na 10ª posição no ranking das nações que mais desperdiçam comida. Segundo dados do IBGE, cerca de 30% dos alimentos produzidos no país acabam sendo jogados fora, o que corresponde a cerca de 46 milhões de toneladas de alimentos por ano. Por isso, é tão importante que cada um de nós faça a nossa parte para evitar o desperdício.
Conservação dos alimentos em casa
“Mais importante que evitar jogar fora os alimentos é ter um planejamento de compras e utilizar o alimento em sua totalidade, incluindo partes que são consideradas menos ‘nobres’ como cascas, entrecascas, talos, folhas/ramas e sementes”, destaca Carolina Almeida, docente de Boas práticas de Manipulação de Alimentos do Senac em Betim.
Escolher bem os alimentos e adquirir somente aqueles que necessita, observando a data de validade, ajuda e muito na redução do desperdício, salienta. “Antes de sair para as compras, confira o que tem no armário, no freezer e na geladeira, aproveitando para organizar e ver se tem produtos mais antigos. Assim, você planeja o cardápio e só compra os alimentos complementares, tendo mais rotatividade e variedade no prato”. A docente dá dicas aproveitar e melhor conservar os alimentos em casa:
Escolha os hortifrutis da época, pois são mais baratos, possuem mais nutrientes e menos agrotóxicos.
Higienize corretamente frutas, legumes e verduras em água corrente. E os que forem consumidos crus, deixe em solução 15 minutos (1 colher de sopa de água sanitária para 1 litro de água filtrada) e enxágue em seguida.
Os folhosos (alface, acelga, couve...) devem ser lavados folha por folha, com o talo para baixo e depois prosseguir com o processo acima.
Para aumentar a vida das verduras na geladeira, utilize uma centrífuga ou deixe escorrendo numa peneira para retirar o máximo de água. Coloque numa vasilha com tampa e intercale folhas de papel toalha com os folhosos.
A salsinha e a cebolinha podem ser congeladas já picadas e utilizadas diretamente na preparação.
Para armazenar use embalagens do tamanho da porção que você consome, evitando recongelamento e o descarte de alimentos.
O descongelamento dos alimentos deve ser feito sob refrigeração, para evitar a perda de nutrientes e a contaminação, pois os microrganismos adoram a temperatura ambiente.
Dica para conservação de alimentos: branqueamento
Embora o cozimento, a fritura e outras formas de aquecimento sejam utilizadas no preparo de refeições, o branqueamento é um dos processos de conservação que podemos usar em casa. Conforme explica Carolina Almeida, “o branqueamento é o tratamento térmico aplicado no processamento de vegetais (frutas e hortaliças), principalmente com o objetivo de inativar tais enzimas, fixar cor e reduzir a carga microbiana.”
O processo é simples. Basta colocar os vegetais já cortados na forma que serão utilizados, em água fervente por 2-3 minutos. Posteriormente, os alimentos devem ser resfriados o mais rápido possível, para evitar a contaminação por microrganismos e o excesso de cozimento. O resfriamento é realizado imergindo os produtos em banho de água e gelo ou por meio de aspersão de água fria. Depois, armazene no freezer e utilize no preparo do dia a dia (arroz, feijão, sopa, molho de massas, saladas...).
Receita - Bolo de mexerica
Ingredientes:
2 mexericas cariocas sem semente
3 ovos
100g manteiga derretida
3 xícaras de farinha de trigo
2 xícaras de açúcar (eu coloco menos)
1 colher de sopa de fermento em pó
Modo de fazer: Bater tudo no liquidificador, exceto a farinha e o fermento. Acrescentar a farinha misturando bem, colocar o fermento e mexer mais um pouco. Levar para assar em forma untada e enfarinhada em forno pré-aquecido à 180º.
Senac em Betim
O Senac, que faz parte do Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais, que integra a CNC – Confederação Nacional do Comércio, está em atuação em Betim desde 2012. O Centro de Educação Profissional da cidade atende também moradores de cidades próximas como: Bonfim, Brumadinho, Florestal, Igarapé, Juatuba, Mário Campos, Mateus Leme, Moeda, Rio Manso e São Joaquim de Bicas.
A oferta de cursos é direcionada ao público que busca oportunidades no mercado de trabalho nas áreas de Gestão, Comércio e Informática. A unidade oferta também cursos livres, de Aprendizagem Comercial, técnico em Administração, técnico em Informática.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>