SEGS Portal Nacional

Demais

Por que a lâmpada LED perde intensidade ou fica piscando?

  • Segunda, 10 Abril 2023 18:25
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Sheila Diez
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Crédito: Divulgação

Desgaste natural dos componentes eletrônicos, qualidade dos materiais e falta de manutenção estão entre as causas que podem favorecer a perda da intensidade ou o piscar da luz LED

A lâmpada, plafons ou spots LED da sua casa estão perdendo a intensidade, ou o brilho após ligados? Ou ficam piscando a ponto de trazer incômodo? Quem enfrenta situações deste tipo precisa da ajuda de um profissional da área de elétrica para fazer uma análise criteriosa e definir qual é o tipo de manutenção a ser realizada. Mas, antes de chamar o eletricista, vale observar alguns aspectos que podem dar pistas sobre a causa destes problemas.

O primeiro passo é confirmar se o produto chegou ao fim de sua vida útil. “Todo produto LED de uso residencial possui um padrão que especifica, em média, quanto tempo ele manterá o fluxo luminoso. O parâmetro L70, por exemplo, especificado nas lâmpadas LED, garante que ao menos 70% do fluxo luminoso original seja mantido em 25 mil horas de uso, sem perda ou redução da intensidade luminosa”, esclarece André de Lima, Diretor Executivo da fábrica de materiais elétricos da Tramontina.

Por serem componentes eletrônicos, os dispositivos LED são extremamente sensíveis à alta temperaturas e oscilações de tensão, podendo se desgastar, tanto no material semicondutor para emissão de diversas cores, como no material utilizado na conversão (fósforo) da cor azul para obtenção da cor branca, comum nos LEDs utilizados no mercado de iluminação convencional.

“Qualquer falha nos componentes favorece a má gestão da alimentação dos LEDs. Outro fator que o profissional de elétrica pode observar é se os níveis de tensão estão oscilando para abaixo ou acima do normal, pois isso faz com que a luminária LED pisque ou perca sua intensidade”, comenta Leonidas Borges, eletrotécnico e criador de conteúdo do canal @leonidasborgeseletrica.

Outros fatores também devem ser observados para quem vem enfrentando problemas nas lâmpadas e luminárias LED, entre eles:

· Durabilidade dos materiais: a qualidade dos componentes garante maior vida útil de uma luminária ou lâmpada LED, favorecendo a manutenção do brilho ao longo do tempo.

· Falta de manutenção adequada: acúmulo de poeira, umidade e outras condições ambientais adversas podem afetar o desempenho da lâmpada LED.

· Indução eletromagnética: quando a corrente elétrica está circulando em cabos próximos aos da alimentação da lâmpada pode ocorrer um nível de tensão pela indução eletromagnética, fazendo com que a lâmpada pisque. Para evitar esse problema, é importante utilizar drivers com filtros dimensionados.

Em caso de dúvidas, é importante contar com a ajuda de um profissional. “Recomendamos a consulta a um eletricista para observar a infraestrutura elétrica da casa, diagnosticar o problema e indicar a solução adequada, visando o bom funcionamento do sistema e a segurança das pessoas e do imóvel”, conclui o executivo da Tramontina.

Tramontina, o prazer de fazer bonito

Mais do que números, o que define a Tramontina é o esforço permanente em tornar a vida das pessoas cada vez melhor. A pequena ferraria fundada por Valentin e Elisa Tramontina em 1911, no sul do Brasil, deu origem a um grupo que hoje conta com 9 unidades fabris e mantém a vocação centenária de encantar com gestos simples.

O segredo para manter a essência está em acreditar nas pessoas. A Tramontina valoriza cada um dos mais de 10 mil funcionários para que entreguem ao mercado produtos funcionais e com estilo, que inspiram o dia a dia e estimulam experiências para gerar valor e satisfação a clientes, consumidores e comunidades.

Tudo isso é traduzido nos mais de 22 mil itens que carregam valores de uma marca única. Utensílios e equipamentos para cozinha, eletros, ferramentas para agricultura, jardinagem, manutenção industrial e automotiva, construção civil, materiais elétricos, móveis de madeira ou de plástico, além da ampla linha de equipamentos dirigíveis são fabricados para o mercado nacional e exportados para mais de 120 países.

É no fazer bonito que a Tramontina e as pessoas se encontram. Atuando de forma global, a marca tem o suporte necessário para entregar soluções capazes de atender as necessidades de seu tempo, aliando produtividade e superação de metas ao desenvolvimento sustentável por meio do programa de gestão ambiental. Muito prazer, Tramontina!

Saiba por que a fábrica de materiais elétricos da Tramontina faz bonito

Fundada em 1976, na cidade de Carlos Barbosa (RS), a fábrica de materiais elétricos da Tramontina é reconhecida pela segurança, design e soluções técnicas em materiais para instalações elétricas residenciais, comerciais e industriais. Nos últimos anos, a empresa vem aplicando sua expertise na ampliação de seu portfólio, com investimentos destinados ao desenvolvimento e lançamento de linhas de produtos, para aumentar a presença da marca em diversos segmentos, entre eles, produtos SmartLED Wi-Fi (2021), lâmpadas LED (2018), conduletes, disjuntores e quadros de distribuição, e nas divisões dedicadas aos setores de atmosferas explosivas e injeção de alumínio sob encomenda. Seu moderno parque fabril ocupa uma área construída de 50 mil m², conta com 15 células de injeção de alumínio e 19 de injeção de plástico, e possui capacidade instalada para processar 4.500 toneladas/ano de alumínio e outras 4.400 toneladas/ano de plástico, estando apta a fabricar mais de 7 mil itens dentro dos mais altos padrões de qualidade e precisão, sempre com matérias-primas certificadas. Desempenho, segurança e estética estão alinhados em todos os produtos para que o consumidor possa fazer bonito ao utilizá-los.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 12, 2025 Demais

Celebrações de final de ano ampliam em 30% as vendas de…

Dez 12, 2025 Demais

Valmet conquista Medalha de Ouro da EcoVadis e pelo…

Dez 12, 2025 Demais

Uva-passa na ceia de Natal: polêmica anual que divide…

Dez 12, 2025 Demais

Make a Cake garante as sobremesas para festas do final…

Dez 12, 2025 Demais

Natal 2025 inaugura a Era do Consumo Emocional no…

Dez 12, 2025 Demais

Coleta genética e endurecimento de penas: entenda nova…

Dez 12, 2025 Demais

Verão ativo: retomada das atividades físicas aumenta e…

Dez 12, 2025 Demais

Série documental Sabores do Paraná realiza expedição…

Dez 11, 2025 Demais

Documentário “Alphaville, o bairro: história em…

Dez 11, 2025 Demais

Do boato à evidência: o que a ciência explica sobre a…

Dez 11, 2025 Demais

O esgotamento invisível do fim do ano: especialista…

Dez 11, 2025 Demais

Com a chegada do verão, cresce a busca por resultados…

Dez 11, 2025 Demais

Morar nos EUA exige mais do que um sonho

Dez 11, 2025 Demais

Muito além da salada: o papel invisível do azeite na…

Dez 11, 2025 Demais

Quer jogar tênis em 2026? Tudo que você precisa saber…

Dez 11, 2025 Demais

Tendência e dicas de maquiagem das passarelas para o…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version