SEGS Portal Nacional

Demais

Massagem facial: os cuidados ao seguir trends na internet

  • Segunda, 16 Janeiro 2023 18:00
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Consuelo Magalhães
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Segundo a fisioterapeuta Ana Martha Dian, movimentos errados podem causar efeito rebote

No TikTok, a massagem facial está no topo das pesquisas. Diversos vídeos ensinam movimentos para conseguir traços mais harmônicos. As hashtags #massagemfacial, #facemassage e #lifting somam mais de 80 milhões de visualizações. Todos os vídeos com o mesmo objetivo: amenizar as linhas de expressão e remodelar o rosto. Mas há também muitos questionamentos sobre a eficácia real da técnica e também sobre a possibilidade de acelerar o aparecimento de rugas. Afinal, a massagem facial pode causar o envelhecimento precoce?

A fisioterapeuta e criadora do método TopCorpus e TopFace, Ana Martha Dian, esclarece. A resposta é não. “O rosto, assim como o nosso corpo, tem músculos que precisam ser ativados e estimulados. Os movimentos da massagem ativam a circulação sanguínea e ajudam a eliminar as toxinas. Dependendo do produto, é possível aumentar a oxigenação e os nutrientes, além de remover células mortas. Com os movimentos corretos da massagem é possível causar o efeito lifting imediato e também reduzir o acúmulo de líquidos, diminuindo o inchaço”, explica a especialista.

Mas é preciso cuidado ao seguir virais na internet, segundo Ana Martha. A automassagem pode ser uma boa saída, desde que se conheça os movimentos corretos. A especialista orienta que o melhor caminho é procurar um profissional qualificado na área. “A massagem facial traz muitos benefícios, mas quando feita de forma errada, os movimentos podem provocar o efeito rebote, ou seja, pode agravar marcas de expressão, deixando a pele mais flácida e sensível. Somente um profissional com conhecimento em anatomia e fisiologia vai saber onde está o sistema linfático, os nódulos de tensão e várias manobras para estimular a circulação”, alerta a fisioterapeuta.

Manobras que a especialista conhece bem. Assim como o método TopCorpus - massagem que ativa os 5 sentidos do corpo humano, a TopFace drena, ameniza sintomas de bruxismo (muitas vezes aliado ao estado emocional), alivia dores e disfunções na articulação temporomandibular (ATM), reduz a papada, tem efeito lifting, elimina as toxinas, alivia sintomas de enxaqueca, sinusite e rinite, ativa a circulação sanguínea, modela a face, rejuvenesce, diminui bolsas e olheiras, promove o relaxamento e bem-estar. A massagem TopFace ajuda a equilibrar os níveis de cortisol no corpo ajudando tanto na saúde mental como na melhoria da pele. Ana Martha orienta que a técnica pode ser feita com frequência para um melhor resultado. “Assim como vamos à academia todos os dias, o rosto também deve ser exercitado. A frequência ideal é de 2 a 3 vezes por semana, principalmente para quem já tem rugas e linhas de expressão. O estímulo da circulação sanguínea oxigena os tecidos e melhora a textura da pele. Uma pele oxigenada é uma pele nutrida”, conclui.

Confira, em anexo, o vídeo de demonstração da massagem TopFace. Os movimentos sem uso de força, de forma coordenada e estratégica, ativam a circulação sanguínea e promovem a hidratação da pele. O resultado é um rosto mais harmônico, com brilho natural e traços bem definidos.

Sobre Ana Martha Dian

Ana Martha é fisioterapeuta pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Possui especialização em Gestão de Clínicas e Spas, técnico em Administração, Pós-Graduação em Fisioterapia Dermatofuncional e aprimoramento em reabilitação no pós-operatório de cirurgia plástica. Atualmente, mora em São José dos Campos, no interior de São Paulo, e é professora da Pós-Graduação em fisioterapia dermatofuncional da Universidade Anhembi Morumbi.

A paulista é a criadora do curso TopCorpus, onde ensina, dentre outras, a técnica de massagem TopCorpus, com base holística e que envolve os cinco sentidos do paciente (paladar, olfato, visão, tato e audição). O método é direcionado para o alívio de sintomas de doenças emocionais e crônicas, como depressão, fibromialgia e ansiedade, além de fazer uso de técnicas com toque delicado, completamente diferente das usualmente utilizadas nas massagens tradicionais. Já formou mais de 8400 pessoas com seu curso de massoterapia e hoje é uma das principais fisioterapeutas do Brasil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 19, 2025 Demais

Troca de presentes no Natal segue regras específicas do…

Dez 19, 2025 Demais

Luuna lança colchão premium personalizável com…

Dez 19, 2025 Demais

Acidente nas férias? Entenda se pode ter direito ao…

Dez 19, 2025 Demais

Decorelli traz novas estampas para o Natal

Dez 19, 2025 Demais

Autocuidado no topo da lista para 2026: como negócios…

Dez 19, 2025 Demais

Decoração de Natal deve ser planejada com muita cautela…

Dez 19, 2025 Demais

Acordo autoriza visita em caso de subtração…

Dez 19, 2025 Demais

Setor vitivinícola lança filme de Natal que celebra o…

Dez 19, 2025 Demais

Blockchain e cripto no entretenimento digital moderno

Dez 18, 2025 Demais

6 coisas que você vai encontrar — ou não — ao migrar…

Dez 18, 2025 Demais

Conheça a técnica que diferencia a operação de limpeza…

Dez 18, 2025 Demais

10 fotógrafos subaquáticos nacionais e internacionais…

Dez 18, 2025 Demais

Rituais de Ano Novo 2026: atraia prosperidade, amor e…

Dez 18, 2025 Demais

Não gostei do presente de Natal, e agora?

Dez 18, 2025 Demais

Trabalhar ou estudar nos Estados Unidos? Entenda 5…

Dez 18, 2025 Demais

Guia prático para decoração com flores no fim de ano

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version