SEGS Portal Nacional

Demais

Projeto Olhares Cruzados promove intercâmbio cultural entre Brasil e Canadá

  • Segunda, 26 Dezembro 2022 18:49
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Christian Marxen
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Nordestes brasileiro e canadense - Foto: Lucas Miranda

Para BRP, o livro se traduz em símbolo do trabalho que vem realizando para o crescimento sócioeconômico no Brasil por meio do uso dos veículos da marca

Com o objetivo de promover o intercâmbio cultural entre o Nordeste canadense e o Nordeste brasileiro a partir da visão de dois fotógrafos, um de cada país, o projeto Olhares Cruzados Imagens de duas Culturas pretende, principalmente, despertar a reflexão sobre os caminhos possíveis para o desenvolvimento sustentável regional de cada localidade. Esta iniciativa da CCBC – Câmara de Comércio Brasil-Canadá, apresenta o trabalho dos dois artistas, compartilhado em um livro e exposições em ambos os países, e conta com o apoio do Grupo BRP.

Nesta que é a sexta edição, as lentes dos profissionais Brian Noppè e Renato Negrão buscaram valorizar as pequenas comunidades tanto na neve de Quebec quanto nas dunas de areia do Ceará, Piauí e Maranhão (Rota das Emoções), mostrando ao público as riquezas de seu modo de vida, somadas ao respeito ao meio ambiente. O resultado comprova que é possível explorar o ecoturismo e o turismo de aventura com responsabilidade, encontrando nele uma possibilidade de desenvolvimento econômico efetivo em regiões de difícil acesso.

A novidade foi a participação do piloto brasileiro Nelsinho Piquet, primeiro campeão mundial da Fórmula E, vencedor de provas da Nascar, medalhista nos X-Games, inúmeras participações de destaque na Fórmula 1 e Le Mans e, desde 2020, competidor do maior rali das américas, o Sertões, sempre com o apoio da Can-Am, marca do Grupo BRP. Nesse trabalho de fio condutor da iniciativa, que resultou em dedicatória nas páginas iniciais do livro, Nelsinho atestou os benefícios gerados às comunidades locais.

“O livro se traduz em mais um símbolo do trabalho que a BRP vem realizando para o crescimento sócioeconômico no Brasil por meio do uso dos veículos da marca. Além do conteúdo artístico, a iniciativa reflete por meio de imagens o sucesso desse tipo de atividade do sistema de trilhas no Canadá, apoiado há anos pela BRP, e também o potencial de um sistema semelhante no Brasil”, destaca Fernando Alves, Country Manager da BRP Brasil.

Propósito para ser replicado

A experiência canadense com o turismo na neve do Quebec, regulamentada há mais de quatro décadas, e as iniciativas mais recentes nos estados do Nordeste do Brasil visitados pelo projeto não deixam dúvidas, de acordo com os idealizadores. No entorno do roteiro de aventura por localidades mais afastadas, a oferta de pousadas, alimentação, artesanato local e até mesmo a experiência de conhecer a cultura dos habitantes da região estimulam negócios, geram empregos e renda para comunidades carentes.

Os mais de 33 mil quilômetros de trilhas regulamentadas para turismo em snowmobiling (motos de neve) no Quebec atraem uma infinidade de visitantes, que movimentam CAD$ 3,27 bilhões por ano e respondem por 14 mil empregos diretos em período integral, de acordo com dados da federação dos clubes de snowmobile da região, a FCMQ. O impacto positivo sob a atividade local é tão intenso que a aventura em motos de neve se tornou um dos principais produtos do turismo de inverno por lá.

Para explorar as trilhas, o visitante compra uma licença de uso, cujo valor é revertido para a manutenção do sistema. No Quebec, o número de licenças concedidas ultrapassa os 115 mil ao ano. Todas as motos de neve ainda precisam ser registradas e parte do valor se reverte em receita adicional para o governo aplicar nessa manutenção. No Brasil, a regulamentação recente de corredores turísticos para o uso de Veículos Recreativos Fora da Estrada por alguns estados do nordeste mostra a viabilidade de uma experiência tão bem-sucedida como a canadense.

O projeto

União de negócios, arte e cultura, desta vez o projeto destacou que roteiros de turismo de aventura em veículos off-road regulamentados podem abrir caminho para o desenvolvimento econômico sustentável de comunidades afastadas. Os registros dos fotógrafos trazem à tona o uso prático de conceitos ESG e a exploração consciente do meio ambiente, discussão que está entre as diretrizes da gestão da CCBC.

Para Fernando Alves, além da importante coordenação e curadoria da CCBC, o resultado desse trabalho só foi possível devido ao grande apoio de um lado e de outro, em especial da BRP, da Air Canada, do governo do Canadá, do Escritório do Quebec em São Paulo e Consulado do Brasil em Montreal. Por aqui, ainda contou com o suporte indispensável da Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores - Abeifa, Pro Tork, Ministério do Turismo, Embratur e ICMBio, além dos governos dos estados do Ceará, Piauí e Maranhão, partes fundamentais no apoio ao pleito para a regulamentação da atividade na Secretaria Nacional de Trânsito – Senatran.

“Queremos com essa iniciativa ressaltar a importância de um sistema de trilhas sustentável e que suporte o desenvolvimento geral das regiões onde são instalados, algo demonstrado com propriedade nas imagens desta edição. É algo perfeitamente possível e a criação do segmento de veículos recreativos fora de estrada pela Abeifa, do qual a BRP participa ativamente, só comprova essa linha de pensamento. Nosso objetivo maior é a regulamentação de circulação, bem como o reconhecimento da sociedade sobre a relevância disso para o crescimento da indústria e da economia em diversos setores”, finaliza o Country Manager da BRP Brasil.

Sobre a BRP

Somos um líder global no mundo de veículos de esportes motorizados, sistemas de propulsão e embarcações construídos em mais de 80 anos de engenhosidade e foco intenso no consumidor. Nosso portfólio de líderes da indústria e produtos distintos incluem motos de neve Ski-Doo e Lynx, motos aquáticas Sea-Doo, veículos Can-Am on e off-road, embarcações Alumacraft, Manitou, Quintrex e sistemas de propulsão marítima Rotax, bem como motores Rotax para karts e aeronaves recreativas.

Completamos nossas linhas de produtos com um negócio dedicado de peças, acessórios e vestuário para aprimorar totalmente a experiência de pilotagem.

Com vendas anuais de CA $ 7,6 bilhões em mais de 120 países, nossa força de trabalho global é composta por mais de 20.000 pessoas motivadas e habilidosas.

No Brasil, a empresa possui ampla cobertura nacional com 74 revendedores em todas as regiões, capacitados a proporcionar a melhor experiência aos clientes na venda de veículos, peças, acessórios e serviços.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 19, 2025 Demais

Troca de presentes no Natal segue regras específicas do…

Dez 19, 2025 Demais

Luuna lança colchão premium personalizável com…

Dez 19, 2025 Demais

Acidente nas férias? Entenda se pode ter direito ao…

Dez 19, 2025 Demais

Decorelli traz novas estampas para o Natal

Dez 19, 2025 Demais

Autocuidado no topo da lista para 2026: como negócios…

Dez 19, 2025 Demais

Decoração de Natal deve ser planejada com muita cautela…

Dez 19, 2025 Demais

Acordo autoriza visita em caso de subtração…

Dez 19, 2025 Demais

Setor vitivinícola lança filme de Natal que celebra o…

Dez 19, 2025 Demais

Blockchain e cripto no entretenimento digital moderno

Dez 18, 2025 Demais

6 coisas que você vai encontrar — ou não — ao migrar…

Dez 18, 2025 Demais

Conheça a técnica que diferencia a operação de limpeza…

Dez 18, 2025 Demais

10 fotógrafos subaquáticos nacionais e internacionais…

Dez 18, 2025 Demais

Rituais de Ano Novo 2026: atraia prosperidade, amor e…

Dez 18, 2025 Demais

Não gostei do presente de Natal, e agora?

Dez 18, 2025 Demais

Trabalhar ou estudar nos Estados Unidos? Entenda 5…

Dez 18, 2025 Demais

Guia prático para decoração com flores no fim de ano

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version