Leves e saudáveis queijos de búfala são ideais para pratos no verão
Com a chegada do calor preferimos pratos mais leves e saudáveis sem deixarem de ser saborosos. Por ser um queijo mais suave, que deixa o sabor de outros alimentos aparecer, os queijos de búfala, estão presentes na gastronomia do mundo inteiro.
O leite de búfala possui características especiais e é a matéria prima ideal para a elaboração de diversos tipos de queijo, em particular, a tradicional mozzarella de búfala, um tipo de queijo fresco, de massa filada, originário da Itália, no século XVI, produzida exclusivamente com este tipo de leite, o que lhe confere sabor, aroma e textura inigualáveis. É moldado em diversos formatos tais como: bolas, nozinhos, tranças ou barras, sendo embaladas em soro ou não, e consumidas como entrada, aperitivo ou componentes na elaboração de diversos pratos.
Aos poucos começam a aparecer no mercado para venda outros alimentos à base deste produto além da muçarela como o creme de leite, queijo coalho, queijo de minas fresco, manteiga, ricota, cottage, requeijão, parmesão, burrata e até doce de leite. Com uma textura bastante cremosa e um sabor delicioso estes queijos podem ser utilizados em diversas receitas desde saladas, omeletes, tortas e sanduíches, até massas, risotos e carnes. O resultado será um prato leve, delicioso, nutritivo e ideal para um dia de calor.
Atualmente cerca de 7% de todo o leite consumido no mundo é de búfala, que possui características peculiares que o diferenciam do de vaca quando o assunto é a qualidade e os benefícios que proporcionam à saúde. Uma búfala é mais resistente a doenças e, por ingerir menos medicamentos, acaba produzindo um leite muito mais saudável e sem toxinas, ideal para a produção de diversos produtos. Mas para garantir que está comprando um produto com 100% leite de búfala a Associação Brasileira de Criadores de Búfalo - ABCB criou o Selo de Pureza 100% Búfalo para certificar os laticínios, visando a orientação e proteção ao consumidor, pois os produtos são alvos constantes de falsificação.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>