SEGS Portal Nacional

Demais

4 regras para preservar a amizade que se tornou colorida

  • Segunda, 28 Novembro 2022 18:53
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Flávia Vargas Ghiurghi
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Ambos precisam ter consciência sobre os riscos de misturar a relação afetiva com a íntima

É cada vez mais comum querer momentos íntimos, de prazer, mas sem a responsabilidade do compromisso de uma relação formal. Uma vantagem da amizade colorida é justamente aliar a satisfação sexual/íntima à independência, à liberdade. Outra vantagem é fazer isso com alguém que você tenha não só atração, mas também afeto, parceria e o mesmo objetivo que você: uma relação aberta, sem compromisso e cobranças.

Segundo Claudia Petry, pedagoga com especialização em Sexologia Clínica, membro da SBRASH (Sociedade Brasileira de Sexualidade Humana), especialista em Educação para a Sexualidade pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/SC) e professora no Instituto de Parapsicologia e Ciências Mentais de Joinville (SC); apesar de cada relacionamento ser único, assim como as regras que o envolvem, há alguns parâmetros que devem ser levados em conta para que a relação se mantenha leve e saudável:

Alinhe expectativas e evite cobranças

O que vocês realmente esperam deste relacionamento? Afinal, a definição da amizade colorida é justamente a relação íntima/sexual descompromissada entre dois amigos.

“Ou seja, não há espaço para cobrar que o outro não ligou, sumiu ou viajou sem avisar. Muito menos sentir ciúme, fazer interrogatório e stalkear. Tudo isso é coisa de casal, algo que vocês não são. Portanto, quanto mais claro estiver para vocês o que significa a relação, maior a chance de fluir da forma como desejam”, explica a sexóloga.

Priorize a amizade

Ambos nunca devem esquecer que, antes do sexo entrar em cena, já existia uma parceria de confiança, lealdade e cumplicidade. Entender os limites e saber separar os dois tipos de relacionamento é difícil, mas fundamental.

“Lembre-se que atração física tem prazo de validade e o sexo entre vocês pode acabar murchando. Por isso, se a amizade realmente for importante para você, não hesite em optar por ela”, aconselha Claudia Petry.

Proteção no sexo, sempre

O velho discurso “a gente já se conhece faz tempo” não cola mais. Quem tem acesso à informação sabe perfeitamente que, em hipótese alguma, não dá para ter relação sexual sem preservativo (se puder incluir anticoncepcional no pacote de cuidados, melhor ainda).

“No caso da amizade colorida é ainda mais perigoso, já que o sexo não é exclusividade entre vocês dois. Imagine contrair uma doença sexualmente transmissível ou engravidar do seu amigo?”.

E se o sentimento mudar?

Não é novidade que não mandamos no coração. Com o tempo, pode acontecer de um dos dois acabar se apaixonando. Afinal, já existe uma relação de amizade, carinho e admiração. Aliando tudo isso a uma química sexual maravilhosa, a chance de essa relação duradoura se transformar em algo a mais para um dos dois é enorme. Se for mútuo, ótimo. É bem provável que a amizade vire namoro. O problema é quando o sentimento não é recíproco.

“Daí, cabe aos dois ter uma conversa sincera, aberta e tentar decidir o que fazer para que a relação, antes tão gostosa e divertida, não se transforme num poço de mágoa e tristeza. Para o que se apaixonou, certamente será mais difícil lidar com esse novo e inesperado sentimento. O outro lado terá a árdua missão de amenizar seu sofrimento, o que nem sempre será possível. Pode ser que a amizade acabe. Pode ser que continue, só que nunca mais será a mesma. Enfim, esse é um potencial risco da amizade colorida. E os dois precisam ter consciência, desde o início, que isso é previsível”, finaliza Claudia Petry.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 15, 2025 Demais

Como economizar na conta de luz usando o ar-condicionado

Dez 15, 2025 Demais

Saiba com se precaver para evitar problemas durante as…

Dez 15, 2025 Demais

Indulgência consciente: a nova relação com o prazer de…

Dez 15, 2025 Demais

Como o espírito natalino pode melhorar o seu inglês?…

Dez 15, 2025 Demais

Com a chegada das viagens de fim de ano, especialista…

Dez 15, 2025 Demais

Guarda compartilhada cresce no país — mas não significa…

Dez 15, 2025 Demais

Os cartões de identificação plásticos vão desaparecer?

Dez 15, 2025 Demais

Estudo revela proporção de royalties na receita…

Dez 12, 2025 Demais

Celebrações de final de ano ampliam em 30% as vendas de…

Dez 12, 2025 Demais

Valmet conquista Medalha de Ouro da EcoVadis e pelo…

Dez 12, 2025 Demais

Uva-passa na ceia de Natal: polêmica anual que divide…

Dez 12, 2025 Demais

Make a Cake garante as sobremesas para festas do final…

Dez 12, 2025 Demais

Natal 2025 inaugura a Era do Consumo Emocional no…

Dez 12, 2025 Demais

Coleta genética e endurecimento de penas: entenda nova…

Dez 12, 2025 Demais

Verão ativo: retomada das atividades físicas aumenta e…

Dez 12, 2025 Demais

Série documental Sabores do Paraná realiza expedição…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version