SEGS Portal Nacional

Demais

Copa, festas e fogos de artifício: aprenda como amenizar o medo dos pets em momentos de barulho intenso

  • Terça, 22 Novembro 2022 18:33
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fábio Martins
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Crédito: Divulgação

Adestrador de cães e veterinária da Boehringer Ingelheim explicam o que motiva as reações dos cães, o que pode ser feito para que os fogos não causem pânico, e como agir caso o animal já tenha fobia conhecida

Com a chegada da Copa de 2022 e as festividades de fim de ano, sobe a frequência dos disparos de fogos de artifício. Com o aumento do ruído, chega uma preocupação recorrente para os donos de pets: o medo que muitos bichinhos têm do barulho dos fogos, bombinhas e rojões. As reações são variadas, e vão desde a aceleração dos batimentos cardíacos até respostas de pânico. Nesses momentos, alguns cães podem tentar fugir, se machucar ou até morder quem tenta contê-los.

Não é à toa que os cachorros se assustam com os fogos, que têm volume muito alto e são inesperados para eles. A Dra. Karin Botteon, veterinária da Boehringer Ingelheim, explica: “Os cães têm sentidos muito mais aguçados que os humanos. Para colocar em perspectiva, o ouvido humano é capaz de captar sons na faixa de 10 Hz a 20.000 Hz. Já os caninos conseguem perceber barulhos de 10 Hz a 40.000 Hz, podendo também detectar sons em distâncias quatro vezes maiores do que nós humanos.”

Para ajudar os tutores a amenizar o sofrimento de seus pets, a Boehringer Ingelheim convidou o adestrador de cães Átila Rodrigues, que tem mais de 20 anos de experiência na área e é o criador do método Vínculo Inabalável, para esclarecer o que pode ser feito nesses momentos. “Naturalmente, os cachorros têm uma audição muito melhor do que a nossa. Qualquer som que é alto para nós, para eles é muito mais. Portanto, é totalmente compreensível que um cão desenvolva fobia ao som de fogos.”, explica. Átila ressalta que, quando se trata de filhotes, temos um livro em branco – ou seja, é um cão que ainda não definiu se os fogos de artifício são algo ruim ou bom.

Para dessensibilizar o cãozinho, o tutor pode fazer a sociabilização ao som de fogos, ou seja, ajudar para que ele não encare os fogos de artifício como algo negativo. “Na prática, o tutor pode colocar sons de fogos de artifício no YouTube, conectar a uma caixinha de som em volume baixo, e espalhar a ração ou petiscos do cachorro no chão. Quando você espalha, ele come mais devagar, e assim passa mais tempo ouvindo o som dos fogos e emparelhando esse som a algo positivo (comida). Faça isso diariamente, seja seu cão filhote ou já adulto. Com a habituação e o contracondicionamento (dar petisco ou ração) seu cão irá associar esse som a algo bom e, portanto, não terá medo”, explica o adestrador.

Quando lidamos com cães adultos que já têm essa fobia, Átila é categórico: “Se é um cão que já apresenta muito medo e os dias de fogos de artifício estão perto, a dessensibilização auditiva pode não surtir muito efeito. Então, o primeiro passo é acolher esse cão para que o episódio dos fogos seja o menos traumático possível”. O adestrador recomenda não deixar o seu bichinho em ambiente externo, como varanda, quintal ou frente de casa. Prefira colocar ele em seu quarto, onde você consegue fechar as portas e evitar a fuga. Outra indicação é colocar uma música para tocar ou ligar a TV no ambiente em que ele for ficar, para abafar os ruídos externos. “Se possível, climatize o ambiente para gerar mais conforto, utilizando ar-condicionado ou ventilador”, completa o treinador. Outra medida importante, principalmente para pets fujões, é a identificação na coleira com telefone para contato.

Além disso, busque gastar mais a energia de seu cão antes do jogo de futebol ou da virada do ano, com passeios longos e mais opções de petisco. “Durante a queima de fogos, é possível que ele não aceite agrados e se esconda embaixo de uma mesa, cama ou cadeira. Deixe-o fazer isso! Não o tire daquele local, pois para ele isso é uma toca, e assim ele se sente mais seguro”, destaca Átila. “Nunca force a interação, não puxe seu cão de onde ele escolheu se ''esconder'' e evite sair na rua nos horários de jogos”, completa.

O importante é acolher seu pet com medidas seguras e responsáveis. Em casos extremos, pode ser indicado o uso de calmantes — entretanto, a administração desse tipo de produto deve ser feita exclusivamente pelo veterinário de sua confiança. Com medidas simples e empatia com os animais, a temporada de fogos de artifício pode ser muito mais tranquila.

Boehringer Ingelheim Saúde Animal

A Boehringer Ingelheim Saúde Animal está trabalhando em inovação de primeira classe para a previsão, prevenção e tratamento de doenças em animais. Para veterinários, tutores, produtores rurais e governos em mais de 150 países, oferecemos um portfólio amplo e inovador de produtos e serviços para melhorar a saúde e o bem-estar de animais de companhia e de produção. Como líder global no setor de saúde animal e como uma empresa familiar, na Boehringer Ingelheim, nós adotamos uma perspectiva de longo prazo. As vidas de animais e humanos estão interconectadas de maneiras profundas e complexas. Sabemos que quando os animais são saudáveis, os humanos também são. Ao usar as sinergias entre nossos negócios de Saúde Animal e Saúde Humana e ao agregar valor por meio da inovação, melhoramos a saúde e o bem-estar de ambos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 19, 2025 Demais

Troca de presentes no Natal segue regras específicas do…

Dez 19, 2025 Demais

Luuna lança colchão premium personalizável com…

Dez 19, 2025 Demais

Acidente nas férias? Entenda se pode ter direito ao…

Dez 19, 2025 Demais

Decorelli traz novas estampas para o Natal

Dez 19, 2025 Demais

Autocuidado no topo da lista para 2026: como negócios…

Dez 19, 2025 Demais

Decoração de Natal deve ser planejada com muita cautela…

Dez 19, 2025 Demais

Acordo autoriza visita em caso de subtração…

Dez 19, 2025 Demais

Setor vitivinícola lança filme de Natal que celebra o…

Dez 19, 2025 Demais

Blockchain e cripto no entretenimento digital moderno

Dez 18, 2025 Demais

6 coisas que você vai encontrar — ou não — ao migrar…

Dez 18, 2025 Demais

Conheça a técnica que diferencia a operação de limpeza…

Dez 18, 2025 Demais

10 fotógrafos subaquáticos nacionais e internacionais…

Dez 18, 2025 Demais

Rituais de Ano Novo 2026: atraia prosperidade, amor e…

Dez 18, 2025 Demais

Não gostei do presente de Natal, e agora?

Dez 18, 2025 Demais

Trabalhar ou estudar nos Estados Unidos? Entenda 5…

Dez 18, 2025 Demais

Guia prático para decoração com flores no fim de ano

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version