SEGS Portal Nacional

Demais

Baixas Emissões - Cenário 2022, estudo exclusivo desenvolvido pela Statkraft, aponta os principais fatores para uma transição verde

  • Segunda, 31 Outubro 2022 11:08
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fabio Hyppolito
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Desenvolvido anualmente, o relatório internacional chega a sua 7ª edição, trazendo uma análise profunda das perspectivas da transição energética global até 2050

Baixas Emissões – Cenário 2022, estudo exclusivo desenvolvido pela Statkraft, aponta que protagonismo das renováveis, combinado a soluções tecnológicas que garantem flexibilidade, são os principais fatores para uma transição verde

O relatório anual de Baixas Emissões da Statkraft Global (Low Emission Scenario, em inglês) salienta a importância da conjunção entre sustentabilidade, acessibilidade e segurança energética para se alcançar a transição para energias renováveis.

“A mitigação da mudança climática é mais urgente do que nunca. A temperatura global aumentou 1.1 °C acima da época pré-industrial e estamos sentindo os efeitos em forma de furacões, incêndios florestais e enchentes. Nos níveis atuais de emissões, há risco de uma potencial catástrofe climática”, enfatiza Christian Rynning-Tønnesen, CEO Global da Statkraft.

De acordo com o estudo, a transição para um sistema de energias renováveis significa deixar de ser dependente de combustíveis fósseis. “Devemos reduzir as emissões de CO2 em 60% até 2050. Este cenário pode limitar o aquecimento global em 2°C. E uma transição ainda mais rápida é necessária para alcançarmos a meta de 1.5°C”, destaca Fernando De Lapuerta, CEO e diretor presidente da Statkraft Brasil.

Metais em Energias Renováveis

Os preços temporariamente elevados dos metais aumentaram os custos atrelados à energia solar e eólica, mas não afetaram a competitividade destas tecnologias renováveis em comparação com as tecnologias de energia fóssil, como os preços de petróleo, gás e carvão, que tiveram um ritmo de elevação superior ao do início de 2020.

Há, no geral, abundantes fontes de metais, mas a cadeia de fornecimento de metais essenciais para a transição energética está concentrada em poucos países. “Investimentos e diversificação da capacidade produtiva são vitais para se reduzir a vulnerabilidade e agilizar a transição energética”, aponta o estudo.

Eletrificação com energias renováveis cortam as emissões e aumentam a eficiência e a independência energéticas

A demanda de energia global mais do que dobrará até 2050, e as energias solar e eólica serão responsáveis por dois terços do total.

O estudo mostra que as energias renováveis suprirão 80% do sistema energético mundial em 2050. “Eletrificação é um modo eficiente de uso de energia. Um motor elétrico usa um terço da energia comparando-se com motor à combustão. Veículos comuns serão totalmente elétricos em 2050, com alguma célula de hidrogênio, retirando de circulação uma demanda diária de mais de 20 milhões de barris de petróleo”.

Energia solar é chave para a independência do gás proveniente da Rússia

A expansão da energia solar na Europa está em ritmo acelerado devido às ambições por energias renováveis e pela necessidade de se reduzir a dependência do gás russo. O estudo revela que a Europa terá mais energia solar em 2030 do que o esperado antes da guerra na Ucrânia.

“A crise energética na Europa aponta a necessidade de se estimular a transição de fontes de energia fóssil para energia limpa”, destaca o relatório.

Solucionando o desafio da flexibilidade

Em um sistema energético dominado por energias renováveis dependentes de clima, é central haver soluções que contribuam para equilibrar fornecimento e demanda de eletricidade em períodos curtos e longos.

Solucionar o desafio da flexibilidade de uma forma viável em termos ambientais e de custos é fundamental para o desenvolvimento de um sistema de energias renováveis. “Há diferentes soluções flexíveis para períodos curtos, como as baterias”, mostra o estudo.

A energia hidrelétrica hoje é a maior fonte renovável do mundo. “Hidrelétrica é uma das poucas soluções capazes de cobrir os requisitos de flexibilidade em longos períodos, como dias e semanas inteiros, e terá certamente um papel preponderante no sistema energético global até 2050”, relata o estudo.

A solução é energia renovável

O relatório conclui que é primordial haver a expansão da capacidade da energia renovável, assim como a eletrificação da indústria, do transporte e de parte das edificações, implementando energia limpa e renovável, já que também possuem custos inferiores às fontes de energia fóssil.

“A eletrificação usa energia eficientemente, reduz as emissões de CO2 e diminui a dependência de energia de fontes fósseis”, ressalta o estudo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 19, 2025 Demais

Troca de presentes no Natal segue regras específicas do…

Dez 19, 2025 Demais

Luuna lança colchão premium personalizável com…

Dez 19, 2025 Demais

Acidente nas férias? Entenda se pode ter direito ao…

Dez 19, 2025 Demais

Decorelli traz novas estampas para o Natal

Dez 19, 2025 Demais

Autocuidado no topo da lista para 2026: como negócios…

Dez 19, 2025 Demais

Decoração de Natal deve ser planejada com muita cautela…

Dez 19, 2025 Demais

Acordo autoriza visita em caso de subtração…

Dez 19, 2025 Demais

Setor vitivinícola lança filme de Natal que celebra o…

Dez 19, 2025 Demais

Blockchain e cripto no entretenimento digital moderno

Dez 18, 2025 Demais

6 coisas que você vai encontrar — ou não — ao migrar…

Dez 18, 2025 Demais

Conheça a técnica que diferencia a operação de limpeza…

Dez 18, 2025 Demais

10 fotógrafos subaquáticos nacionais e internacionais…

Dez 18, 2025 Demais

Rituais de Ano Novo 2026: atraia prosperidade, amor e…

Dez 18, 2025 Demais

Não gostei do presente de Natal, e agora?

Dez 18, 2025 Demais

Trabalhar ou estudar nos Estados Unidos? Entenda 5…

Dez 18, 2025 Demais

Guia prático para decoração com flores no fim de ano

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version