SEGS Portal Nacional

Demais

Dengo Chocolates expande seu modelo de impacto social para a Amazônia e lança produtos com cacau e ingredientes da região

  • Sexta, 23 Setembro 2022 18:08
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ana Favaron
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Crédito: Divulgação

Em sua linha amazônica, a Dengo estreia dois produtos: a Barra 70% Cacau da Amazônia e o Quebra-Quebra de Jaca com Pimenta Baniwa

Setembro chega com uma grande novidade na Dengo Chocolates: a linha amazônica. A marca brasileira de chocolates bean-to-bar apresenta, pela primeira vez, produtos feitos com ingredientes da região. Os estreantes Barra 70% Cacau da Amazônia e o Quebra-Quebra de Jaca com Pimenta Baniwa estão disponíveis no site e lojas físicas.

De onde vem o cacau da Dengo até então? Há cinco anos no mercado, a chocolateria de alta qualidade, que combina prazer com propósito, iniciou suas atividades promovendo uma rede de pequenos e médios produtores de cacau no Sul da Bahia. Como?

- Remunerando o produtor acima do valor de mercado por seu cacau de alta qualidade. No último ano, cada produtor de cacau recebeu, em média, 91% acima do valor de mercado para seu cacau de qualidade. O modelo de relacionamento da marca prevê prêmio de preço de 70% a 160% acima do valor de mercado, a depender da qualidade do cacau. Nos últimos 2 anos, os produtores da região baiana já acumulam melhoria de 33% na renda média mensal.
- Capacitando boas práticas de processamento de cacau de qualidade gratuitamente.

Hoje, o negócio de impacto social da Dengo conta com um cacau de alta qualidade, rastreável, e com mais de 160 famílias produtoras envolvidas no projeto. Vale reforçar que a Dengo nasceu na Bahia e segue com seu firme compromisso de ampliar o fornecimento de produtores no Sul da Bahia. O objetivo de atuar também em outra região produtora de cacau no Brasil é identificar e revelar outras notas e sabores do cacau brasileiro de alta qualidade.

Após validação de seu modelo de relacionamento com produtores nestes primeiros anos da marca, a Dengo expande agora o seu modelo de impacto social para a região amazônica. Atualmente o Pará, principal estado produtor na região Norte, é o segundo maior produtor brasileiro de cacau, segundo dados da Associação da Indústria Processadora de Cacau (AIPC,2021). Para a Dengo, não existe forma de fazer chocolate sem honrar ao que a natureza nos oferece em abundância, retribuindo o cuidado a ela. E com o orgulho de ter a Amazônia em território brasileiro, existe a importante necessidade de cuidar dela.

“Ao expandirmos o modelo de impacto social da Dengo para a Amazônia, damos um importante passo para a Dengo e para essa importante região produtora de cacau do Brasil. Da floresta até o consumidor, essa novidade nos conta uma verdade: não podemos fazer um chocolate com sabor de um mundo melhor sem nos lembrar que a Amazônia precisa ser cuidada e preservada”, conta Estevan Sartoreli, cofundador da Dengo Chocolates.

A Floresta Amazônia é berço do cacau do mundo. Estudos mais recentes mostram que a cerca de 5,5 mil anos o fruto dos deuses já se desenvolvia na Amazônia Equatoriana. Cerca de 1900 AC, o cacau foi levado para a Mesoamérica (atual América Central). Há registros de que entre 1500 AC e 400 AC, o cacau já era utilizado nos rituais, alimentação e cotidiano dos povos da região. Apenas no século 16, o cacau chegou à Europa e daí conquistou o mundo.

Assim como na Bahia, o cultivo do cacau da Dengo é feito em sistema agroflorestal, o que beneficia ainda mais o fruto. Na Bahia (Mata Atlântica) as notas sensoriais predominantes são frutas marrons, amendoado, cacau característico e amadeirado. No Pará (Amazônia) as notas sensoriais predominantes são frutas frescas e de maior suavidade.

Linha Cacau da Amazônia

A família de Belmiro e Delnize Faes e de Sarah e Robson Brogni são os nomes que iniciam a história da Dengo na região. São donos das primeiras mãos que cuidam do cacau que a Dengo traz da região. O resultado do árduo trabalho, repleto de carinho e dedicação, foram dois novos produtos.

O Chocolate Intenso 70% Cacau Amazônico (R$25,90, 80g) traz a variedade dentro do conceito da marca de apresentar produtos com mais cacau e menos açúcar. Sua embalagem encanta desde o primeiro contato, com uma ilustração feita artesanalmente que remete à Floresta Amazônica. “Essa barra 70% como cacau amazônico teve uma torra baixa e tem como principal característica as notas de frutas amarelas com acidez cítrica, textura aveludada e retrogosto amendoado”, comenta Luciana Lobo, chocolatière da marca.

Outro fato que precisa ser considerado ao contar sobre a Amazônia é a importância e presença das comunidades indígenas. Para homenageá-los, a marca escolheu a dedo a Pimenta Baniwa para compor o seu outro lançamento, o Quebra-Quebra de Jaca e Pimenta Baniwa (R$56,90 | 200g).

Os Baniwa fazem parte de um complexo cultural de 22 povos indígenas diferentes, de língua aruak, que vivem na fronteira do Brasil com a Colômbia e Venezuela, em aldeias localizadas às margens do Rio Içana e seus afluentes Cuiari, Aiairi e Cubate, além de comunidades no alto Rio Negro/Guainía e nos centros urbanos rionegrinos de S. Gabriel da Cachoeira, Santa Isabel e Barcelos (AM). O cultivo de roças, entre os Baniwa, é uma prática milenar e de responsabilidade sobretudo das mulheres. A pimenta é uma importante fonte de renda para o público feminino Baniwa, protagonistas de toda a produção, ao todo são 78 espécies registradas. Elas utilizam o dinheiro para comprar produtos básicos para o dia a dia e para manter o bem viver nas comunidades.

“A união da iguaria regional com a jaca e com o chocolate mais intenso traz o ponto de equilíbrio entre o doce da fruta e o picante da pimenta, resultando em um sabor único e complexo”, conta Luciana Lobo, chocolatière da Dengo Chocolates. Tudo isso em uma linda embalagem inspirada em elementos da fauna e flora brasileira.

Sobre a Amazônia

A Amazônia é o lar de uma parcela notável da biodiversidade global conhecida.

• Contém 1/5 da Água Doce do Mundo

• Lar de 20% das espécies do planeta

• 20bi toneladas de água diariamente na atmosfera (Sourde IUCN)

A especialização e especiação ecológica na Amazônia ocorreram ao longo de milhões de anos sob as influências de elevações andinas, ciclos climáticos globais e heterogeneidade regional no clima, solos, disponibilidade de nutrientes e interações bióticas.

O cacau faz parte da solução para preservar e restaurar a Amazônia:

Usando as práticas de produção adequadas, o cacau agrega valor às florestas e se torna uma ferramenta de proteção.

A produtividade e a qualidade do cacau são aprimoradas quando ele coexiste em um modelo de combinação de espécies, e representa uma atividade lucrativa que pode gerar renda a longo prazo para os pequenos agricultores.

E quando a floresta é conservada e gera-se renda complementar em atividades lucrativas, há menos incentivo ao desmatamento!

A agrofloresta de cacau traz uma ampla gama de benefícios, como conservação da biodiversidade da flora e da fauna, estoques de carbono, preservação da umidade e fertilidade do solo e estímulo à precipitação, entre outros.

A restauração da terra por meio da agrofloresta de cacau traz benefícios ambientais significativos, como fertilidade e biodiversidade do solo - e, o mais importante: significa que os agricultores podem alcançar modelos de Desmatamento Zero.

Hoje existem 18.549 produtores de cacau na Amazônia brasileira

Sobre a Dengo

Lançada em 2017 como um negócio de impacto social, a Dengo é uma marca brasileira de cafés e chocolates de alta qualidade que combina prazer com propósito. O principal compromisso da marca é gerar renda decente para pequenos e médios produtores de cacau no Brasil. Dengo é uma marca de chocolate ético que muda o mundo, criando misturas irresistíveis que combinam sabor com saúde, transformando os produtores de cacau em protagonistas. Hoje, são mais de 160 famílias envolvidas - cuidando de todos os detalhes, do plantio ao produto, mantendo assim o ciclo constante e sustentável, recebendo mais pelo cacau de qualidade que produzem.

Lojas Dengo
Fábrica de Dengo - Av. Brg. Faria Lima, 196 - Pinheiros, São Paulo.
Iguatemi Faria Lima - Av. Brg. Faria Lima, 2232 – 1º Andar - Jd Paulistano, São Paulo - SP
Morumbi Shopping – Av. Roque Petroni Júnior, 1089 - Piso Térreo, São Paulo
JK Iguatemi – Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 2041 - Piso 2, São Paulo
Shopping Eldorado – Av. Rebouças, 3.970 - Piso 1, São Paulo
Shopping Pátio Higienópolis – R. Dr. Veiga Filho, 133 - Piso Pacaembu, São Paulo
Shopping Villa Lobos - Av. das Nações Unidas, nº 4777 - Piso 3, São Paulo
Shopping Ibirapuera – Av. Ibirapuera, 3103 - Piso Campo Belo, São Paulo
Shopping Anália Franco – Av. Reg. Feijó, 1739 - Piso Tulipa, São Paulo
Shopping Jardim Sul – Av. Giovanni Gronchi, 5819 – piso 1, Vila Andrade, São Paulo
Shopping Pátio Paulista - R. Treze de Maio, 1947 - Piso Paraíso - Bela Vista, São Paulo
Iguatemi Alphaville – Al. Rio Negro, 111 - Piso Tocantins, Barueri
Iguatemi Campinas – Av. Iguatemi, 777 - Piso 1, Campinas
Iguatemi Ribeirão Preto - Av. Luiz Eduardo Toledo Prado, 900 - Vila do Golfe, Ribeirão Preto - SP, 14027-250 - piso superior.
Galleria Shopping – Av. Bailarina Selma Parada, 505 - 2º Piso, Campinas
Shopping Pátio Batel – Av. do Batel, 1868 – 2º Piso, Curitiba
Park Shopping Barigui – R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 600 - Térreo, Mossunguê, Curitiba
Shopping Village Mall – Av. das Américas, 3900 - Piso L2, RJ
Shopping Leblon – Av. Afrânio de Melo Franco, 290 - Piso 1, RJ
Barra Shopping – Av. das Américas, 4666 - Piso Américas, Barra da Tijuca, RJ
Shopping Rio Sul Park – Rua Lauro Muller, 116 – Botafogo, RJ
Tijuca Shopping – Av. Maracanã, 987 - Tijuca, Rio de Janeiro - RJ
Rio Design Barra – Av. das Américas, 7777 - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro - RJ,
Rio de Janeiro – Rua Garcia D'Ávila - Ipanema, Rio de Janeiro - RJ
Shopping Iguatemi Brasília – St. de Habitações Individuais Norte CA4 - 1º Piso, Lago Norte, Brasília
ParkShopping - SAI/SO Área 6580, s/n - Guará, Brasília - DF
Ilhéus – Rua Luis Vianna, 113 – São Sebastião, Ilhéus, Bahia.
Trancoso - R. Carlos Alberto Parracho, 461 - Quadrado, Trancoso - Porto Seguro, Bahia
BH Shopping - Rod. BR trezentos e cinquenta e seis, 3.049, loja 70 71- Belvedere - Belo Horizonte - MG
Diamond Mall - Av. Olegário Maciel, 1.600, loja 61 62, Santo Agostinho, Belo Horizonte - MG


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 15, 2025 Demais

Como economizar na conta de luz usando o ar-condicionado

Dez 15, 2025 Demais

Saiba com se precaver para evitar problemas durante as…

Dez 15, 2025 Demais

Indulgência consciente: a nova relação com o prazer de…

Dez 15, 2025 Demais

Como o espírito natalino pode melhorar o seu inglês?…

Dez 15, 2025 Demais

Com a chegada das viagens de fim de ano, especialista…

Dez 15, 2025 Demais

Guarda compartilhada cresce no país — mas não significa…

Dez 15, 2025 Demais

Os cartões de identificação plásticos vão desaparecer?

Dez 15, 2025 Demais

Estudo revela proporção de royalties na receita…

Dez 12, 2025 Demais

Celebrações de final de ano ampliam em 30% as vendas de…

Dez 12, 2025 Demais

Valmet conquista Medalha de Ouro da EcoVadis e pelo…

Dez 12, 2025 Demais

Uva-passa na ceia de Natal: polêmica anual que divide…

Dez 12, 2025 Demais

Make a Cake garante as sobremesas para festas do final…

Dez 12, 2025 Demais

Natal 2025 inaugura a Era do Consumo Emocional no…

Dez 12, 2025 Demais

Coleta genética e endurecimento de penas: entenda nova…

Dez 12, 2025 Demais

Verão ativo: retomada das atividades físicas aumenta e…

Dez 12, 2025 Demais

Série documental Sabores do Paraná realiza expedição…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version