SEGS Portal Nacional

Demais

Conta de luz mais cara: especialista dá dicas para reduzir o consumo de energia elétrica em casa

  • Quinta, 08 Setembro 2022 18:27
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Maira Escovar
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Crédito : Divulgação

Uma das formas de economizar é trocar lâmpadas incandescentes por lâmpadas de LED, que trazem uma redução no consumo de 70%

Uma pesquisa recente divulgada pela plataforma Cupom Válido, a partir de dados da Associação dos Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (Abrace), revelou que o Brasil ocupa o segundo lugar no ranking mundial de contas de luz mais caras do mundo, ficando atrás apenas da Colômbia. Em seguida, vem a Turquia (3º), Chile (4°), e Portugal (5°). Segundo a pesquisa, nos últimos cinco anos, o custo da energia elétrica no país aumentou 74%.

Nesse cenário, muitos consumidores e empresas buscam soluções para redução de custos com a energia elétrica. De acordo com Wagner Sousa, Gerente Comercial da Andra Materiais Elétricos em São José dos Pinhais (PR), o maior vilão das residências é o chuveiro elétrico que, segundo o especialista, consome no mínimo o equivalente a 80 lâmpadas ligadas. “Uma das maneiras de garantir uma redução de consumo de energia elétrica em casa é colocar um timer para limitar o tempo de uso do chuveiro”, alerta.

Já na parte de iluminação, outra dica do especialista é trocar lâmpadas incandescentes por lâmpadas de LED, que trazem uma economia de energia de 70%. Outra opção é colocar sensores de presença nos cômodos da casa, que ligam e desligam a lâmpada automaticamente. “É uma forma de evitar que as pessoas esqueçam a luz acesa, o que pode aumentar o gasto de energia e, consequentemente, a conta de luz”, diz.

Outros equipamentos que também pesam na conta de luz são o ar-condicionado e a geladeira. Para resolver este problema, a orientação do especialista é optar por eletrodomésticos com tecnologia inverter, que possuem maior controle de temperatura e reduzem o consumo de energia. “Os sistemas inverter proporcionam uma economia de energia de até 40%, se comparado ao modelo de funcionamento tradicional”, complementa.

De acordo com Wagner, no caso das indústrias e comércios, a solução indicada para reduzir o consumo de energia é investir em tecnologia, substituindo equipamentos antigos (de baixa eficiência, ou seja, que consomem muita energia em relação ao trabalho executado) por novos equipamentos mais eficientes.

Serviço de Eficiência Energética

A ANDRA oferece um serviço de Eficiência Energética para as indústrias, hospitais, empresas e consumidores. A economia com o retrofit - alterar a estrutura sem grandes e onerosas mudanças - na iluminação envolve uma análise técnica de profissionais que estudam a situação atual, faz o levantamento dos pontos energéticos diagnosticando possíveis falhas e apresenta um estudo exclusivo, com projeções de economia financeira e energética. Os projetos já realizados reduzem o consumo entre 50% e 80%, mantendo a mesma eficiência de iluminação. Só no primeiro semestre de 2022, a equipe de projetos luminotécnicos da ANDRA já realizou 122 diagnósticos e 698 consultorias de iluminação – retrofit - apenas com especificações de iluminação.

Um deles, desenvolvido para o clube esportivo Associação Cristã de Moços (ACM) de Osasco, em 2020, trouxe uma economia de 76% nos gastos anuais com energia elétrica. O projeto envolveu a troca do sistema de alta tecnologia existente de vapores metálicos de 400W para lâmpadas LED. O ganho foi 32% em melhoria no nível de iluminação.

As etapas do retrofit luminotécnico incluem diagnóstico do local, projeto completo pensando nas melhores soluções, plano de manutenção, comparações de resultados visando não apenas a economia de energia, mas também adequação às normas técnicas e maior qualidade de iluminação. A deterioração do sistema elétrico e de iluminação com conjuntos obsoletos e fora de instruções normativas podem provocar desperdícios de energia.

Sobre a ANDRA

Há 46 anos no mercado, a ANDRA Materiais Elétricos e Iluminação (www.andra.com.br), é referência no mercado de comercialização e distribuição de materiais elétricos no Brasil. A marca está presente nas regiões Sul e Sudeste com 17 unidades nas cidades de São Paulo, Santos, São José dos Campos, Sorocaba, Osasco, Guarulhos, Curitiba e Joinville, possui no total cerca de 1500 colaboradores e mais de 50 mil itens, dos principais fornecedores oferecendo soluções no mercado industrial, comercial e residencial. Todas as suas unidades contam com atendimento especializado e consultoria técnica, dando suporte aos clientes. Além de um setor para projetos de Eficiência Energética e a ANDRA Engenharia com foco em projetos e montagens de painéis elétricos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 19, 2025 Demais

Troca de presentes no Natal segue regras específicas do…

Dez 19, 2025 Demais

Luuna lança colchão premium personalizável com…

Dez 19, 2025 Demais

Acidente nas férias? Entenda se pode ter direito ao…

Dez 19, 2025 Demais

Decorelli traz novas estampas para o Natal

Dez 19, 2025 Demais

Autocuidado no topo da lista para 2026: como negócios…

Dez 19, 2025 Demais

Decoração de Natal deve ser planejada com muita cautela…

Dez 19, 2025 Demais

Acordo autoriza visita em caso de subtração…

Dez 19, 2025 Demais

Setor vitivinícola lança filme de Natal que celebra o…

Dez 19, 2025 Demais

Blockchain e cripto no entretenimento digital moderno

Dez 18, 2025 Demais

6 coisas que você vai encontrar — ou não — ao migrar…

Dez 18, 2025 Demais

Conheça a técnica que diferencia a operação de limpeza…

Dez 18, 2025 Demais

10 fotógrafos subaquáticos nacionais e internacionais…

Dez 18, 2025 Demais

Rituais de Ano Novo 2026: atraia prosperidade, amor e…

Dez 18, 2025 Demais

Não gostei do presente de Natal, e agora?

Dez 18, 2025 Demais

Trabalhar ou estudar nos Estados Unidos? Entenda 5…

Dez 18, 2025 Demais

Guia prático para decoração com flores no fim de ano

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version