Plataforma colaborativa da Neoenergia estimula diversidade de ideias e gera inovação
Go In permite o desenvolvimento de ideias de forma transparente e alinhada às prioridades da companhia
Para democratizar o processo de inovação, gerir seu portfólio e incentivar a participação ativa dos colaboradores, a Neoenergia desenvolveu a plataforma Go In, que estimula a diversidade de ideias para buscar soluções promissoras para os negócios da companhia e o setor elétrico. O software de Governança da Inovação permite que ideias e projetos registrados sigam um método estruturado com base nas necessidades e oportunidades da empresa. Qualquer pessoa colaboradora da Neoenergia pode apresentar propostas no Go In e seguir uma trilha guiada, de forma facilitada e intuitiva.
As sugestões são avaliadas por métricas operacionais, gerenciais e estratégicas que foram definidas para garantir uma gestão tangível do portfólio, alinhada à governança da inovação. “Queremos democratizar o processo de inovação, e, para isso, precisamos que os colaboradores sejam valorizados e se integrem ao sistema de forma intensa”, afirma Francisco Carvalho, superintendente de Inovação, Sustentabilidade e Responsabilidade Social Corporativa da Neoenergia.
Após serem sugeridas, as ideias seguem, então, para avaliações e sugestões adicionais, de forma on-line e colaborativa. Em sequência à validação inicial, a iniciativa entra na etapa de prototipação e, em seguida, na criação do produto mínimo viável, ou MVP, na sigla em inglês. Por último, vem a implantação, com monitoramento de resultados e indicadores. Em cada fase, é feita a aprovação por profissionais indicados pelas superintendências das áreas que respondem pelos temas abordados.
O supervisor de Unidade Territorial de Expansão e Preservação de Redes Talles Medeiros, que atua na Neoenergia Cosern, acaba de iniciar, pelo Go In, o processo de criação de uma ferramenta para agilizar o trabalho dos eletricistas em ocorrências com cabos que se rompem. “A plataforma é espetacular, porque a ideia não fica restrita a uma distribuidora ou a uma área. Por ser uma ferramenta corporativa, tudo está a nível nacional, havendo troca de experiências e de características das outras regiões”, diz.
O sistema utilizado pelo Go In foi desenvolvido em parceria com o Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (CESAR) e é inédito no mercado devido à abrangência e às funcionalidades da ferramenta. A plataforma foi lançada em agosto de 2021 e a expectativa é que, em 2022, todo o portfólio de inovação seja cadastrado e novos desenvolvimentos ocorram por meio do software. A iniciativa é resultado da Tese de Inovação da Neoenergia, aprovada pela diretoria em 2020 e estabelecida em parâmetros do setor elétrico atual e estimativas para o futuro.
SOBRE A NEOENERGIA: Companhia de capital aberto com ações (NEOE3) negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo. Parte do grupo espanhol Iberdrola, a empresa atua no Brasil desde 1997, sendo atualmente uma das líderes do setor elétrico do país. Presente em 18 estados e no Distrito Federal, seus negócios estão divididos nas áreas de geração, transmissão, distribuição e comercialização. As suas distribuidoras, Neoenergia Coelba (BA), Neoenergia Pernambuco (PE), Neoenergia Cosern (RN), Neoenergia Elektro (SP/MS) e Neoenergia Brasília (DF) atendem a mais de 15,9 milhões de clientes, o equivalente a uma população superior a 37 milhões de pessoas.
A Neoenergia possui 4 GW de capacidade instalada em geração, sendo 88% de energia renovável, e está implementando mais 0,7 GW com a construção de novos parques eólicos e solar. Em transmissão, são 2,3 mil km de linhas em operação e 4,3 mil km em construção. Por meio do Instituto Neoenergia, fomenta o desenvolvimento sustentável a partir de ações socioambientais e, assim, contribui para a melhoria da qualidade de vida das comunidades onde a empresa atua, sobretudo, pessoas mais vulneráveis, visando sempre pelo desenvolvimento sustentável. Como parte do compromisso para ampliar a participação da mulher na sociedade, a companhia apoia as seleções brasileiras femininas de futebol e o campeonato Brasileirão Feminino Neoenergia. Desde janeiro de 2021, integra a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 – Brasil, Bolsa, Balcão – que reúne companhias que possuem as melhores práticas de governança e sustentabilidade corporativa.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>