Seu bebê tem dificuldade para dormir? Esse pode ser um sintoma da primeira dentição
Os primeiros dentinhos começam a aparecer por volta do sexto mês de vida e podem gerar incômodos nos pequenos
O primeiro ano da criança é uma fase de adaptação, tanto para os pais, quanto para o bebê. Os pequenos são muito instintivos, o choro é seu principal meio de comunicação e é por meio dele que se expressa a fome, dor, medo, susto e insatisfação. Quando os primeiros dentes começam o processo de erupção dentária, a criança tende a ficar um pouco mais agitada, e os pais devem ficar atentos aos incômodos que podem surgir nessa fase, principalmente os relacionados à alimentação e a qualidade do sono do bebê, eventos que impactam na qualidade de vida de toda família.
“Os sintomas da primeira dentição podem incluir gengivas inchadas, aumento da produção de saliva, agitação, além da falta de apetite, sono e muito choro”, conta Tadeu Fernando Fernandes, Pediatra e Presidente do Departamento de Pediatria Ambulatorial da Sociedade Brasileira de Pediatria. “Os dias podem ser mais tranquilos que as noites. Não propositalmente, mas porque a criança possui muitos estímulos, como a interação com brinquedos, que, de certa maneira, o "distraem" dos sintomas. Já no período noturno a dinâmica é outra”, explica o pediatra.
A erupção dos dentes é natural, e pode, inclusive, passar despercebida por muitos. Mas para outros, esse processo incomoda bastante, e os pequenos tendem a ficar mais irritados, querendo coçar a gengiva a todo tempo. “Os pais devem observar os sinais e não se desesperar. Para amenizar os sintomas eles podem oferecer, por exemplo, uma fruta geladinha ou massagear a região com uma dedeira de silicone, isso fará com que o bebê se acalme”, detalha Dr. Tadeu. “Caso o desconforto aumente, o mais indicado é recorrer a remédios naturais que ajudam a reduzir a inflamação e a aliviar a dor”, reforça.
O uso de medicação adequada para o alívio dos sintomas da primeira dentição pode ajudar, especialmente na dor e irritabilidade. A Camomilina® C1, da TheraSkin, é um medicamento fitoterápico, sem anestésicos sintéticos e com componentes naturais, indicado para alívio da inflamação e desconforto causado pelo nascimento dos dentes.
“O fármaco, à base de extrato de camomila e alcaçuz (Glycyrrcha glabra) e vitaminas C e D3, é eficaz, pois tem ação anti-inflamatória que reduz a coceira da gengiva e pode ser administrado a partir do quarto mês de vida, aliviando a irritabilidade do bebê”, explica. “O modo de aplicação da Camomilina® C possibilita um momento de conexão amorosa entre o bebê e os pais, que potencializa seu efeito”, conclui Dr. Tadeu.
1 . Camomilina® C | TheraSkin
Camomilina® C - Matricaria chamomilla L., Glycyrrhiza glabra L., ácido ascórbico (vitamina C), colecalciferol (vitamina D3)
IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO: Nome comercial: CAMOMILINA®C (Matricaria chamomilla L. 25mg, Glycyrrhiza glabra L. 5mg, ácido ascórbico (vitamina C) 25mg, colecalciferol (vitamina D3) 150UI. Caixa com 20 cápsulas. Uso pediátrico acima de 4 meses. Uso bucal. INDICAÇÕES: Medicamento auxiliar para o alívio dos sinais e sintomas associados com a primeira dentição. POSOLOGIA: Camomilina®C é indicada somente para USO BUCAL, para crianças na fase de primeira dentição: Administrar 1 cápsula a cada aplicação, duas vezes ao dia ou a critério médico. A capsula não deve ser ingerida. Ela deve ser aberta cuidadosamente e o seu conteúdo deve ser administrado diretamente na área afetada da gengiva. A dose máxima diária de Camomilina®C é de 4 cápsulas. A duração do tratamento será até a primeira dentição completa do bebê. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Não use este medicamento em caso de doença grave dos rins. MS 1.0191.0061.
Assessoria Científica: Dr Tadeu Fernando Fernandes – Médico Pediatra - CRM-SP 46876 RQE 55.494
Especialista em Pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria e pela Associação Médica Brasileira
Presidente do Departamento Científico de Pediatria Ambulatorial da Sociedade Brasileira de Pediatria
Sobre a TheraSkin
Farmacêutica brasileira, especialista em cuidados com a pele e a primeira do país a utilizar a inteligência artificial para suporte da equipe de pesquisa no desenvolvimento de produtos. São mais de 80 anos de atuação, com profissionais comprometidos em entregar qualidade, inovação e fórmulas eficazes e seguras para todos os tipos de pele, valorizando a saúde e o bem-estar de cada indivíduo. Possui fábrica em São Bernardo do Campo, com laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento próprio.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>