SEGS Portal Nacional

Demais

Sustentabilidade do cânhamo têxtil depende da legalização da Cannabis

  • Terça, 09 Agosto 2022 10:24
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Instituto Modefica
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Novo relatório analisa ônus e bônus da produção da fibra e destaca ganhos ambientais positivos para a indústria da moda.

Continuando os esforços de ampliar a quantidade de informações disponíveis sobre questões de sustentabilidade na indústria da moda, o Instituto Modefica acaba de lançar o relatório Fibras Alternativas: Cânhamo. O material dá sequência à pesquisa Fios da Moda: Perspectivas Sistêmicas Para Circularidade, lançada em 2021. Mais enxuto, direto e visualmente atraente, o relatório reúne pesquisas acadêmicas e setoriais acerca dos impactos ambientais da produção de cânhamo, como ela acontece hoje no mundo, bem como entrevistas com especialistas europeus e da América Latina com objetivo de fornecer uma visão sistêmica sobre a produção da fibra, os principais desafios para sua implementação em larga escala na indústria têxtil e as perdas e ganhos ambientais quando comparado à produção do algodão.

O relatório, que conta com apresentação de Fernanda Simon (Diretora do Instituto Fashion Revolution) e posfácio de Eduarda Bastian (da Associação Brasileira do Cânhamo Têxtil), destaca, porém, que é preciso atualização de tecnologia em determinadas etapas de produção. Como o cânhamo foi proibido há muitas décadas, é preciso atualizar determinados maquinários e tecnologias para diminuir ônus ambientais bastante significativos na fase de processamento da fibra. Francesco Mirizzi, conselheiro de políticas sênior da European Industrial Hemp Association, afirma que o problema ambiental com a maceração - e os processos de degomagem - devem ser vencidos com alternativas mecânicas e metodológicas já em desenvolvimento, como no caso da utilização de fungos. O especialista também aponta que o processo de maceração feito em água com alto impacto ambiental é característico dos anos 50 e 60 e que, atualmente, o mesmo processo pode ser feito em ambiente controlado, longe do espaço aberto do campo, onde está suscetível à chuva e umidade. “Há muitas tecnologias surgindo, acredito que o mais importante de reter é que o cânhamo pode ser uma solução e pode ser sustentável”, enfatiza, “não é sustentável em si, é sustentável se for gerenciado de forma sustentável”.

Nesse sentido, a legalização da produção da Cannabis será um passo importante para que o setor se sinta motivado a investir em processos produtivos de menor impacto. Tal movimento também é necessário para incentivar a produção local - atualmente, o cânhamo é produzido em volumes significativos na China, França e Turquia e exportado para o mundo. Retomar a produção regional ou local é essencial para reduzir impactos do modelo de produção globalizado.

Para Marina Colerato, Diretora Presidente do Instituto Modefica, é preciso lançar luz às alternativas existentes, sobretudo em se tratando de alternativas cuja capacidade de contribuir para redução dos gases de efeito estufa em atmosfera é significativa, como é o caso do cânhamo. "Estamos vivendo uma emergência climática, mas não avançamos nas ações de redução de emissão e mitigação e a indústria da moda tem um papel importante nesse processo. Embora suas emissões somem as da França, Reino Unido e Alemanha, o setor continua sem metas ambiciosas e parte do problema está na sua dependência de um modelo de produção agrícola ultrapassado, como são as culturas de algodão e eucalipto em larga escala", ressalta.

DADOS EM DESTAQUE:

- trocar o algodão pelo cânhamo pode promover drástica redução no uso de herbicidas, fertilizantes e agrotóxicos no geral;
- alto potencial de sequestro de CO2 por hectare: enquanto a produção de algodão sequestra até 1,5 toneladas de CO₂ por hectare, o cânhamo pode sequestrar 1,62 toneladas de CO₂. Outras literaturas apontam para até 8-15 toneladas sequestradas por hectare;
- maior produção média por hectare: enquanto a produção do algodão gira em torno de 4t/ha, a de cânhamo fica em torno de 10/ha;
- quando comparado ao algodão, a fibra possui maior adaptabilidade climática e de solo.

“A vontade de produzir mais uma pesquisa sobre têxteis está ligada à urgência da transformação que precisamos fazer acontecer na próxima década se quisermos garantir condições de vida minimamente estáveis na Terra frente a um cenário climático em profunda transformação”, ressalta Marina Colerato, coordenadora do projeto.

Sobre o Modefica

O Modefica é uma organização de mídia, pesquisa e educação que atua por justiça socioambiental e climática com uma perspectiva ecofeminista. Procuramos fazer do jornalismo, da pesquisa e da educação ferramentas de transformação, colaborando com as causas sociais e ajudando a construir uma narrativa de responsabilização de autoridades públicas e privadas. Nossa missão é aumentar a percepção sistêmica sobre os problemas socioambientais para promover relações de equidade e justiça entre seres humanos, não-humanos e Natureza. Acesse: modefica.com.br.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 15, 2025 Demais

Como economizar na conta de luz usando o ar-condicionado

Dez 15, 2025 Demais

Saiba com se precaver para evitar problemas durante as…

Dez 15, 2025 Demais

Indulgência consciente: a nova relação com o prazer de…

Dez 15, 2025 Demais

Como o espírito natalino pode melhorar o seu inglês?…

Dez 15, 2025 Demais

Com a chegada das viagens de fim de ano, especialista…

Dez 15, 2025 Demais

Guarda compartilhada cresce no país — mas não significa…

Dez 15, 2025 Demais

Os cartões de identificação plásticos vão desaparecer?

Dez 15, 2025 Demais

Estudo revela proporção de royalties na receita…

Dez 12, 2025 Demais

Celebrações de final de ano ampliam em 30% as vendas de…

Dez 12, 2025 Demais

Valmet conquista Medalha de Ouro da EcoVadis e pelo…

Dez 12, 2025 Demais

Uva-passa na ceia de Natal: polêmica anual que divide…

Dez 12, 2025 Demais

Make a Cake garante as sobremesas para festas do final…

Dez 12, 2025 Demais

Natal 2025 inaugura a Era do Consumo Emocional no…

Dez 12, 2025 Demais

Coleta genética e endurecimento de penas: entenda nova…

Dez 12, 2025 Demais

Verão ativo: retomada das atividades físicas aumenta e…

Dez 12, 2025 Demais

Série documental Sabores do Paraná realiza expedição…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version