SEGS Portal Nacional

Demais

CASACOR 2022 SP: Pluralidade de espécies tropicais dão vida ao Jardim de Guaimbés

  • Quinta, 28 Julho 2022 18:09
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Segs.com.br
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Foto: Camila Santos

Mais de 600 plantas, entre elas os guaimbés reaproveitadas da edição anterior, compõem jardim assinado pela paisagista Monica Costa dentro de um dos maiores símbolos modernistsa da cidade de São Paulo

Em sua terceira participação na CASACOR SP, a paisagista Monica Costa teve a missão de criar um jardim que liga, através de alamedas, os seis livings especiais que homenageiam profissionais consagrados na história dos 35 anos de CASACOR São Paulo. O Jardim dos Guaimbés conta com 600 m2 que ocupam o mezanino do icônico Conjunto Nacional em plena Avenida Paulista, onde a mostra acontece pela primeira vez.

Nesta edição especial, a premissa foi priorizar o bem-estar físico, mental e espiritual, o conforto e o equilíbrio. Partindo do pressuposto, Monica criou um jardim marcado pela pluralidade de espécies tropicais, onde os Guiambés, com suas incríveis folhas, são a base que pavimenta todo o jardim.

O projeto conta com quatro espécies singulares como a Ravenala (uma espécie de palmeira que lembra bananeira), Guaimbês marcada pelo seus rasgos e verde intenso e o Palmito Juçara conhecido como palmito de melhor qualidade.

Toda a estrutura que abriga o Jardim não teve interferência alguma nas marcas das reformas anteriores do edifício, projetado há 63 anos. A proposta do escritório FGMF, responsável pela implementação da mostra, foi de manter todas as "cicatrizes" do prédio. Por isso, paredes e pilares aparecem em cimento aparente com tijolos e vigas à vista.

Um aspecto muito importante deste espaço é o reaproveitamento de Guaimbés, que foram utilizados na edição de 2021 da CASACOR no espaço Nômade da LG. As plantas ficaram reservadas no viveiro Vertflora, parceiro da paisagista, que trouxe para esta edição todas as plantas em uma carreta de 15 metros de extensão, que também trouxe outras 400 plantas cultivadas pelo viveiro As Plantas. Esta operação consciente e sustentável de reaproveitamento foi realizada durante dois dias com mais de 20 pessoas envolvidas.

Mariana Chechetti

 


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 19, 2025 Demais

Troca de presentes no Natal segue regras específicas do…

Dez 19, 2025 Demais

Luuna lança colchão premium personalizável com…

Dez 19, 2025 Demais

Acidente nas férias? Entenda se pode ter direito ao…

Dez 19, 2025 Demais

Decorelli traz novas estampas para o Natal

Dez 19, 2025 Demais

Autocuidado no topo da lista para 2026: como negócios…

Dez 19, 2025 Demais

Decoração de Natal deve ser planejada com muita cautela…

Dez 19, 2025 Demais

Acordo autoriza visita em caso de subtração…

Dez 19, 2025 Demais

Setor vitivinícola lança filme de Natal que celebra o…

Dez 19, 2025 Demais

Blockchain e cripto no entretenimento digital moderno

Dez 18, 2025 Demais

6 coisas que você vai encontrar — ou não — ao migrar…

Dez 18, 2025 Demais

Conheça a técnica que diferencia a operação de limpeza…

Dez 18, 2025 Demais

10 fotógrafos subaquáticos nacionais e internacionais…

Dez 18, 2025 Demais

Rituais de Ano Novo 2026: atraia prosperidade, amor e…

Dez 18, 2025 Demais

Não gostei do presente de Natal, e agora?

Dez 18, 2025 Demais

Trabalhar ou estudar nos Estados Unidos? Entenda 5…

Dez 18, 2025 Demais

Guia prático para decoração com flores no fim de ano

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version