SEGS Portal Nacional

Demais

Empresas investem em diferentes mídias para otimizar resultados com publicidade

  • Terça, 21 Junho 2022 13:11
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Pâmella Labanca
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Especialistas em marketing comentam a supremacia televisiva e como as demais mídias podem ser complementares

A televisão segue como a queridinha do brasileiro. É o que mostra o estudo do instituto de pesquisa Kantar Ibope Media. Isso porque, apesar dos smartphones estarem sempre nas mãos das pessoas, a preferência para assistir vídeos ainda é na tela grande. De acordo com a pesquisa Inside Video 2022, realizada entre 1º de janeiro e 31 de março, a TV tem a preferência de 92% do consumo residencial de vídeos. Os celulares possuem 6%, computadores 1,3% e o tablet 0,2%.

“É preciso entender o veículo para o qual será produzido o material, visto que cada um é diferente e precisa ser trabalhado com as suas particularidades. Com o uso cada vez mais crescente dos smartphones, é percebido que grande parte do público passou a buscar mais informações. O que antes estava somente na televisão, passou a se encontrar também na palma da mão dos usuários. Então ambas as mídias podem trabalhar juntas, uma complementando a outra, reforçando a mensagem da marca e agregando mais conteúdo para o público” afirma Silvio Sauerbier, CEO da Alpes Mídia.

O modelo de conteúdo publicitário para a televisão e telas de smartphones são bem diferentes e suas especificidades causam uma complementaridade entre eles. As redes sociais têm aumentado o tempo de seus vídeos, a exemplo dos Reels, que hoje possuem a maior taxa de entrega do Instagram. Já na TV, os formatos de 15 e 30 segundos ainda são os mais recorrentes e, apesar de possuir um alto investimento financeiro, ela ainda é fundamental para construir autoridade de marca.

“Nesse momento temos o ‘pulo do gato’, enquanto a rápida exposição na televisão atrai o público, as redes sociais permitem aprofundar o conteúdo e estimular experiências mais interativas. Para construir uma boa estratégia de comunicação e marketing é fundamental entender que os dois meios se complementam e precisam ser idealizados e trabalhados juntos, em consonância.” complementa Júlia Alves, CEO da agência NODO.

A pesquisa mostra também que o número de TVs conectadas à internet nas casas dos brasileiros pulou de 27%, em 2017, para 57%, em 2021. O cenário é observado de perto pelas agências de publicidade, principalmente as que produzem conteúdos audiovisuais. Em 2021, ainda segundo a pesquisa, 63% de todo o investimento publicitário foi feito em formato de vídeo. Estes números provocam um constante questionamento nas mentes pensantes desse mercado, que seria justamente como produzir um conteúdo capaz de prender a atenção do telespectador e evitar que ele pule a propaganda, seja no post patrocinado do Instagram, nos comerciais nos vídeos do Youtube ou nos anúncios entre músicas do Spotify.

O especialista Silvio Sauerbier aponta que é importante que o conteúdo seja criativo, atrativo e fácil de se identificar para manter o interesse do público.

Outro fator interessante a ressaltar, é o crescimento da área de criação de conteúdo no âmbito da comunicação, que é a especialização que possui cada vez mais demandas, capacitações e busca por profissionais. Isso se deve porque o fator decisivo para o anúncio não passar despercebido pelo telespectador é justamente o conteúdo e a relevância da informação que está sendo passada naquele breve instante.

Júlia Alves finaliza afirmando que é importante manter uma narrativa interessante, que se conecte com o telespectador e prenda sua atenção, sendo um grande aliado, principalmente com os recursos visuais.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 19, 2025 Demais

Troca de presentes no Natal segue regras específicas do…

Dez 19, 2025 Demais

Luuna lança colchão premium personalizável com…

Dez 19, 2025 Demais

Acidente nas férias? Entenda se pode ter direito ao…

Dez 19, 2025 Demais

Decorelli traz novas estampas para o Natal

Dez 19, 2025 Demais

Autocuidado no topo da lista para 2026: como negócios…

Dez 19, 2025 Demais

Decoração de Natal deve ser planejada com muita cautela…

Dez 19, 2025 Demais

Acordo autoriza visita em caso de subtração…

Dez 19, 2025 Demais

Setor vitivinícola lança filme de Natal que celebra o…

Dez 19, 2025 Demais

Blockchain e cripto no entretenimento digital moderno

Dez 18, 2025 Demais

6 coisas que você vai encontrar — ou não — ao migrar…

Dez 18, 2025 Demais

Conheça a técnica que diferencia a operação de limpeza…

Dez 18, 2025 Demais

10 fotógrafos subaquáticos nacionais e internacionais…

Dez 18, 2025 Demais

Rituais de Ano Novo 2026: atraia prosperidade, amor e…

Dez 18, 2025 Demais

Não gostei do presente de Natal, e agora?

Dez 18, 2025 Demais

Trabalhar ou estudar nos Estados Unidos? Entenda 5…

Dez 18, 2025 Demais

Guia prático para decoração com flores no fim de ano

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version