SEGS Portal Nacional

Demais

Mensagem do Alto Comissário da ONU para Refugiados, Filippo Grandi, para o Dia Mundial do Refugiado, 20 de junho de 2022

  • Segunda, 20 Junho 2022 13:18
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  ACNUR
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

O Dia Mundial do Refugiado busca ser uma celebração do espírito humano e da força de milhões de pessoas que – apesar de serem forçadas a se deslocar e perderem os seus recursos – lutam incansavelmente para melhorar suas vidas e as de suas famílias e comunidades.

No entanto, neste ano, somos novamente lembrados do trabalho que temos pela frente, à medida em que os líderes mundiais permanecem incapazes ou relutantes de resolver conflitos. Nós do ACNUR anunciamos recentemente o que era aparentemente inimaginável: 100 milhões de pessoas foram forçadas a se deixar suas casas e locais de origem devido a conflitos, perseguições e violações dos direitos humanos. A guerra na Ucrânia, assim como novas ou contínuas emergências em locais como Etiópia, Burkina Faso, Mianmar, Nigéria, Afeganistão e República Democrática do Congo, contribuíram para este número surpreendente.

O déficit de soluções segue crescendo à medida em que mais pessoas são forçadas a se deslocar do que aquelas capazes de voltar para casa, reassentar-se em um terceiro país ou integrar-se plenamente no país onde buscaram segurança. Em outras palavras, o deslocamento forçado evolui mais rapidamente que as soluções para quem foi forçado a se deslocar.

Mas não tem que ser assim.

Líderes podem trabalhar juntos para buscar a paz e resolver as situações de pessoas deslocadas com soluções duradouras e humanas.

A Costa do Marfim, por exemplo, onde me encontro para celebrar o Dia Mundial do Refugiado, emergiu de um duro conflito onde centenas de milhares de pessoas foram forçadas a se deslocar. Mais de 310 mil pessoas refugiadas marfinenses – ou 96% de quem foi forçado a se deslocar – retornaram voluntariamente para casa na última década. Ao trabalharem juntos, os países da região assumiram a missão de integrar aqueles que optaram por permanecer, regularizando a sua permanência em suas novas casas e comunidades.

Voltar para casa, ou estabelecer-se permanentemente em um novo lugar, proporciona uma sensação de segurança que transforma a vida daqueles que deixaram tudo. Elodie retornou da Libéria com suas irmãs para sua aldeia, Bably Vaya, em 2020. Com uma doação do ACNUR, elas abriram um salão, para o qual deram o nome de Sehatizi. Ela explicou que o nome do salão significa "o tempo de sofrimento passou", indicando o fim do exílio e a reconstrução de suas vidas de volta para casa.

A história de Elodie – e a de centenas de milhares de outras pessoas – ilustra que soluções são possíveis para os refugiados e outras pessoas forçadas a se deslocar quando a paz é alcançada e os países trabalham juntos. Tragicamente, este também é um exemplo raro.

É por isso que hoje, no Dia Mundial do Refugiado, convido os países a olharem para nações como a Costa do Marfim, que reconhecem que parar a guerra e o conflito é a melhor – e única – solução para o deslocamento forçado. O mundo tem uma escolha: ou se unir para reverter a tendência de perseguição, violência e guerra, ou aceitar que o legado do século 21 é o de um deslocamento forçado contínuo. Todos nós sabemos qual é a coisa certa – e inteligente – a se fazer.

Filippo Grandi visita o salão de beleza de Elodie Guei Sahe, forçada a deixar a Costa do Marfim em 2011. Ela voltou à sua cidade natal, Bably-Vaya Village, em 2020 e abriu seu salão com ajuda do ACNUR


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 19, 2025 Demais

Troca de presentes no Natal segue regras específicas do…

Dez 19, 2025 Demais

Luuna lança colchão premium personalizável com…

Dez 19, 2025 Demais

Acidente nas férias? Entenda se pode ter direito ao…

Dez 19, 2025 Demais

Decorelli traz novas estampas para o Natal

Dez 19, 2025 Demais

Autocuidado no topo da lista para 2026: como negócios…

Dez 19, 2025 Demais

Decoração de Natal deve ser planejada com muita cautela…

Dez 19, 2025 Demais

Acordo autoriza visita em caso de subtração…

Dez 19, 2025 Demais

Setor vitivinícola lança filme de Natal que celebra o…

Dez 19, 2025 Demais

Blockchain e cripto no entretenimento digital moderno

Dez 18, 2025 Demais

6 coisas que você vai encontrar — ou não — ao migrar…

Dez 18, 2025 Demais

Conheça a técnica que diferencia a operação de limpeza…

Dez 18, 2025 Demais

10 fotógrafos subaquáticos nacionais e internacionais…

Dez 18, 2025 Demais

Rituais de Ano Novo 2026: atraia prosperidade, amor e…

Dez 18, 2025 Demais

Não gostei do presente de Natal, e agora?

Dez 18, 2025 Demais

Trabalhar ou estudar nos Estados Unidos? Entenda 5…

Dez 18, 2025 Demais

Guia prático para decoração com flores no fim de ano

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version