SEGS Portal Nacional

Demais

Perdeu o passaporte no exterior? Veja o que fazer!

  • Sexta, 03 Junho 2022 18:58
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Kayro Almeida
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Os cuidados com imprevistos começam no momento de escolher com qual escola fechar o programa de intercâmbio (Crédito: Unsplash)

No seu intercâmbio, saiba como proceder diante do imprevisto e quais são os suportes disponíveis

Não há nada que dê mais dor de cabeça do que perder os documentos. Não só em ter que ir a órgãos públicos e enfrentar filas para tirar a segunda via, como o grande risco do documento ter caído na mão de estelionatários. De acordo com os Correios, somente em 2021, cerca de 90 mil documentos foram registrados como perdidos no sistema. Em 2020 foram 94 mil, sendo que apenas 3% desse montante voltam para as mãos dos donos.

Quando se trata do passaporte perdido fora do Brasil, a situação pode gerar uma preocupação ainda maior, dependendo de qual agência tenha contratado seu programa de intercâmbio. Isso porque nem todas as agências brasileiras de intercâmbio oferecem um suporte de qualidade, que inclua imprevistos como esse.

“Ninguém vai para uma experiência internacional pensando em perder o passaporte, mas temos que reconhecer que a situação é possível de acontecer, e é por isso que deve também ser uma preocupação das agências de intercâmbio, que trabalham para que todo programa aconteça com a maior qualidade e segurança possível. O nosso trabalho é para destacar agências que pensam nos mínimos detalhes”, explica Alexandre Argenta, presidente da Belta - Associação de Agências de Intercâmbio do Brasil.

Perdi meu passaporte no exterior! E agora?

O primeiro passo é ir à delegacia mais próxima e registrar o boletim de ocorrência, detalhando o que pode ter acontecido, desde perda, roubo ou extravio assim que você perceber que o passaporte não está mais com você. Assim, o documento será bloqueado e ninguém poderá se passar por você.

O segundo passo é acessar o Portal Consular e preencher o formulário on-line de solicitação de passaporte. Depois disso, procure a embaixada ou consulado mais próximo (no site do Portal Consular existe uma lista com todos os consulados e embaixadas). Se sua cidade tiver os dois órgãos, opte pelo consulado. Com o B.O. e o formulário preenchidos, peça um novo passaporte depois de pagar uma taxa. Dependendo do país, o documento ficará pronto no prazo de sete a dez dias.

Caso tenha que voltar ao Brasil antes desse prazo, peça uma ARB (Autorização de Retorno ao Brasil). O documento tem caráter emergencial, fica pronto em até três dias e vai dar autorização apenas para fazer uma viagem direta ao Brasil. Caso opte por aguardar, receba seu passaporte novo, podendo dar continuidade a outras viagens, se for o caso. “Para evitar toda essa situação, sempre aconselhamos que tirem cópia do documento original e deixem o original guardado, em maior segurança”, conclui Alexandre.

Para que sua viagem tenha a garantia de qualidade e segurança, planeje o seu programa de intercâmbio com agências com Selo Belta.

Sobre a Belta

Criada há 30 anos, a Belta -- Associação das Agências Brasileiras de Intercâmbio -- tem como objetivo promover a educação internacional no país. Como única associação das Agências de Intercâmbio do Brasil que oferece programas para todo o mundo e sem fins lucrativos, tem como foco certificar com o Selo Belta agências confiáveis no setor, por meio de um processo cuidadoso de análise financeira, técnica e idoneidade das agências. Atualmente, as agências especializadas Selo Belta representam 70% do mercado de educação internacional no Brasil, tendo cerca de 500 pontos de venda em todo o Brasil, 35 associadas colaboradoras que são associações internacionais de instituições de ensino de idiomas, -universidades e redes de escolas internacionais, assim como prestadores de serviços afins ao segmento. A qualidade dessas empresas é atestada pelo Selo Belta, oferecendo credibilidade no Brasil e no Exterior. A Belta tem alguns prêmios acumulados, ao longo desses anos, entre eles: o prêmio internacional STM Awards, que é considerado o Oscar do segmento de intercâmbio. Foi a primeira associação de agências de intercâmbio que, após receber 5 vezes essa premiação, alcançou o hall da fama.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 19, 2025 Demais

Troca de presentes no Natal segue regras específicas do…

Dez 19, 2025 Demais

Luuna lança colchão premium personalizável com…

Dez 19, 2025 Demais

Acidente nas férias? Entenda se pode ter direito ao…

Dez 19, 2025 Demais

Decorelli traz novas estampas para o Natal

Dez 19, 2025 Demais

Autocuidado no topo da lista para 2026: como negócios…

Dez 19, 2025 Demais

Decoração de Natal deve ser planejada com muita cautela…

Dez 19, 2025 Demais

Acordo autoriza visita em caso de subtração…

Dez 19, 2025 Demais

Setor vitivinícola lança filme de Natal que celebra o…

Dez 19, 2025 Demais

Blockchain e cripto no entretenimento digital moderno

Dez 18, 2025 Demais

6 coisas que você vai encontrar — ou não — ao migrar…

Dez 18, 2025 Demais

Conheça a técnica que diferencia a operação de limpeza…

Dez 18, 2025 Demais

10 fotógrafos subaquáticos nacionais e internacionais…

Dez 18, 2025 Demais

Rituais de Ano Novo 2026: atraia prosperidade, amor e…

Dez 18, 2025 Demais

Não gostei do presente de Natal, e agora?

Dez 18, 2025 Demais

Trabalhar ou estudar nos Estados Unidos? Entenda 5…

Dez 18, 2025 Demais

Guia prático para decoração com flores no fim de ano

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version