SEGS Portal Nacional

Demais

SkilLab, startup especializada em gamificação, mira expansão internacional para os EUA e países da América Latina

  • Sexta, 29 Abril 2022 11:34
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Helga Prado
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

A empresa utiliza métodos inovadores para recrutar, engajar e aumentar a produtividade nas empresas. A meta é expandir internacionalmente, focando no desenvolvimento de conteúdos também em inglês e espanhol.

Fundada pelo brasileiro Ivan Prado, a SkilLab iniciou as atividades em 2015, na Alemanha, com workshops de liderança e autoconhecimento, e se formalizou em 2016. A empresa tinha como inspiração duas metodologias: a “Jornada do Herói”, ou monomito, estrutura de storytelling mais utilizada em mitos, lendas, romances e obras narrativas em geral, criada em 1949 pelo antropólogo Joseph Campbell, cujo conceito apresenta uma forma cíclica de contar histórias em que o protagonista supera vários desafios para se tornar um herói; e o “modelo caórdico”, de Dee Rock, estrutura de liderança que explora o espaço entre o caos e a ordem para buscar formas de incentivar a inovação e desburocratizar processos. Desde o seu início, a companhia vem realizando ações de impacto social, desenvolvendo cursos de empreendedorismo para jovens, microempreendedores e população carcerária.

Em 2018, a SkilLab viu no mercado corporativo a necessidade de abrir espaços de conversa e aprendizagem, usando a facilitação e o design thinking como ferramentas de cocriação para tornar as empresas mais humanas e inovadoras. Ao refletir sobre treinamentos marcantes em sua trajetória, o CEO Ivan Prado fechou um contrato global com a Celemi, empresa sueca de simuladores de negócios (jogos corporativos que ensinam desde habilidades técnicas como finanças corporativas a comportamentais como tomada de decisão). Com essa mudança, a companhia optou pela realização de um rebranding (ato de ressignificar a imagem percebida de uma empresa ou produto com o objetivo de mudar a percepção do público com relação à marca) e de um reposicionamento, nos quais é referência em gamificação e soluções sob medida. Entre outros clientes atendidos pela SkilLab nos últimos anos estão as empresas Vale, Sandoz, Instituto Embraer, Embaixada dos EUA, Sebrae MT, SPIC, Grupo NotreDame Intermédica e BASF.

As sete principais áreas que a SkilLab trabalha são gamificação, melhor ferramenta para tornar os processos mais dinâmicos, divertidos e prazerosos, revolucionando a maneira como os colaboradores trabalham ou fidelizam clientes, incentivando a motivação, promovendo a competição saudável e estimulando a autoavaliação e evolução dos participantes; facilitação, técnica utilizada para apoiar e ajudar um grupo de pessoas que têm algum objetivo que pode se tomar uma decisão pragmática, explorar mais a fundo temas relevantes, criar e redesenhar processos, construir e aprofundar vínculos entre os participantes; design de jogos divertidos e interativos para serem utilizados individualmente ou em equipe com o intuito de despertar sinapses que auxiliam na aprendizagem e desenvolver a colaboração da equipe, reforçando o sentimento de igualdade entre os colaboradores, aumentando a confiança entre eles e, ainda, ajudando a destacar e fortalecer indivíduos com personalidade de liderança.

O design instrucional é modelo que ficou muito famoso com as plataformas EaD – Ensino à Distância e o método 6Ds – as seis disciplinas que transformam a educação, trazendo mais resultados para as empresas -, ajudando a elencar necessidades de treinamentos efetivos, criação de agendas, formatos e avaliações; design thinking, procedimento que pode ser dividido em cinco tópicos: empatia (conhecer o problema ou a necessidade), definição (definir o escopo do trabalho), ideação (criar possíveis cenários e soluções), prototipação (criar uma versão teste da solução), teste e desenvolvimento (testar e aprimorar a solução); treinamentos criados por uma rede de especialistas que oferecem diferentes soluções desenvolvidas sob medida e com foco no usuário a fim de motivá-lo e engajá-lo de forma divertida e assertiva, oferecendo soluções sobre inovação, soft-skills (habilidades comportamentais relacionadas à maneira como o profissional lida com o outro e consigo mesmo em diferentes situações), cultura organizacional, entre outras atividades; e andragogia que, diferente da pedagogia, procedimento de aprendizagem para crianças, surge da necessidade de aprendizagem para adultos e tem como intuito aplicar procedimentos mais adequados a essa faixa etária por meio da autonomia, orientação, prontidão e motivação para aprender.

A SkilLab já oferece soluções de seu portfólio para algumas das maiores empresas do Brasil e da América Latina. A meta é expandir internacionalmente, já que a pandemia acelerou a aceitação de soluções digitais, focando no desenvolvimento de conteúdos também em inglês e espanhol. “Este ano, nossa meta é investir na SkilLab Inc, braço da companhia nos EUA, além de expandir nossa relação para países da América Latina - SkilLab LATAM, como a Colômbia, onde já mantemos alguns parceiros”, ressalta Ivan.

Gamificação como ferramenta de mudança e engajamento

Por meio da gamificação, a SkilLab aplica técnicas de jogos em um contexto real para motivar pessoas a realizarem determinadas ações em diversas áreas. Todo jogo tem um objetivo que precisa ser cumprido e, para isso, os jogadores precisam superar obstáculos. A psicologia por trás da metodologia revela que a conquista e a superação movem o ser humano. Assim, é possível estimular o aprendizado, instruir comportamentos, criar uma sensação de recompensa e facilitar sua inclusão no mundo dos negócios. Como a competição e a colaboração estão no centro do processo, é comum que empresas que utilizam soluções gamificadas obtenham reconhecimento público de seus colaboradores que desenvolvem maior sentimento de pertencimento, incrementando seus resultados.

A gamificação não representa apenas a interação entre os participantes de um ambiente, mas baseia-se principalmente no estudo de comportamento dos mesmos. Adquiridas por meio desta metodologia, essas práticas podem ser a chave para aumentar o lucro de uma empresa, o sucesso da venda de um produto ou, ainda, o aumento da retenção da aprendizagem de um conteúdo, atividades que se destacam entre os motivos de busca das organizações por uma consultoria de gamificação.

Sendo assim, na área da educação a gamificação traz benefícios como maior interação social e participação dos alunos; aulas mais dinâmicas; desenvolvimento da criatividade, autonomia e colaboração; promoção do diálogo; alunos mais empenhados, curiosos e motivados; maior absorção e retenção de conteúdo; estímulo ao protagonismo e resolução de problemas; melhoria de resultados e desempenhos; e desenvolvimento de competências socioemocionais.

Principais cases da SkilLab

1 - AOC

O projeto foi desenvolvido em parceria com a E-content Lab para AOC - maior fabricante mundial de monitores. Objetivando o fortalecimento da marca e engajamento da comunidade gamer, durante 10 semanas a SkilLab sugeriu e ativou diferentes desafios com a ajuda de três streamings que são referências para o público-alvo da ação.

Uma importante discussão sobre a diversidade neste ambiente foi levantada e isso impactou mais de um milhão de usuários em diferentes redes sociais. A principal mensagem foi o enfoque no feminismo por meio do empoderamento e da emancipação das mulheres, naturalizando sua participação em um ambiente quase sempre relacionado ao masculino. O intuito foi conscientizar os participantes sobre a necessidade de um ambiente seguro para todos, livre de assédio e de combate ao machismo estruturante.

2 - Sebrae MT (Líder de si mesmo)

A partir do design instrucional, a SkilLab desenvolveu um BootCamp formativo para o Sebrae-MT. Com uma curadoria de conteúdos, foi criada uma metodologia com atividades práticas e extremamente atuais focada nos objetivos e necessidades de aprendizagem relacionados à temática da formação.

Durante 16 horas foram aplicados os diversos conceitos sobre a atuação em uma posição de liderança, autoconhecimento e desenvolvimento para lidar com outras pessoas, incluindo atividades em um guia do participante e outro guia de facilitação para o consultor. Com isso, o consultor teve uma base para aplicar e desenvolver as habilidades necessárias para aplicação dos materiais.

3 - Sebrae MT (Comunique-se)

Ideal para todo mundo que quer se comunicar com excelência, o BootCamp Comunique-se buscou desenvolver essa habilidade essencial para as organizações. Os relatórios e pesquisas sobre o futuro do trabalho a mencionam como aptidão fundamental para este século. E isso vai além de se comunicar como um simples comunicador; é sobre utilizar essa ferramenta no dia a dia de muitas maneiras.

A SkilLab facilitou pessoalmente uma turma piloto na sede do Sebrae, em Cuiabá, onde os processos foram testados diretamente com o público-alvo, colhendo feedback para promover melhorias.

4 - Instituto Embraer (hackathon)

Durante o primeiro ano de pandemia, a SkilLab topou um desafio proposto pelo Instituto Embraer: criar um hackathon exclusivo para os alunos, voluntários e colaboradores da instituição.

O Social Innovation Day nasceu com a demanda de propor soluções para o planeta com base em aspectos socioambientais, ODS e OSG. Durante um final de semana foram exploradas seis etapas do processo de design thinking, uma técnica aplicável no dia a dia em diferentes projetos. Ao mesmo tempo, foram desenvolvidas soluções para o desafio proposto. A partir dos projetos desenvolvidos, foram criados vídeos que passaram por uma avaliação de banca onde foram considerados critérios como criatividade, inovação, tangibilidade e possibilidades de escalonamento.

5 - SPIC

Em seus relatórios e pesquisas de clima, a SPIC identificou que seus funcionários e colaboradores gostariam de melhorar a cultura de feedback. A SkilLab aceitou o desafio e propôs duas soluções diferentes. Primeiro criou um jogo de cartas, em formatos físico e digital, desenvolvendo dinâmicas para retribuir feedbacks de maneiras divertidas.

Para complementar, foi realizada uma ação gamificada on e off, em que foram estruturadas cinco semanas de conteúdos onde os participantes passaram por diversos momentos de atividades e missões que colocaram à prova suas habilidades ao oferecer feedback. Afinal, essa deve ser uma prática cotidiana, por isso a importância de desmistificá-la como sinônimo de medo e apreensão.

6 - Grupo Notredame GNDI

O GNDI procurou a SkilLab com uma dor bem clara: eles precisavam melhorar seus treinamentos de segurança e meio ambiente que são aplicados com obrigatoriedade anual. A demanda era desenvolver dois jogos com pautas distintas. Um sobre o descarte de resíduo hospitalar e outro para segurança e combate a incêndios. Para o desenvolvimento dos jogos, a SkilLab recebeu diversos materiais com normas, vídeos de apresentação e realizou diversas pesquisas. Dessa forma, a empresa cocriou todo o repertório dos jogos. O jogo de descarte de resíduo hospitalar auxiliou as pessoas a entenderem além da grande importância desse direcionamento, principalmente o local correto a ser descartado. Consegue imaginar um local onde existem cerca de 20 a 30 coletores distintos? O desafio do jogo foi a retenção de aprendizagem para que esse descarte ocorresse sempre da melhor maneira.

Já para a demanda de segurança e combate a incêndios, foi desenvolvido um jogo de cartas que simula 4 tipos de incêndios diferentes para 10 cenários. A startup elaborou as medidas que auxiliam e melhoram o combate durante uma solução de um incêndio e também o que pode agravá-lo.

Com recursos lúdicos e visuais, a SkilLab trouxe essa realidade para que os players mentalizassem melhor o que deveria ser feito mediante cada situação. A companhia contou com a colaboração da própria empresa com sugestões de equipamentos médicos, extintores e perguntas utilizadas na brigada de incêndio que foram necessárias para a ativação de cartas durante a execução do jogo. As cartas foram elaboradas para um jogo de três a sete pessoas. Ambos os jogos são utilizados anualmente para o treinamento de mais de 50 mil colaboradores na empresa até hoje.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 15, 2025 Demais

Como economizar na conta de luz usando o ar-condicionado

Dez 15, 2025 Demais

Saiba com se precaver para evitar problemas durante as…

Dez 15, 2025 Demais

Indulgência consciente: a nova relação com o prazer de…

Dez 15, 2025 Demais

Como o espírito natalino pode melhorar o seu inglês?…

Dez 15, 2025 Demais

Com a chegada das viagens de fim de ano, especialista…

Dez 15, 2025 Demais

Guarda compartilhada cresce no país — mas não significa…

Dez 15, 2025 Demais

Os cartões de identificação plásticos vão desaparecer?

Dez 15, 2025 Demais

Estudo revela proporção de royalties na receita…

Dez 12, 2025 Demais

Celebrações de final de ano ampliam em 30% as vendas de…

Dez 12, 2025 Demais

Valmet conquista Medalha de Ouro da EcoVadis e pelo…

Dez 12, 2025 Demais

Uva-passa na ceia de Natal: polêmica anual que divide…

Dez 12, 2025 Demais

Make a Cake garante as sobremesas para festas do final…

Dez 12, 2025 Demais

Natal 2025 inaugura a Era do Consumo Emocional no…

Dez 12, 2025 Demais

Coleta genética e endurecimento de penas: entenda nova…

Dez 12, 2025 Demais

Verão ativo: retomada das atividades físicas aumenta e…

Dez 12, 2025 Demais

Série documental Sabores do Paraná realiza expedição…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version