SEGS Portal Nacional

Demais

Bolas desenhadas por jovens refugiados geram solidariedade pelos trabalhos do ACNUR

  • Segunda, 11 Abril 2022 11:48
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  ACNUR
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Jogadores do Santos FC, atletas olímpicos, autoridades públicas e instituições de apoio aos refugiados promovem ações de acolhimento e integração de pessoas refugiadas em suas redes sociais

O crescente número de deslocamento forçado de pessoas em todo mundo, em especial de mulheres e crianças, tem despertado a atenção e gerado comoção pública sobre os impactos de quem busca proteção internacional e a garantia de seus direitos em países de acolhida.

Como forma de destacar a importância de se criar ambientes seguros e solidários para a acolhida de crianças refugiadas, tendo como diretriz de ação as iniciativas esportivas, a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), em parceria com a fundação Alive and Kicking, criou o projeto “Juntos pelo Esporte”, uma iniciativa global que teve grande destaque no Brasil.

“As crianças representam cerca de metade das pessoas refugiadas em todo o mundo e a conciliação de arte com o esporte tem uma relevância de grande destaque para facilitar o processo de inclusão e integração destas crianças nas comunidades de acolhida”, afirma Jose Egas, Representante do ACNUR no Brasil.

Dentre os apoiadores do projeto, o Santos FC, time parceiro do ACNUR, envolveu os jogadores da equipe em fotos com as chamadas “Bolas dos Sonhos (Dream Balls)”, desenhadas por crianças e jovens refugiadas que participaram do projeto. As fotos dos jogadores dos Santos foram postadas no Instagram do time e do ACNUR, amplificando as mensagens de solidariedade aos refugiados.

Além de esportistas, como os jogadores do Santos e o arremessador de peso Darlan Romani (campeão mundial indoor 2022 e 4º colocado nas Olimpíadas de Tóquio 2020), autoridades públicas e instituições parceiras também apoiaram o projeto “Juntos pelo Esporte”, trazendo mensagens de inclusão e de combate à discriminação. Abram Szajman, Presidente dos Conselhos Regionais do Serviço Social do Comércio (SESC); Claudia Carletto, Secretária de Direitos Humanos da cidade de São Paulo; Marta Suplicy, Secretária de Relações Internacionais da cidade de São Paulo; e Alessandra Almeida, Diretora-executiva do Museu da Imigração contribuíram com a iniciativa.

As bolas do projeto também foram distribuídas pelo ACNUR aos seus parceiros que trabalham com a acolhida e abrigamento de pessoas refugiadas. Utilizadas em projetos sociais e esportivos, a maioria das “Bolas dos Sonhos” já circulam pelos centros de acolhida que recebem crianças refugiadas de diferentes nacionalidades, cobrindo as diversas regiões do país e impulsionando práticas que promovem a convivência pacífica entre os jovens.

O Projeto “Juntos pelo Esporte”

O concurso de arte “Juventude #ComOsRefugiados”, parte do projeto “Juntos pelo Esporte”, foi lançado em 2021 e reuniu mais de 1.600 jovens artistas de 100 países. A proposta do concurso foi de envolver crianças e jovens para que desenhassem “Bolas dos Sonhos”, representando suas aspirações.

Dentre os participantes, cinco desenhos foram selecionados e passaram a estampar as bolas. Uma das artes finalistas foi feito por Skarly, uma jovem venezuelana de 12 anos que vive em Minas Gerais com sua família. “Meu desenho representa a união necessária no esporte. Quando eu estava desenhando, eu sentia como se eu estivesse exercitando minha mente”, disse a jovem venezuelana.

As bolas de futebol foram confeccionadas em parceria com a Alive and Kicking, uma empresa de manufatura ética sem fins lucrativos, e estão sendo vendidas ao público por meio de uma plataforma online. Para cada bola vendida, 15 euros são doados aos programas do ACNUR que facilitam o acesso de pessoas refugiadas a instalações e equipamentos esportivos.

Ao reconhecer a importância de atividades que inspiram valores positivos a partir da convivência e espírito de coletividade, o escritório do ACNUR do Brasil comprou 500 Bolas dos Sonhos que foram distribuídas entre abrigos, centros de acolhida, outras organizações parceiras, instituições de apoio e personalidades apoiadoras da causa dos refugiados.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 19, 2025 Demais

Troca de presentes no Natal segue regras específicas do…

Dez 19, 2025 Demais

Luuna lança colchão premium personalizável com…

Dez 19, 2025 Demais

Acidente nas férias? Entenda se pode ter direito ao…

Dez 19, 2025 Demais

Decorelli traz novas estampas para o Natal

Dez 19, 2025 Demais

Autocuidado no topo da lista para 2026: como negócios…

Dez 19, 2025 Demais

Decoração de Natal deve ser planejada com muita cautela…

Dez 19, 2025 Demais

Acordo autoriza visita em caso de subtração…

Dez 19, 2025 Demais

Setor vitivinícola lança filme de Natal que celebra o…

Dez 19, 2025 Demais

Blockchain e cripto no entretenimento digital moderno

Dez 18, 2025 Demais

6 coisas que você vai encontrar — ou não — ao migrar…

Dez 18, 2025 Demais

Conheça a técnica que diferencia a operação de limpeza…

Dez 18, 2025 Demais

10 fotógrafos subaquáticos nacionais e internacionais…

Dez 18, 2025 Demais

Rituais de Ano Novo 2026: atraia prosperidade, amor e…

Dez 18, 2025 Demais

Não gostei do presente de Natal, e agora?

Dez 18, 2025 Demais

Trabalhar ou estudar nos Estados Unidos? Entenda 5…

Dez 18, 2025 Demais

Guia prático para decoração com flores no fim de ano

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version