SEGS Portal Nacional

Demais

Mês da Mulher - 7 em cada 10 mulheres consideram o varejo de materiais de construção como ambiente inclusivo

  • Segunda, 14 Março 2022 11:44
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Danielle Schiavo
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

43% dos proprietários e balconistas de lojas de materiais de construção são mulheres, de acordo com pesquisa da Juntos Somos Mais

Em levantamento recente, a Juntos Somos Mais, joint venture da Votorantim Cimentos, Gerdau e Tigre, buscou entender a inclusão e diversidade nas lojas de materiais de construção civil ao longo das diferentes localidades brasileiras. A pesquisa foi realizada em setembro de 2021, via e-mail, com proprietários e balconistas de lojas de construção civil de todo o país.

A pesquisa mostrou que, dos 132 respondentes, 57% dos proprietários de lojas são homens e 43% mulheres. Já entre os 219 balconistas entrevistados, o número de 57% de homens e 43% de mulheres é semelhante. Com relação à inclusão no setor, 74% das mulheres consideram esse aspecto positivo no mercado de construção civil, com 56% de LGBTQIA+ com a mesma opinião. O levantamento mostrou um crescimento no número de mulheres atuando no setor nos últimos anos e o rompimento de barreiras que vêm sendo conquistadas por elas, mostrando que todos têm direito às mesmas oportunidades e chances.

Outro depoimento de uma das entrevistadas, que seguirá anônima, foi o seguinte: “posso citar o meu caso, como mulher, nesse setor que só homens eram vistos. Com a minha determinação e teimosia, consegui lidar com todo esse preconceito, e hoje vejo mais mulheres nesse ramo. Somos guerreiras e somos capazes de aprender e lidar com todo setor”, argumentou.

Ivan Ormenesse, Head de Data Analytics & Intelligence da Juntos Somos Mais, afirma que foi interessante avaliar a opinião do setor em relação à inclusão. “As mulheres se mostraram bastante otimistas nesse aspecto, e isso é resultado de um esforço contínuo e diário do mercado de construção, que vem trazendo o gênero feminino como o perfil dominante em profissionais jovens, tanto proprietárias de lojas quanto balconistas”.

O gênero feminino mostra-se dominante na faixa etária até 34 anos e, após este intervalo, há uma considerável queda da quantidade de mulheres no setor. Além disso, ambos os gêneros possuem a mesma proporção quando comparados aos perfis, sendo eles proprietários e balconistas. Por fim, a maior parte dos entrevistados declararam que não possuem nenhum tipo de deficiência e isso se reflete, tanto na segmentação por gênero, quanto na segmentação por perfil (proprietários e balconistas).

“Ficamos entusiasmados em ver o resultado desse levantamento. Nós, da Juntos Somos Mais, prezamos pela diversidade em nosso segmento. O ambiente de trabalho no setor de materiais de construção vem passando por muitas mudanças positivas e vemos, hoje, que cada vez mais é valorizado o direito às mesmas condições e oportunidades. Aqui, na Juntos, sempre lutamos e continuaremos a lutar por esse propósito!”, argumenta Letícia Rosa, Product Coordinator do Programa Juntos Somos + para varejistas na empresa.

Sobre a Juntos Somos Mais

O programa Juntos Somos + foi criado em 2014 pela Votorantim Cimentos como um programa de relacionamento. Desde o início, a proposta era desenvolver varejistas e profissionais, contribuindo, assim, para a sustentabilidade da cadeia por meio da geração de novos negócios. Contando com os sócios Gerdau e Tigre, o Juntos Somos + se transformou em uma empresa independente, a Juntos Somos Mais, um ecossistema que tem como propósito fortalecer o varejo da construção civil, desenvolvendo e qualificando o varejista e os profissionais de obra. Atualmente, há mais de 40 empresas líderes em seus segmentos participantes, juntamente com mais de 90 mil lojas e mais de 1,2 milhões de membros entre lojistas, vendedores e profissionais de obra. Em 2020, a empresa anunciou a aquisição da startup gaúcha Triider, marketplace de serviços gerais, e em 2021 investiu na Conecta Reforma, que conecta clientes com prestadores de serviço para execução de grandes reformas. Recentemente adquiriu a operação do habitissimo, plataforma de serviços gerais, tornando-se a maior plataforma da área de construção, reformas e pequenas manutenções do país.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 19, 2025 Demais

Troca de presentes no Natal segue regras específicas do…

Dez 19, 2025 Demais

Luuna lança colchão premium personalizável com…

Dez 19, 2025 Demais

Acidente nas férias? Entenda se pode ter direito ao…

Dez 19, 2025 Demais

Decorelli traz novas estampas para o Natal

Dez 19, 2025 Demais

Autocuidado no topo da lista para 2026: como negócios…

Dez 19, 2025 Demais

Decoração de Natal deve ser planejada com muita cautela…

Dez 19, 2025 Demais

Acordo autoriza visita em caso de subtração…

Dez 19, 2025 Demais

Setor vitivinícola lança filme de Natal que celebra o…

Dez 19, 2025 Demais

Blockchain e cripto no entretenimento digital moderno

Dez 18, 2025 Demais

6 coisas que você vai encontrar — ou não — ao migrar…

Dez 18, 2025 Demais

Conheça a técnica que diferencia a operação de limpeza…

Dez 18, 2025 Demais

10 fotógrafos subaquáticos nacionais e internacionais…

Dez 18, 2025 Demais

Rituais de Ano Novo 2026: atraia prosperidade, amor e…

Dez 18, 2025 Demais

Não gostei do presente de Natal, e agora?

Dez 18, 2025 Demais

Trabalhar ou estudar nos Estados Unidos? Entenda 5…

Dez 18, 2025 Demais

Guia prático para decoração com flores no fim de ano

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version