SEGS Portal Nacional

Demais

Casos de incêndio revelam importância dos projetos elétricos residenciais

  • Quinta, 10 Março 2022 12:25
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Malu Rabello
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

As sobrecargas elétricas foram a principal causa de incêndios residenciais em 2020. De acordo com a Associação Brasileira de Conscientização dos Perigos da Eletricidade (Abracopel), 50% dos registros de incêndios domésticos ocorreram por excesso de aparelhos ligados à rede elétrica – ou, muitas vezes, ligados a uma única tomada.

Considerando as instituições, empresas e indústrias, houve um total de 583 ocorrências de incêndios por sobrecarga naquele ano, dos quais 309 foram em residências, que culminaram em 23 mortes. A principal causa, segundo a Abracopel, é o uso indiscriminado de equipamentos sem instalação elétrica adequada. Por isso, o foco do incêndio, na maior parte das vezes, veio das instalações elétricas internas – 344 incêndios e 15 mortes constatadas.

Já os aparelhos campeões de incêndio são os ventiladores de teto e os ares-condicionados, que resultaram em 99 ocorrências e 9 mortes. Para Weber Carvalho, engenheiro civil e diretor técnico da da Projelet, escritório de engenharia focada no desenvolvimento de soluções inovadoras, os dados confirmam: as instalações elétricas devem ser tratadas com absoluta prioridade já na etapa do projeto.

Já João Borges, engenheiro eletricista e coordenador técnico da Projelet, explica que “é um desafio, porque cada pessoa utiliza a energia de um jeito. Um morador às vezes quer uma tomada perto da cabeceira da cama para usar o celular enquanto carrega. E ele não hesita em fazer um ‘puxadinho’ na instalação elétrica para realizar sua vontade. O resultado dessa aventura pode ser até fatal”.

Outra prática comum é acumular aparelhos ligados a uma única tomada através de T’s encaixados uns sobre os outros. Para o engenheiro eletricista da Projelet, na falta de conscientização, os escritórios de engenharia vêm assumindo a responsabilidade de entregar projetos elétricos inovadores, com soluções que superem a ‘criatividade’ do morador.

“Os usuários não sabem com o que estão lidando. Eles vêem a solução, mas não enxergam os riscos a que se submetem. Por isso, nosso papel é projetar redes elétricas que atendam à demanda e inibam os remendos na rede que aumentam a periculosidade de incêndio”, esclarece Weber.

Além disso, o profissional afirma que esse comportamento acaba exigindo também um reforço no sistema de combate ao incêndio do edifício. Mas o ideal é que as pessoas usem a energia com consciência. “As instalações elétricas são uma parte bastante delicada de uma construção, mas, ao mesmo tempo, talvez sejam as que mais sofram interferência dos moradores. A quantidade de aparelhos conectados à tomada hoje cresceu, e os projetos devem atender a essa demanda. Mas há um limite que precisa ser respeitado quando se trata de eletricidade, e isso geralmente não acontece”, conclui João.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Abr 08, 2026 Demais

ECA Digital: o que a nova lei significa para a rotina…

Abr 08, 2026 Demais

Em diálogo com a paisagem, projeto de residência em…

Abr 08, 2026 Demais

Do verão ao outono: como adaptar peças de Beachwear…

Abr 08, 2026 Demais

Forjando o futuro: uma abordagem integrada para…

Abr 08, 2026 Demais

Salton e Roda Rico convidam público a brindar nas…

Abr 08, 2026 Demais

McDonald’s anuncia em detalhes as “Seleções do Méqui”…

Abr 08, 2026 Demais

SEEN São Paulo apresenta novos pratos assinados por…

Abr 08, 2026 Demais

Conheça os 5 maiores desafios dos tutores de gatos de…

Abr 07, 2026 Demais

Conheça 5 mentiras que estão te contando sobre o leite

Abr 07, 2026 Demais

Sofisticação em meio ao verde: paisagismo valoriza a…

Abr 07, 2026 Demais

Mitos e verdades: o que você precisa saber sobre a sua…

Abr 07, 2026 Demais

Cloro e água sanitária: especialista alerta para uso…

Abr 07, 2026 Demais

Do Estreito de Ormuz ao canteiro de obras: por que a…

Abr 07, 2026 Demais

O descompasso jurídico no financiamento de startups no…

Abr 07, 2026 Demais

A nova geografia do morar: por que cidades próximas às…

Abr 07, 2026 Demais

Arquitetas compartilham ideias para compor as áreas…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version