Startup de refrigeração introduz transição para Greentech com uso de IA
Refriplay Green Solutions é uma ramificação sustentável, com planos para reduzir a emissão de gases nocivos ao meio ambiente
Com o foco no meio ambiente e sustentabilidade, especialmente depois que diversos relatórios da ONU indicam fatores preocupantes relacionados ao nosso planeta, as Green Techs estão cada vez mais presentes no mercado.
O termo, traduzido literalmente como “Tecnologia Verde”, se refere a empresas de tecnologia que atuam com foco na preservação dos recursos naturais, para causar menos impacto no meio ambiente e tenham uma operação direcionada à sustentabilidade.
Com o avanço tecnológico e a ascensão do mercado de startups, são muitos os empresários que criaram negócios ou até implementaram a preservação em suas soluções para contribuir com um bem comum – a preservação do nosso planeta.
Um desses casos é a Refriplay, startup que oferece soluções para técnicos, marcas e consumidores do mercado de refrigeração.
“No caso da Refriplay estamos investindo pesado em inteligência artificial através de uma placa onde poderemos monitorar a eficiência energética, e isso é muito importante para meio ambiente, além de uma redução no consumo do cliente, e vamos monitorar o fluido refrigerante de cada máquina possui, pois os gases CFC e HCFC são os poluidores. Nosso projeto indica aos clientes equipamentos mais eficientes tanto em consumo energético como gases mais limpos ao meio ambiente”, comenta Rafael Macari, CEO da Refriplay.
A startup tem como meta, para o ano de 2022, focar em soluções verdes, treinamentos, pesquisa e desenvolvimento de produtos e serviços sustentáveis – também com financiamento verde em parceria com fintechs.
O compromisso ambiental é a redução e compensação de emissões de gases efeito estufa, emitidos por toda a cadeia de fornecedores e clientes, sob três pilares: a mitigação, com redução das emissões; compensar ao repor o que foi emitido; e educar, disseminar conhecimento sobre os impactos do aquecimento global.
Impactos ambientais atingem quase a totalidade do país
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) 90% dos municípios brasileiros apresentam problemas ambientais. As queimadas, desmatamento e assoreamento estão no topo do ranking, mas isso não significa que outros problemas não atinjam o território nacional.
A poluição das águas, a poluição atmosférica e a poluição do solo, também causam um grande impacto ambiental nos seres humanos, especialmente em relação a doenças e prejuízos para a economia como um todo.
A solução para os impactos
Há maneiras de reduzir os impactos ambientais causados ou não pela tecnologia ao, por exemplo, implementar leis que fomentem a sustentabilidade. Isso gera mais investimentos e mais recursos direcionados para a causa – e assim, mais investimentos para empresas que direcionam suas soluções para se tornarem Green Techs.
Além desses fatores, a reciclagem, o reflorestamento, iniciativas de despoluição, conscientização do uso de recursos como água e energia também são passos importantes para reduzir os impactos negativos no meio ambiente.
O papel de uma Green Tech em ajudar o planeta
Muitas empresas buscam soluções para reduzir os impactos ambientais não só para reduzir custos a longo prazo, mas também para oferecer benefícios reais para os seus clientes.
Em relação aos consumidores, 87% dos brasileiros preferem comprar de empresas sustentáveis quando há esta possibilidade, de acordo com uma pesquisa feita pelo Unior + Webster. Isso significa que as Green Techs não só tem um papel fundamental em reduzir os impactos negativos em nosso ambiente, mas também servem como modelos para os consumidores que querem e abraçam esta causa.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>