SEGS Portal Nacional

Demais

Única kombucharia de Rondônia produz mais de mil garrafas da bebida por mês

  • Segunda, 21 Fevereiro 2022 09:46
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Sebrae
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Empreendedora a frente do negócio desenvolve pesquisas para inserir sabores amazônicos na kombucha e investe na ampliação da empresa

Na cidade de Vilhena/RO, a cerca de 800km da capital, Porto Velho, a Expedição Sebrae 50 + 50 foi conhecer a história de um negócio jovem e promissor: a Amazô Kombucha, que em três anos, dobrou sua produção. Atualmente, são envasadas cerca de mil garrafas por mês, distribuídas em oito pontos de venda. Gabriela Zolinger, idealizadora da kombucharia, trocou o trabalho como coordenadora pedagógica em uma escola por sua empresa. E não se arrependeu.

Hoje, a Amazô Kombucha fabrica mais de mil garrafas por mês, em três sabores (uva, frutas vermelhas e gengibre com limão siciliano). A empresa distribui a bebida para oito pontos de venda na cidade e está trabalhando para ampliar a produção e também inserir ingredientes amazônicos no preparo, como o guaraná e o cupuaçu.

A família da empresária, que hoje vive em um sítio no interior do estado, sempre cultivou a terra e o gosto por uma vida mais saudável. Quando teve seu filho, hoje com dois anos e meio, Gabriela decidiu se dedicar exclusivamente à maternidade. E, como costuma dizer, “quando nasceu uma mãe, nasceu também uma empreendedora”. Ela deixou o emprego com carteira assinada pra cuidar do filho, e, ao mesmo tempo, começou a estudar mais sobre os alimentos, pra cuidar melhor da introdução alimentar do pequeno.

Gabriela, que é técnica agrícola e também formada em Ciências Biológicas, descobriu em suas pesquisas o potencial da kombucha, uma bebida fermentada à base de chá e outros ingredientes. Com o apoio da mãe, começou a fazer o preparo em casa, pra consumo próprio, e percebeu uma melhora significativa em seu próprio organismo. Então, passou a pesquisar todos os processos de produção do alimento e seus benefícios para a saúde.

O início

Aos poucos, o que começou como uma produção caseira foi se tornando um negócio. “Eu presenteava amigos e familiares com a kombucha e comecei a ser estimulada a vender. Então, fui aprimorando a receita, fiz cursos, estudei a microbiologia que envolve a bebida e comecei as vendas, de maneira informal, para algumas pessoas”, relembra Gabriela.

Com o aumento da produção e a necessidade de estruturar e regularizar o negócio, Gabriela sentiu necessidade de procurar o Sebrae. Fez diversas capacitações em técnicas de venda, atendimento, planejamento estratégico, marketing e precificação. Também participou de eventos, como o Conexão Sebrae e a Rio Innovation Week, onde pode apresentar a kombucha, fechar negócios e estabelecer parcerias.

“O apoio do Sebrae foi fundamental pra que eu conseguisse implantar o meu negócio, no começo. E também pra crescer, agora. Com apoio do programa Inova Amazônia, meu objetivo é ampliar a capacidade de produção e investir em novos sabores e também em outras bebidas”, afirmou. Para a empreendedora, este é o início de uma promissora trajetória. “Estamos apenas começando e eu vejo, no futuro, ainda muito espaço para a kombucharia crescer e minha empresa se destacar cada vez mais”.

Gabriela explica o que é a kombucha

“É uma bebida fermentada e gaseificada naturalmente. A base da fermentação é o chá verde adoçado, que por meio de uma cultura de bactérias e leveduras (scoby) realiza a transformação dos compostos do chá em nutrientes. Pode ser considerada uma bebida funcional, devido ao baixo teor calórico, ação antiinflamatória, fortalecimento da imunidade e regulação do sistema gástrico intestinal.”

Números da Amazô

1.000 garrafas produzidas por mês
8 pontos de venda

Linha do tempo

2019 – Gabriela começou a fermentar a kombucha artesanalmente
2020 – Criação da marca Amazô Kombucha e pedido de registro no INPI
2021 – Formalização como microempreendedora individual
2022 – Projeto para ampliar a produção, de 1.000 para 5.000 garrafas/mês

Dicas da Gabriela: “Como o Sebrae me apoiou”

Participação na Rio Innovation Week

Participação no edital do Inova Amazônia

Vários cursos online

Capacitações e consultorias presenciais

Expedição Sebrae 50+50

A história da empreendedora Gabriela Zolinger faz parte da Expedição Sebrae 50+50, que está percorrendo o Brasil para mostrar empreendedores e empreendedoras que criam o futuro e fazem história. Assista aqui ao vídeo com a história de Gabriela.

Confira mais fotos da Expedição no Flickr do Sebrae.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 15, 2025 Demais

Como economizar na conta de luz usando o ar-condicionado

Dez 15, 2025 Demais

Saiba com se precaver para evitar problemas durante as…

Dez 15, 2025 Demais

Indulgência consciente: a nova relação com o prazer de…

Dez 15, 2025 Demais

Como o espírito natalino pode melhorar o seu inglês?…

Dez 15, 2025 Demais

Com a chegada das viagens de fim de ano, especialista…

Dez 15, 2025 Demais

Guarda compartilhada cresce no país — mas não significa…

Dez 15, 2025 Demais

Os cartões de identificação plásticos vão desaparecer?

Dez 15, 2025 Demais

Estudo revela proporção de royalties na receita…

Dez 12, 2025 Demais

Celebrações de final de ano ampliam em 30% as vendas de…

Dez 12, 2025 Demais

Valmet conquista Medalha de Ouro da EcoVadis e pelo…

Dez 12, 2025 Demais

Uva-passa na ceia de Natal: polêmica anual que divide…

Dez 12, 2025 Demais

Make a Cake garante as sobremesas para festas do final…

Dez 12, 2025 Demais

Natal 2025 inaugura a Era do Consumo Emocional no…

Dez 12, 2025 Demais

Coleta genética e endurecimento de penas: entenda nova…

Dez 12, 2025 Demais

Verão ativo: retomada das atividades físicas aumenta e…

Dez 12, 2025 Demais

Série documental Sabores do Paraná realiza expedição…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version