SEGS Portal Nacional

Demais

Clientes estão mais atentos às alavancas promocionais que vão além de desconto, segundo estudo da SBVC

  • Terça, 15 Fevereiro 2022 12:21
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mariana Sales Koulakdjian
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Pesquisa realizada pela SBVC revela que consumidores têm valorizado mais o cashback

Utilização de ferramentas promocionais aumentaram 80% durante o período pesquisado

Com patrocínio da Dotz, que reúne negócios de fidelização, marketplace e techfin, o estudo “Alavancas Promocionais -- na visão das empresas e dos consumidores”, desenvolvido pela SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo), em novembro de 2021, mostrou que os consumidores, cada vez mais, valorizam a variedade de benefícios oferecidos pelas empresas, inclusive o cashback.

“Na hora de escolher onde comprar, os clientes dão preferência para a liberdade de uso das vantagens recebidas, valorizam a diversidade. Estamos acompanhando este movimento, por isso, evoluímos nossa plataforma para multialavanca, oferecendo todas as opções promocionais mais fortes do mercado”, explica Ricardo Magalhães, vice-presidente da Dotz. Na pesquisa, a empresa ficou entre as mais lembradas -- 14% pensaram nela espontaneamente quando perguntados sobre programas de fidelidade.

Lojas Físicas

As principais iniciativas oferecidas pela companhia no varejo de lojas físicas vão ao encontro das mais utilizadas pelos consumidores, de acordo com o estudo, que são: descontos/promoções -- principalmente nos segmentos de supermercados, farmácias e moda -- seguido por cashback, concentrado em lojas de Eletro, e programa de pontos, sejam eles próprios ou participante de coalizão.

Segundo o estudo, todas as empresas pesquisadas disponibilizam descontos e promoções, e metade tem programa de pontos. No entanto, somente 50% das companhias mensura os resultados dessas estratégias de engajamento. “A Dotz trabalhou de forma a entregar ao varejista uma visão simples e real dessa apuração. Temos parceiros no segmento que, após esse estudo, inclusive, mudaram o rumo de suas ações, conseguindo gerar mais vendas e margem”, conta o executivo da Dotz.

Ainda de acordo com os dados, coletados entre junho e outubro de 2021, também foi constatado que somente 38% das lojas físicas oferecem cashback, e 31% contam com programa de pontos. Mesmo que baixos, esses números mostram uma evolução na comparação com a primeira edição da pesquisa, realizada em 2020. Na ocasião, programa de pontos com parceiros era oferecido por 17% das lojas físicas e nenhuma delas contava com cashback.

Quase dois terços das empresas aumentaram sua base de consumidores fiéis em mais de 10% com cashback, e entre 5 e 10% com programa de pontos.

Custos

O estudo da SBVC também investigou quanto as iniciativas promocionais custam para as empresas e mostrou que descontos/promoções são as alavancas de maior impacto no faturamento bruto das companhias. Em supermercados, por exemplo, o número foi de 10% do investimento em 12 meses.

“O grande desafio da estratégia comercial é manter um nível de investimento sustentável e ainda assim atraente para o consumidor final. Notadamente, o cashback tem alto apelo para o consumidor quando praticado em patamar elevado do benefício. Por isso, se torna eficiente o uso das múltiplas alavancas”, explica o vice-presidente da Dotz.

Sobre a Dotz Inc.

Dotz Inc. é uma empresa de tecnologia robusta e com amplo conhecimento do consumidor, que reúne em seu modelo de negócio tecnologia, dados, fidelização, marketplace e techfin.

Com presença consolidada no segmento de loyalty, a empresa foi pioneira no mercado de fidelidade por coalizão no Brasil com o programa Dotz, que possui mais de 50 milhões de clientes cadastrados em todo o país.

Ao longo de 20 anos de atividade, construímos um ecossistema único e atuamos como uma plataforma B2B2C que integra e monetiza três frentes de negócios altamente sinérgicas: Loyalty, Marketplace, TechFin.

Milhões de consumidores realizam transações e pagamentos em mais de 5.000 pontos de venda da coalizão em parceiros offline (supermercados, farmácias, postos de gasolina, restaurantes e outros) e online (Marketplace) e são recompensados com a moeda Dotz (Loyalty), que é depositada em suas carteiras digitais (TechFin).

A Dotz Inc. também tem uma atuação forte em tecnologia e serviços financeiros com a Conta Dotz, conta digital que oferece diferenciais únicos para o usuário, como a conversão de Dotz em dinheiro, ganho de Dotz em diversas movimentações, marketplace integrado e uma ampla rede de aceitação, que permite ao consumidor ganhar Dotz em todas as compras pagas via QR Code.

Esta plataforma de inteligência digital, que permite a Dotz entregar aos parceiros aquisição de novos clientes a custos baixos, fidelização dos clientes atuais, aumento de vendas, de ticket médio, de frequência e de lucratividade, além de redução do churn.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 16, 2025 Demais

Reformar ou demolir uma casa? Saiba o que vale a pena!

Dez 16, 2025 Demais

Novas regras: entenda como será a saidinha de final de…

Dez 16, 2025 Demais

O que faz o hóspede voltar?

Dez 16, 2025 Demais

Férias elevam risco de acidentes com crianças e…

Dez 16, 2025 Demais

CatLife chega como o primeiro plano de saúde pet do…

Dez 16, 2025 Demais

A Magia do Natal Começa na limpeza da Casa

Dez 16, 2025 Demais

Experiências rápidas e aulas avulsas para quem quer…

Dez 16, 2025 Demais

A importância do projeto hidráulico bem executado nas…

Dez 15, 2025 Demais

Como economizar na conta de luz usando o ar-condicionado

Dez 15, 2025 Demais

Saiba com se precaver para evitar problemas durante as…

Dez 15, 2025 Demais

Indulgência consciente: a nova relação com o prazer de…

Dez 15, 2025 Demais

Como o espírito natalino pode melhorar o seu inglês?…

Dez 15, 2025 Demais

Com a chegada das viagens de fim de ano, especialista…

Dez 15, 2025 Demais

Guarda compartilhada cresce no país — mas não significa…

Dez 15, 2025 Demais

Os cartões de identificação plásticos vão desaparecer?

Dez 15, 2025 Demais

Estudo revela proporção de royalties na receita…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version