SEGS Portal Nacional

Demais

Fundação Florestal abre consulta pública sobre o PSA Mar sem Lixo

  • Segunda, 31 Janeiro 2022 18:04
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

A Fundação Florestal abriu consulta pública para apreciação, propostas, sugestões e contribuições quanto ao Projeto de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) Mar Sem Lixo. O objetivo é ouvir a sociedade sobre o modelo criado pela instituição para remunerar os pescadores atuantes nas Áreas de Proteção Ambiental Marinhas - APAMs Litoral Sul, Centro e Norte.

A Fase 1 do projeto contemplará pescadores de Cananéia (APAM Sul), Itanhaém (APAM Centro) e Ubatuba (APAM Norte). Após avaliação do mecanismo e dos protocolos, nas próximas fases está previsto contemplar todo o segmento de arrasto de camarão artesanal embarcado do litoral paulista.

Podem participar da consulta pública pessoas físicas ou jurídicas e as contribuições devem ser enviadas até 20 de fevereiro de 2022 clicando aqui ou protocoladas na sede e nos escritórios da Fundação Florestal em papel ou em mídia eletrônica, aos cuidados da Coordenação do Projeto PSA Mar Sem lixo, nos seguintes endereços:

1- São Paulo, SP: Avenida Professor Frederico Hermann Júnior, 345, Prédio 12, 1º andar, CEP 05459-010;

2- Cananéia, SP: Av. Prof. Wladmir Besnard, s/n, Morro São João, CEP 11990-000;

3- São Vicente, SP: Av. Tupiniquins, 1009 - Bairro Japuí, CEP 11325-000;

4- Ubatuba, SP: R. Dr. Esteves da Silva, 510 - Centro, CEP 11680-000

As contribuições deverão citar o número da linha no texto ou informar explicitamente que o comentário é geral. Comentários sem essa identificação não serão computados. Somente serão apreciadas as contribuições que contenham identificação do participante com nome completo e contato (telefone ou e-mail). Dentro deste prazo, também será possível manifestar interesse em contribuir com o projeto no formato de cooperação técnica, patrocínio e como voluntário (pessoa física). Os interessados devem utilizar os mesmos canais.

No PSA Mar Sem Lixo, pescadores artesanais de arrasto de camarão serão remunerados, por meio de cartão-alimentação, pelo serviço ambiental de remoção de lixo capturado durante a atividade pesqueira. Os valores variam de R$ 100,00 a R$ 600,00 mensais.

Segundo os pescadores, o lixo no mar é um problema antigo e, dentre os principais materiais coletados, estão o plástico (sacolas de mercado, embalagens de produtos diversos), latas de bebidas, pneus e tecidos, dentre outros.

“O PSA se propõe a ser um incentivo para a adoção de melhores práticas ambientais na atividade pesqueira nas APAs Marinhas paulistas além de recompensar por um trabalho que diversos pescadores já realizam de forma voluntária. Espera-se gerar impacto positivo sob os pontos de vistas ambiental, social e econômico. O valor deve ser suficientemente atrativo para estimular a adesão voluntária dos pescadores, mas não deve ser supervalorizado, sob pena de provocar a substituição da atividade pesqueira pela atividade de captura de resíduos, bem como inviabilizar o projeto do ponto de vista financeiro, já que há expectativa de ampliação para todos os municípios litorâneos”, explica Joana Cardoso Alves, coordenadora do projeto.

“Além do pagamento pelo serviço ambiental, o projeto possui mais três componentes igualmente relevantes. Educação Ambiental, que promoverá ações preventivas e práticas, de conscientização e mudança de condutas sobre o descarte de lixo no mar; Monitoramento, Avaliação e Pesquisa, que prevê análises robustas dos dados e parcerias com pesquisadores; por fim, Parcerias, que visa cooperações com o terceiro setor, prefeituras e setor privado para fortalecer iniciativas existentes e a ampliação do projeto”, completa Sandra Leite, que integra a coordenação do projeto.

Os pescadores cadastrados (mediante chamamento público específico) receberão, ainda, capacitação para cumprir os protocolos de coleta, acondicionamento na embarcação, registro de informações e entrega dos resíduos nos Pontos de Recebimento de Resíduos Retirados do Mar (PRRMs). O projeto será acompanhado e fiscalizado permanentemente não apenas pela Fundação Florestal, mas também por instituição terceira, especializada.

Parceiros do projeto

O Projeto PSA Mar Sem Lixo é uma iniciativa da Fundação Florestal em parceria com a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, por meio da Coordenadoria de Planejamento Ambiental (CPLA) e Coordenadoria de Saneamento.

São parceiros o Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo, o Instituto de Pesca, vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), o Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) e a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) vinculados à Sima, Colônias e Associações de pescadores e cooperativas de catadores.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Fev 13, 2026 Demais

Porto Itapoá conquista o 1º lugar entre os portos…

Fev 13, 2026 Demais

Jasmine explica como a alimentação influencia o…

Fev 13, 2026 Demais

Exposição ao cloro em piscinas pode causar danos à pele…

Fev 13, 2026 Demais

Testamento é ferramenta estratégica para a perpetuidade…

Fev 13, 2026 Demais

Carnaval em condomínios: especialista alerta para…

Fev 13, 2026 Demais

Da churrasqueira à cozinha do dia a dia: formas…

Fev 13, 2026 Demais

Carnaval 2026: troque o bloco de boletos pelo bloco de…

Fev 13, 2026 Demais

Dia Mundial do Gato: Elanco reúne orientações e…

Fev 13, 2026 Demais

A evolução das sitcoms e o brilho eterno de the nanny…

Fev 12, 2026 Demais

Carnaval e autismo: como preparar a criança para uma…

Fev 12, 2026 Demais

Especialista do Senac dá dicas de sobrevivência para o…

Fev 12, 2026 Demais

Trilhas, cachoeiras, reservas naturais, parques e…

Fev 12, 2026 Demais

Cortes masculinos ganham textura e ousadia neste…

Fev 12, 2026 Demais

Vai viajar? Especialista alerta para a importância da…

Fev 12, 2026 Demais

Carnaval exige energia e dormir bem faz parte da folia

Fev 12, 2026 Demais

IA redefine o futuro das empresas e inaugura uma nova…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version