SEGS Portal Nacional

Demais

Fundação Florestal abre consulta pública sobre o PSA Mar sem Lixo

  • Segunda, 31 Janeiro 2022 18:04
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

A Fundação Florestal abriu consulta pública para apreciação, propostas, sugestões e contribuições quanto ao Projeto de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) Mar Sem Lixo. O objetivo é ouvir a sociedade sobre o modelo criado pela instituição para remunerar os pescadores atuantes nas Áreas de Proteção Ambiental Marinhas - APAMs Litoral Sul, Centro e Norte.

A Fase 1 do projeto contemplará pescadores de Cananéia (APAM Sul), Itanhaém (APAM Centro) e Ubatuba (APAM Norte). Após avaliação do mecanismo e dos protocolos, nas próximas fases está previsto contemplar todo o segmento de arrasto de camarão artesanal embarcado do litoral paulista.

Podem participar da consulta pública pessoas físicas ou jurídicas e as contribuições devem ser enviadas até 20 de fevereiro de 2022 clicando aqui ou protocoladas na sede e nos escritórios da Fundação Florestal em papel ou em mídia eletrônica, aos cuidados da Coordenação do Projeto PSA Mar Sem lixo, nos seguintes endereços:

1- São Paulo, SP: Avenida Professor Frederico Hermann Júnior, 345, Prédio 12, 1º andar, CEP 05459-010;

2- Cananéia, SP: Av. Prof. Wladmir Besnard, s/n, Morro São João, CEP 11990-000;

3- São Vicente, SP: Av. Tupiniquins, 1009 - Bairro Japuí, CEP 11325-000;

4- Ubatuba, SP: R. Dr. Esteves da Silva, 510 - Centro, CEP 11680-000

As contribuições deverão citar o número da linha no texto ou informar explicitamente que o comentário é geral. Comentários sem essa identificação não serão computados. Somente serão apreciadas as contribuições que contenham identificação do participante com nome completo e contato (telefone ou e-mail). Dentro deste prazo, também será possível manifestar interesse em contribuir com o projeto no formato de cooperação técnica, patrocínio e como voluntário (pessoa física). Os interessados devem utilizar os mesmos canais.

No PSA Mar Sem Lixo, pescadores artesanais de arrasto de camarão serão remunerados, por meio de cartão-alimentação, pelo serviço ambiental de remoção de lixo capturado durante a atividade pesqueira. Os valores variam de R$ 100,00 a R$ 600,00 mensais.

Segundo os pescadores, o lixo no mar é um problema antigo e, dentre os principais materiais coletados, estão o plástico (sacolas de mercado, embalagens de produtos diversos), latas de bebidas, pneus e tecidos, dentre outros.

“O PSA se propõe a ser um incentivo para a adoção de melhores práticas ambientais na atividade pesqueira nas APAs Marinhas paulistas além de recompensar por um trabalho que diversos pescadores já realizam de forma voluntária. Espera-se gerar impacto positivo sob os pontos de vistas ambiental, social e econômico. O valor deve ser suficientemente atrativo para estimular a adesão voluntária dos pescadores, mas não deve ser supervalorizado, sob pena de provocar a substituição da atividade pesqueira pela atividade de captura de resíduos, bem como inviabilizar o projeto do ponto de vista financeiro, já que há expectativa de ampliação para todos os municípios litorâneos”, explica Joana Cardoso Alves, coordenadora do projeto.

“Além do pagamento pelo serviço ambiental, o projeto possui mais três componentes igualmente relevantes. Educação Ambiental, que promoverá ações preventivas e práticas, de conscientização e mudança de condutas sobre o descarte de lixo no mar; Monitoramento, Avaliação e Pesquisa, que prevê análises robustas dos dados e parcerias com pesquisadores; por fim, Parcerias, que visa cooperações com o terceiro setor, prefeituras e setor privado para fortalecer iniciativas existentes e a ampliação do projeto”, completa Sandra Leite, que integra a coordenação do projeto.

Os pescadores cadastrados (mediante chamamento público específico) receberão, ainda, capacitação para cumprir os protocolos de coleta, acondicionamento na embarcação, registro de informações e entrega dos resíduos nos Pontos de Recebimento de Resíduos Retirados do Mar (PRRMs). O projeto será acompanhado e fiscalizado permanentemente não apenas pela Fundação Florestal, mas também por instituição terceira, especializada.

Parceiros do projeto

O Projeto PSA Mar Sem Lixo é uma iniciativa da Fundação Florestal em parceria com a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, por meio da Coordenadoria de Planejamento Ambiental (CPLA) e Coordenadoria de Saneamento.

São parceiros o Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo, o Instituto de Pesca, vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), o Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) e a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) vinculados à Sima, Colônias e Associações de pescadores e cooperativas de catadores.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 19, 2025 Demais

Troca de presentes no Natal segue regras específicas do…

Dez 19, 2025 Demais

Luuna lança colchão premium personalizável com…

Dez 19, 2025 Demais

Acidente nas férias? Entenda se pode ter direito ao…

Dez 19, 2025 Demais

Decorelli traz novas estampas para o Natal

Dez 19, 2025 Demais

Autocuidado no topo da lista para 2026: como negócios…

Dez 19, 2025 Demais

Decoração de Natal deve ser planejada com muita cautela…

Dez 19, 2025 Demais

Acordo autoriza visita em caso de subtração…

Dez 19, 2025 Demais

Setor vitivinícola lança filme de Natal que celebra o…

Dez 19, 2025 Demais

Blockchain e cripto no entretenimento digital moderno

Dez 18, 2025 Demais

6 coisas que você vai encontrar — ou não — ao migrar…

Dez 18, 2025 Demais

Conheça a técnica que diferencia a operação de limpeza…

Dez 18, 2025 Demais

10 fotógrafos subaquáticos nacionais e internacionais…

Dez 18, 2025 Demais

Rituais de Ano Novo 2026: atraia prosperidade, amor e…

Dez 18, 2025 Demais

Não gostei do presente de Natal, e agora?

Dez 18, 2025 Demais

Trabalhar ou estudar nos Estados Unidos? Entenda 5…

Dez 18, 2025 Demais

Guia prático para decoração com flores no fim de ano

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version