SEGS Portal Nacional

Demais

Entidade de Sorocaba adota assinatura de energia solar e instala dispositivo de inteligência artificial para evitar desperdício e reduzir consumo

  • Sexta, 28 Janeiro 2022 12:44
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Thiago Nassa
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Tecnologia desenvolvida pela Sun Mobi já é utilizada em várias residências e empresas do Interior de SP e Baixada Santista e ajuda a reduzir em cerca de 15% consumo de eletricidade

Na segunda-feira, dia 31 de janeiro, a AEAS (Associação de Engenheiros e Arquitetos de Sorocaba), em parceria com a Sun Mobi, enertech especializada no modelo remoto de usinas compartilhadas a partir da tecnologia fotovoltaica, vai anunciar um pacote de medidas de eficiência energética e uso da fonte solar nas operações.

A entidade acaba de aderir ao programa de assinatura de energia solar da Sun Mobi para a obtenção de créditos da usina fotovoltaica da Sun Mobi localizada em Araçoiaba da Serra (SP) e, ao mesmo tempo, vai instalar uma um dispositivo de inteligência artificial que monitora em tempo real o consumo de eletricidade do local. A proposta do projeto é reduzir a conta luz neste período de escalada nas tarifas de eletricidade no País e evitar o desperdício de eletricidade em toda a operação.

O projeto deve reduzir o consumo de energia elétrica da entidade em até 11%. A tecnologia, desenvolvida pela Sun Mobi, acompanha o gasto de eletricidade e emite alertas quando há ocorrências de pico de consumo dos aparelhos elétricos, além de gerar relatórios com informações sobre o comportamento do usuário em relação gastos de energia dos equipamentos, justamente para auxiliar e conscientizar o usuário, no caso a AEAS de Sorocaba,

O uso da energia solar via assinatura integrado com a tecnologia de monitoramento pode reduzir a conta de luz dos consumidores e estimular a adoção de medidas que buscam aumentar a eficiência energética, reduzindo o valor alto que vem sendo consumido pelo estabelecimento.

Nos estabelecimentos comerciais, os relatórios mostram que os maiores vilões no gasto com energia são ar-condicionado, forno elétrico, geladeira e freezer. Já nas residências, a atenção deve se voltar para chuveiro elétrico, forno elétrico, ferro de passar, ar-condicionado, geladeiras e bombas de piscina.

O equipamento é um sensor instalado no quadro de luz do cliente. A Sun Mobi oferece monitoramento do consumo para todos os seus assinantes. Aqueles que ocupam edificações menores, com gasto de até 1.000 kWh por mês, recebem um display de mesa que traz informações instantâneas sobre o consumo. Já para os clientes de maior porte, o monitoramento é feito de forma online via aplicativo.

“Mais da metade dos nossos clientes já tomou medidas de redução de consumo. Na prática, o uso da energia solar e do nosso dispositivo de monitoramento reflete uma grande medida de eficiência energética implementada nas residências, comércios, indústrias e propriedades”, explica Alexandre Bueno, sócio-diretor da Sun Mobi

Segundo pesquisas feitas pela Sun Mobi, nos estabelecimentos comerciais, os equipamentos que mais consomem energia são o ar-condicionado, forno elétrico, geladeira e freezer. Nas residências, os gastos surgem por meio do chuveiro elétrico, forno elétrico, ferro de passar, ar-condicionado, geladeiras e bombas de piscina.

“Mais da metade dos nossos clientes já tomou medidas de redução de consumo, o uso da energia solar e do nosso dispositivo de monitoramento, que geram uma grande medida de eficiência energética”, afirma o sócio-diretor da Sun Mobi, Alexandre Bueno.

Segundo o presidente da AEAS (Sorocaba), o engenheiro eletricista Heverton Bacca Sanches, que é especialista em energia elétrica e fotovoltaica, trata-se de um bom momento para se pensar em energia solar, já que neste ano foi assinado pelo presidente Jair Bolsonaro o Marco de Energia Elétrica. “Os consumidores residenciais e comerciais em baixa tensão, que são residências e pequenos comércios, têm um ano para escapar da taxa da distribuição até 2045. Caso façam seus projetos fotovoltaicos até 2023, vão pagar taxa progressiva até 2045, isso se puderem instalar o gerador fotovoltaico com os módulos solares, inversor e tudo mais para gerar a própria energia, e devem fazer isso e homologar junto a distribuidora até 06/01/2023”, explica.

No caso da AEAS, que não fará toda a instalação no telhado, pois o prédio em que está é alugado, comprará a energia solar de forma remota da Sun Mobi, que também fará o gerenciamento. “A empresa faz a instalação de um medidor e o gerenciamento de energia, com monitoramento on-line por meio de aplicativo. Assim você consegue não só consumir uma energia renovável solar, como também gerenciar a conta o que vai levar a uma economia, no nosso caso, prevista em 11%. A assinatura da Sun Mobi não tem investimento nenhum. E se a alguém tem interesse em economizar, não precisa ter toda a estrutura, basta fazer a assinatura” explica.

A equipe da AEAS e da Sun Mobi estará disponível para conversar com a imprensa e mostrar como o sistema funciona às 14h, na sede da AEAS, localizada na av. Mário Campolim, 434, Parque Campolim, Sorocaba (SP).

O evento será às 14h na sede da AEAS, localizada na av. Mário Campolim, 434, Parque Campolim, Sorocaba (SP).

Serviço
Instalação do Sistema de Controle Consumo e Créditos da Usina Solar Fotovoltaica
Horário: 14h
Local: Sede da AEAS – av. Mario Campolim, 434, Parque Campolim, Sorocaba (SP)

Sobre a Sun Mobi

Fundada em 2016, a Sun Mobi é a primeira enertech do Brasil, combinando o que há de mais moderno na área de geração de energia com o poder de alcance da internet. A empresa possibilita que consumidores de qualquer porte tenham acesso à energia solar sem a implantação de placas fotovoltaicas nos telhados. O sistema da Sun Mobi permite ainda que o cliente acompanhe seu consumo de energia em tempo real e estimula a adoção de medidas para melhorar a eficiência energética, reduzindo o montante consumido.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 19, 2025 Demais

Troca de presentes no Natal segue regras específicas do…

Dez 19, 2025 Demais

Luuna lança colchão premium personalizável com…

Dez 19, 2025 Demais

Acidente nas férias? Entenda se pode ter direito ao…

Dez 19, 2025 Demais

Decorelli traz novas estampas para o Natal

Dez 19, 2025 Demais

Autocuidado no topo da lista para 2026: como negócios…

Dez 19, 2025 Demais

Decoração de Natal deve ser planejada com muita cautela…

Dez 19, 2025 Demais

Acordo autoriza visita em caso de subtração…

Dez 19, 2025 Demais

Setor vitivinícola lança filme de Natal que celebra o…

Dez 19, 2025 Demais

Blockchain e cripto no entretenimento digital moderno

Dez 18, 2025 Demais

6 coisas que você vai encontrar — ou não — ao migrar…

Dez 18, 2025 Demais

Conheça a técnica que diferencia a operação de limpeza…

Dez 18, 2025 Demais

10 fotógrafos subaquáticos nacionais e internacionais…

Dez 18, 2025 Demais

Rituais de Ano Novo 2026: atraia prosperidade, amor e…

Dez 18, 2025 Demais

Não gostei do presente de Natal, e agora?

Dez 18, 2025 Demais

Trabalhar ou estudar nos Estados Unidos? Entenda 5…

Dez 18, 2025 Demais

Guia prático para decoração com flores no fim de ano

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version