SEGS Portal Nacional

Demais

Crescimento, crise e estagnação: como o Brasil pode sair deste ciclo?

  • Quarta, 26 Janeiro 2022 10:00
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Gabriela Kugelmeier
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Economista Fernando de Holanda Barbosa, com mais de 50 anos dedicados à área, afirma que o fim da economia de privilégios é o caminho para a mudança real do país

Prefaciado por conhecidas personalidades envolvidas na economia brasileira, ao exemplo do ex-presidente do Banco Central, Afonso Celso Pastore, e o ex-ministro da Fazenda, Antonio Delfim Netto, a nova obra da Editora FGV explica aos brasileiros porquê o futuro tão promissor do país nunca chegou e permanece distante da realidade.

Em O flagelo da economia de privilégios, o doutor em Economia pela Universidade de Chicago Fernando de Holanda Barbosa, com mais de 50 anos de estudo e pesquisa na área, analisa a história política e econômica brasileira de 1947 a 2020. A resposta encontrada pelo autor, que justifica os repetidos ciclos de crescimento, crise fiscal e estagnação, é a economia de privilégios.

Segundo o autor, trata-se de um produto da cultura brasileira organizado e composto por empresários, trabalhadores e funcionários dos três poderes que extraem renda do Estado. Subsídios, tratamento fiscal diferenciado, salários acima do setor privado, aposentadorias e pensões especiais são situações que causam este déficit nas contas públicas. “A crise fiscal é resultado do conflito social provocado pela população que não aceita o aumento dos impostos para pagar esta conta”, explica o economista.

Dividida em duas partes, a obra passa pelo crescimento liderado pelo investimento de 1947 a 1979, a crise e transição de 1979 a 2004, a ascensão e queda do PT, a grande recessão brasileira de 2014 a 2016 e a política econômica do governo Bolsonaro. Outros quatro pontos são reservados para a segunda etapa da produção: “A cultura do subdesenvolvimento”, “Crescimento e instituições”, “O Banco Central da berlinda” e “Verdades e mentiras”.

“Com mais de meio século de trabalho dedicado à Economia, meu objetivo com este livro é fazer com que as pessoas pensem e reflitam sobre problemas centrais do Brasil”, compartilha o escritor. Além de O flagelo da economia de privilégios, Fernando de Holanda Barbosa é autor de “Macroeconomia”, também publicado pela Editora FGV.

Ficha técnica
Livro: O flagelo da economia de privilégios
Autor: Fernando de Holanda Barbosa
Editora: Editora FGV
ISBN: 978-65-5652-094-0
Formato: 16 x 23 cm
Páginas: 228
Preço: R$ 49,00
Onde encontrar: Editora FGV | Amazon

Sinopse: A economia de privilégios é um produto da cultura brasileira. Um grupo bastante organizado e importante, composto por empresários obtendo subsídios, transferências e tratamento fiscal diferenciado; trabalhadores com tratamentos especiais inclusive de impostos; funcionários públicos dos três poderes com salários acima do setor privado e até anistiados com aposentadorias e pensões especiais, procura, por vários mecanismos, extrair renda do Estado. O resultado desse ataque predatório nas finanças públicas produz déficit porque uma parte da população não aceita aumento de impostos para pagar a conta. A crise fiscal resulta desse conflito social. A obra traz alternativas e análises para o fim do flagelo da economia de privilégios, que depende de um pacto político da sociedade brasileira que estabeleça o princípio de regras universais para todo e qualquer cidadão.

Sobre o autor: Fernando de Holanda Barbosa é mestre e doutor pela Universidade de Chicago e pós-doutor pela Universidade Católica de Louvain. Foi secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda no governo Itamar Franco e membro do comitê de assessores de Economia do CNPq.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 19, 2025 Demais

Troca de presentes no Natal segue regras específicas do…

Dez 19, 2025 Demais

Luuna lança colchão premium personalizável com…

Dez 19, 2025 Demais

Acidente nas férias? Entenda se pode ter direito ao…

Dez 19, 2025 Demais

Decorelli traz novas estampas para o Natal

Dez 19, 2025 Demais

Autocuidado no topo da lista para 2026: como negócios…

Dez 19, 2025 Demais

Decoração de Natal deve ser planejada com muita cautela…

Dez 19, 2025 Demais

Acordo autoriza visita em caso de subtração…

Dez 19, 2025 Demais

Setor vitivinícola lança filme de Natal que celebra o…

Dez 19, 2025 Demais

Blockchain e cripto no entretenimento digital moderno

Dez 18, 2025 Demais

6 coisas que você vai encontrar — ou não — ao migrar…

Dez 18, 2025 Demais

Conheça a técnica que diferencia a operação de limpeza…

Dez 18, 2025 Demais

10 fotógrafos subaquáticos nacionais e internacionais…

Dez 18, 2025 Demais

Rituais de Ano Novo 2026: atraia prosperidade, amor e…

Dez 18, 2025 Demais

Não gostei do presente de Natal, e agora?

Dez 18, 2025 Demais

Trabalhar ou estudar nos Estados Unidos? Entenda 5…

Dez 18, 2025 Demais

Guia prático para decoração com flores no fim de ano

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version