SEGS Portal Nacional

Demais

Modus operandi das fraudes bancárias: como a Minds Digital conseguiu desmanchar duas quadrilhas de fraude em cartões de crédito

  • Quarta, 26 Janeiro 2022 10:00
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ana Clara Hauy
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Plataforma permite identificar fraudes de identidade e comportamento suspeito de usuários para se antecipar aos crimes

A facilidade em encontrar informações privadas na internet e os problemas de vazamento de dados, contribuem para que fraudadores ataquem diversas empresas do mercado através da engenharia social. Para resolver essas questões, a Minds Digital, IDTech especializada em biometria de voz, utiliza inteligência artificial para identificar padrões de comportamentos suspeitos em tempo real e diminuir os riscos em operações que envolvem autenticação por voz.

De acordo com Marcelo Peixoto, CEO da Minds Digital, é por meio da inteligência artificial que a IDTech realiza um processo de biometria para autenticar o usuário usando a sua própria voz. “Em até 3 segundos a voz é validada e os resultados são apresentados em tempo real para o atendente da empresa, através da integração com o CRM. Além da análise biométrica, é realizado um mapeamento de comportamentos suspeitos, como casos de clientes que ligam de DDDs ou telefones diferentes para falar de um único CPF, ou a mesma voz ligando para falar de CPFs distintos”, explica.

Desse modo, com a plataforma integrada ao call center, as ligações recebidas são repassadas para o API da Minds, bem como para o sistema de gestão interna da empresa que utiliza a biometria de voz. Ao identificar um comportamento suspeito, a plataforma notifica o time de prevenção a fraudes e oferece um histórico de operações e insights para que o time responsável possa investigar e decidir qual decisão tomar. “Alguns preferem abrir a flag e travar as operações do call center, bloqueando ações como alteração dos dados cadastrais ou a emissão da segunda via do cartão de crédito”, sinaliza Peixoto.

“O processo de autenticação tradicional é muito fraco para validar a identidade de um cliente. Além de levar quase duas horas para ser concluído, acaba sendo a porta de entrada para ataques fraudulentos. O modo como operamos permite não somente a identificação de uma operação suspeita, mas também otimiza o tempo no atendimento”, explica o CEO. Isso oferece para as empresas a redução dos custos operacionais e do tempo médio de atendimento, garantindo para o cliente agilidade no atendimento e segurança.

O método utilizado pela Minds cria a representação imagética do que seria a voz da pessoa e a compara com outras vozes do banco de dados colaborativo, para identificar quem está falando. Essa representação é abstrata e funciona apenas para o modelo da IDTech, que consegue comparar as interpretações e dizer o quão similares elas são. Em contrapartida, ela é passada para um formato de imagem, conhecido como espectrograma de áudio, que permite definir quais frequências estão sendo ativadas. Ao determinar essa sonoridade, o sistema capta o timbre de voz e analisa as demais características específicas.

Foi utilizando a tecnologia da Minds que, dentre as mais de 20 mil ligações diárias para o call center, o Banco Bmg descobriu a atuação de uma quadrilha e conseguiu prevenir mais de R$ 6 milhões em fraudes. A plataforma permitiu identificar o modus operandi dos criminosos e notificar o time de prevenção, possibilitando uma apuração mais detalhada na tomada de decisão.

Para conseguir identificar as ligações realizadas a partir de gravações, a IDtech treinou uma rede neural específica com áudios em mp3, obtendo 94% de precisão na análise das ligações recebidas no call center do Bmg. Pensada para ser um SaaS, a plataforma foi projetada para exigir o mínimo possível de esforço do atendente das centrais, com usabilidade simples e que não precise de um treinamento específico. Com isso, as empresas conseguem operar sozinhas de forma rápida e prática.

Segundo a Minds, sua inteligência artificial é utilizada constantemente para acompanhar a evolução das táticas usadas pelas quadrilhas, além de garantir uma melhor experiência para os usuários. “Nós estamos sempre aprimorando nosso produto para garantir que a experiência com a inteligência artificial seja cada vez mais humanizada e personalizada para cada cliente. Nosso objetivo é melhorar a experiência do usuário, tendo como base a segurança e confiança no serviço”, afirma Peixoto.

A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, aponta que 6 em cada 10 consumidores sofreram alguma fraude financeira entre julho de 2020 e julho de 2021, enquanto do outro lado das telas estão as seguradoras, operadoras de celular e bancos. Segundo dados da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as fraudes bancárias aumentaram 165% no primeiro semestre de 2021 em comparação ao mesmo período de 2020.

Sobre a Minds Digital

Liderados por profissionais com uma grande bagagem no mercado, a Minds Digital é uma empresa especializada em biometria de voz. Conta com uma equipe composta por engenheiros de software, cientistas de dados, especialistas em marketing, analistas de negócios e gerentes de projetos. Com sede em São Paulo , a Minds Digital possui escritório em Belo Horizonte e atua tanto no Brasil quanto nos EUA. É uma empresa com soluções em nuvem, o que traz muito mais segurança e velocidade aos negócios. Além disso, está em conformidade com todas as regras exigidas pela LGPD por um preço competitivo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 19, 2025 Demais

Troca de presentes no Natal segue regras específicas do…

Dez 19, 2025 Demais

Luuna lança colchão premium personalizável com…

Dez 19, 2025 Demais

Acidente nas férias? Entenda se pode ter direito ao…

Dez 19, 2025 Demais

Decorelli traz novas estampas para o Natal

Dez 19, 2025 Demais

Autocuidado no topo da lista para 2026: como negócios…

Dez 19, 2025 Demais

Decoração de Natal deve ser planejada com muita cautela…

Dez 19, 2025 Demais

Acordo autoriza visita em caso de subtração…

Dez 19, 2025 Demais

Setor vitivinícola lança filme de Natal que celebra o…

Dez 19, 2025 Demais

Blockchain e cripto no entretenimento digital moderno

Dez 18, 2025 Demais

6 coisas que você vai encontrar — ou não — ao migrar…

Dez 18, 2025 Demais

Conheça a técnica que diferencia a operação de limpeza…

Dez 18, 2025 Demais

10 fotógrafos subaquáticos nacionais e internacionais…

Dez 18, 2025 Demais

Rituais de Ano Novo 2026: atraia prosperidade, amor e…

Dez 18, 2025 Demais

Não gostei do presente de Natal, e agora?

Dez 18, 2025 Demais

Trabalhar ou estudar nos Estados Unidos? Entenda 5…

Dez 18, 2025 Demais

Guia prático para decoração com flores no fim de ano

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version