SEGS Portal Nacional

Demais

Mais sustentável: Inovação em condicionamento de ar é livre de gases de efeito estufa

  • Segunda, 24 Janeiro 2022 18:21
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Imprensa EMBRAPII
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Crédito: Polo UFSC

Tecnologia desenvolvida com o apoio da EMBRAPII tem potencial de consumir menos energia e de forma inédita usa materiais magnéticos em seu funcionamento que atuam como refrigerantes sólidos

A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) apoia o desenvolvimento de uma tecnologia de condicionamento de ar que pode contribuir com o meio ambiente e que visa seu desenvolvimento para ser o primeiro sistema desse tipo no mundo a ser operado com uma unidade de refrigeração magnética. A iniciativa é desenvolvida por meio de um projeto de pesquisa da Unidade EMBRAPII Polo/UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e é financiada pela CODEMGE (Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais) e pela EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial).

O diferencial de um condicionador de ar com funcionamento magnético é o uso de tecnologia alternativa à compressão mecânica (usada em modelos convencionais), livre de gases de efeito estufa e de substâncias tóxicas ou inflamáveis. Seu princípio físico é o efeito magnetocalórico, caracterizado em alguns materiais como uma variação de temperatura proporcional à variação de campo magnético aplicado.

O objetivo da iniciativa é projetar e construir um protótipo de condicionador de ar (nível TRL-6) com capacidade de 9000 BTU/h (2,6 kW) operado por um refrigerador magnético de imãs permanentes e refrigerantes sólidos à base de elementos terra-rara (ligas de lantânio, ferro e silício).

Os aparelhos do tipo split de 9000 BTU/h são o modelo de condicionador de ar mais vendido no Brasil. A categoria split, em toda a sua faixa de capacidades, é responsável por cerca de 80% do mercado nacional. Grande parte dos condicionadores de ar atualmente em operação utiliza o gás refrigerante R-410A, que possui potencial de aquecimento global (GWP) cerca de duas mil vezes o do dióxido de carbono, considerando um período de 100 anos.

Outros refrigerantes, como os hidrocarbonetos, apesar de possuírem GWP bastante inferiores, encontram empecilhos à sua entrada no mercado por serem altamente inflamáveis. Desta forma, a busca por novas tecnologias é ao mesmo tempo natural e oportuna, desde que tais alternativas sejam capazes de atender os requisitos de eficiência energética e sustentabilidade.

Devido ao alto potencial teórico de eficiência dos ciclos termodinâmicos empregados em refrigeração magnética, esta tecnologia tem recebido grandes investimentos de PD&I (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) no cenário internacional, fazendo com que, no médio prazo, possa se tornar uma concorrente de tecnologias convencionais em alguns nichos de aplicação.

A iniciativa já foi premiada no Prêmio ABCM-Embraer 2020 de Pesquisa em Engenharia Mecânica, na categoria Melhor Trabalho de Conclusão de Curso/Trabalho de Graduação. Em dezembro de 2021, a UFSC depositou uma patente de invenção desta tecnologia junto ao INPI.

O projeto de pesquisa recebeu mais de 2,36 milhões de reais em investimentos da EMBRAPII. "A EMBRAPII é inovadora ao apoiar projetos que abrem caminhos para o uso de refrigeradores magnéticos e ampliar mais um nicho de mercado sustentável", finaliza o professor e pesquisador, Jorge Almeida Guimarães, diretor-presidente da EMBRAPII.

Link para vídeo de divulgação do projeto:

Em inglês: https://youtu.be/5lVMstvAjgk

Em português: https://youtu.be/UGmcowen-mA

Sobre a EMBRAPII

A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial é uma Organização Social que tem contrato de gestão com os Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovações; Educação, Saúde e Economia. Em sete anos de operação, já apoiou mais de 1.400 projetos, desenvolvidos em parceria com empresas nacionais de diferentes portes e segmentos. Tais projetos somam R$2 bilhões movimentados em inovação beneficiando cerca de 1.000 empresas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 18, 2025 Demais

6 coisas que você vai encontrar — ou não — ao migrar…

Dez 18, 2025 Demais

Conheça a técnica que diferencia a operação de limpeza…

Dez 18, 2025 Demais

10 fotógrafos subaquáticos nacionais e internacionais…

Dez 18, 2025 Demais

Rituais de Ano Novo 2026: atraia prosperidade, amor e…

Dez 18, 2025 Demais

Não gostei do presente de Natal, e agora?

Dez 18, 2025 Demais

Trabalhar ou estudar nos Estados Unidos? Entenda 5…

Dez 18, 2025 Demais

Guia prático para decoração com flores no fim de ano

Dez 18, 2025 Demais

Cores para 2026: descubra a sua cor de acordo com a…

Dez 17, 2025 Demais

Vai alugar imóvel no Réveillon? Confira 10 dicas para…

Dez 17, 2025 Demais

A cláusula compromissória arbitral no estatuto social…

Dez 17, 2025 Demais

Fim de ano: especialista explica por que a comunicação…

Dez 17, 2025 Demais

Mega da Virada: como transformar milhões em legado e…

Dez 17, 2025 Demais

Como manter o skin care nas viagens de final de ano?

Dez 17, 2025 Demais

Natal: descubra como combinar diferentes tipos de…

Dez 17, 2025 Demais

Vai começar o verão no Hemisfério Sul e a Terra não…

Dez 16, 2025 Demais

Reformar ou demolir uma casa? Saiba o que vale a pena!

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version