SumUp cria programa de “aceleração de carreira” para colaboradores de grupos sub-representados
O SumUp Acelera dá a oportunidade para que pessoas de cargos iniciantes, sobretudo no suporte ao cliente, tornem-se analistas de negócios
Programa de diversidade, inclusão e equidade promoveu ⅓ dos participantes seis meses antes do final do programa
Dos selecionados, 66% se identificam como mulheres, 60% como LGBA e 46% como não-brancos
A equidade e a diversidade no mercado de trabalho são fundamentais para a criação de uma sociedade mais justa. Além disso, esses valores fazem bem para os negócios, como aponta um levantamento publicado pela McKinsey & Company, em 2020, que revelou que as empresas latino-americanas consideradas diversas por seus colaboradores têm 93% mais chances de terem lucros acima da média no setor em que atuam.
Para fazer o bem e seguir crescendo no Brasil, a SumUp desenvolve ações internas para promover a diversidade e a inclusão na empresa. Uma delas é o SumUp Acelera. A iniciativa funciona como uma aceleração de carreira de pessoas que façam parte de grupos sub-representados e que estejam em cargos iniciantes na companhia -- sobretudo da área de suporte ao cliente. O projeto prepara os participantes por um ano para se tornarem analistas em diversas áreas da fintech e terem mais oportunidades de crescimento profissional.
A primeira turma do projeto começou em abril de 2021 e tem 15 SumUppers, como são chamados os colaboradores da empresa. Dos aprovados, 66% se identificam como mulheres, 46% como não-brancos e 60% como lésbicas, gays, bissexuais e assexuais.
A “aceleração” dos SumUppers consiste no aprendizado da nova função, com o apoio constante das áreas que receberam os participantes da iniciativa. Além disso, para deixar os participantes mais preparados para o desafio, a SumUp está oferecendo cursos de inglês e uma série de capacitações em ferramentas como Excel, Tableau e SQL. Os escolhidos para o Acelera também estão aprendendo técnicas de comunicação efetiva e de resolução de problemas, entre outros assuntos. “Aqui na SumUp, dizemos que a melhor forma de aprender é sempre com ‘a mão na massa’. No entanto, acreditamos que os aprovados para o programa precisam de uma base técnica mais forte para se adaptarem mais facilmente às suas novas funções”, diz Paula Montoni, gerente sênior de People da SumUp e principal idealizadora do Acelera.
A expectativa inicial do programa era efetivar todos os participantes em suas novas funções em abril de 2022, um ano após a chegada dos aprovados em suas novas áreas. No entanto, cinco pessoas já foram promovidas com seis meses de antecedência. “O programa mostrou que, com equidade, investimento no desenvolvimento individual e pessoas com alta capacidade de aprendizado, podemos ter um impacto relevante na inclusão de grupos sub-representados em posições de analista e acima", afirma a executiva.
“O Acelera mudou minha vida”
Gabriela Queiroz tem 26 anos e está na SumUp há quatro anos e meio. Durante sua trajetória na fintech, ela, que é negra, trabalhou em duas áreas antes de ser selecionada pelo Acelera: foi agente de suporte e também atuou em um departamento que faz a identificação e a verificação de dados de novos clientes. Com a oportunidade, foi alocada para o time de Pagamentos Digitais, onde desenvolve e aprimora as soluções de Pix oferecidas pela fintech.
Gabriela não nega que a chegada na nova função foi desafiadora. “Deu um frio na barriga. Mas tive muita vontade de aprender e correr atrás. As capacitações me ajudaram muito. Além disso, minha área me acolheu muito bem. Eles sempre estão muito dispostos em me ensinar o que preciso”, diz.
Em outubro, seis meses antes do esperado, foi efetivada na área e se tornou analista. “O Acelera mudou minha vida. Foi um divisor de águas para a minha carreira. Agora, tenho uma perspectiva profissional muito mais promissora”, afirma a nova analista de Negócios da SumUp.
Sobre a SumUp
A SumUp é uma companhia global de serviços financeiros. Sua visão é criar um mundo em que os micro e pequenos empreendedores possam conquistar o sucesso fazendo o que amam. A SumUp atende mais de 3,5 milhões de donos de pequenos negócios em mais de 30 mercados na Europa, nos Estados Unidos e na América Latina, com produtos e serviços criados sob medida para o segmento.
A fintech oferece soluções completas para seus clientes, como maquininhas de cartão, conta digital, links de pagamento, loja virtual, empréstimos e educação financeira. No Brasil, a SumUp está presente desde 2013, empregando 1.000 pessoas, sendo 60% mulheres e 24% LGBTQIAP+. Em março de 2021, a fintech anunciou um aporte de 225 milhões de euros (cerca de R$ 1,3 bilhão) na operação brasileira, a fim de expandir seus negócios e seguir empoderando microempreendedores do País.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>