SEGS Portal Nacional

Demais

Acúmulo e resgate nos programas de fidelidade crescem e já ultrapassam números pré-pandemia, diz ABEMF

  • Terça, 21 Dezembro 2021 11:08
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mariana Sales Koulakdjian
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Indicadores ficaram, em média, 20% acima do registrado no 3T19

O mercado de fidelização já retornou aos patamares pré-pandemia, é o que mostram os indicadores da ABEMF (Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização), referentes ao 3T21, que acabam de ser divulgados. O número de pontos/milhas emitidos no semestre cresceu 61,9% na comparação com o mesmo período do ano anterior e 20,7% em relação ao 3T19, atingindo a marca de 89,4 bilhões de pontos/milhas.

O mesmo aconteceu com o montante resgatado, foram 80,3 bilhões de pontos/milhas, significando um crescimento de 93,8% na comparação com 2020, e também um aumento de 22,6% sobre o terceiro tri de 2019.

“Quando pensamos no número de transações, indicador que soma emissões e resgates de pontos/milhas no período, podemos medir o grau de interação dos clientes com os programas, que também evoluiu. No terceiro trimestre de 2021, esse número chegou a 5,99 milhões de transações, 45,5% e 21,5% a mais do que no tri de 2020 e 2019, respectivamente”, explica João Pedro Paro Neto, presidente da ABEMF.

Já o faturamento bruto das companhias associadas à ABEMF mostrou forte alta no 3T21 em relação ao mesmo período de 2020, 49,8%, atingindo a cifra de R$ 1,6 bilhão. Esse valor é muito próximo ao registrado no mesmo período de 2019, com R$ 1,8 bilhão. O número de inscritos nos programas de fidelidade continuou subindo, 14,4% em relação ao 3T20, chegando a 174,4 milhões.

A origem dos pontos/milhas teve pouca variação no 3T21 em comparação com períodos anteriores. 3,6% foram provenientes de passagens aéreas e a quase totalidade, 96,4%, foi acumulada no varejo. Enquanto nos resgates, 29,3% dos pontos/milhas foram destinados à troca por produtos e serviços -- dentre eles opções como cashback, recargas de celular, vale combustível, descontos, eletrodomésticos e eletrônicos -- e 70,7% viraram passagens aéreas. “Esse movimento é impulsionado por uma gradativa flexibilização da economia e, consequentemente, do retorno das atividades no setor de Turismo, que sempre despertou o interesse dos participantes de programas de fidelidade”, explica o presidente da ABEMF.

A taxa de breakage, que mede o percentual de pontos/milhas que os consumidores deixam expirar, também ficou abaixo dos patamares pré-crise, fechando o trimestre em 14,8%. No 3T19, esse estava em 17,4%. Importante ressaltar que o percentual não é calculado em cima dos pontos/milhas emitidos no trimestre, mas sim numa média dos últimos 12 meses.

Sobre ABEMF

A Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização nasceu em 2014 com o objetivo de debater questões institucionais e regulatórias do setor, representar os interesses de empresas e profissionais, além de fomentar ações para o fortalecimento e aperfeiçoamento contínuo do mercado brasileiro de fidelização.

Fazem parte da entidade dez das maiores companhias do segmento no país: Dotz, Elo, GPA, Juntos Somos Mais, Latam Pass, LTM, Mastercard, Orbia, Smiles e Visa. Entre as atividades desenvolvidas pela ABEMF estão a divulgação de dados do setor, obtidos por meio de estudos e pesquisas, e a busca por incentivos que beneficiem o mercado e seus associados.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 15, 2025 Demais

Como economizar na conta de luz usando o ar-condicionado

Dez 15, 2025 Demais

Saiba com se precaver para evitar problemas durante as…

Dez 15, 2025 Demais

Indulgência consciente: a nova relação com o prazer de…

Dez 15, 2025 Demais

Como o espírito natalino pode melhorar o seu inglês?…

Dez 15, 2025 Demais

Com a chegada das viagens de fim de ano, especialista…

Dez 15, 2025 Demais

Guarda compartilhada cresce no país — mas não significa…

Dez 15, 2025 Demais

Os cartões de identificação plásticos vão desaparecer?

Dez 15, 2025 Demais

Estudo revela proporção de royalties na receita…

Dez 12, 2025 Demais

Celebrações de final de ano ampliam em 30% as vendas de…

Dez 12, 2025 Demais

Valmet conquista Medalha de Ouro da EcoVadis e pelo…

Dez 12, 2025 Demais

Uva-passa na ceia de Natal: polêmica anual que divide…

Dez 12, 2025 Demais

Make a Cake garante as sobremesas para festas do final…

Dez 12, 2025 Demais

Natal 2025 inaugura a Era do Consumo Emocional no…

Dez 12, 2025 Demais

Coleta genética e endurecimento de penas: entenda nova…

Dez 12, 2025 Demais

Verão ativo: retomada das atividades físicas aumenta e…

Dez 12, 2025 Demais

Série documental Sabores do Paraná realiza expedição…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version