SEGS Portal Nacional

Demais

5 dicas para elevar a experiência de compra da sua loja neste fim de ano

  • Quarta, 08 Dezembro 2021 10:40
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Aline Testa
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Por Renato Cohen, Solutions Consultant da Zendesk

Neste fim de ano, estamos novamente diante de muitas mudanças no comportamento de compra dos consumidores. Depois de um 2020 onde praticamente tudo foi comprado online por conta das restrições do coronavírus, chegamos a 2021 em um cenário bastante diferente e mais complexo.

A população brasileira ultrapassou os 60% de totalmente vacinados, o comércio físico voltou a funcionar e não há mais restrições de circulação. Isso significa um retorno às compras presenciais, mas agora, com consumidores mais exigentes e criteriosos - especialmente diante da inflação. Ao mesmo tempo em que esperam vivenciar experiências online cada vez mais fáceis e rápidas, também esperam ser positivamente impactados pelas lojas de rua.

Nesse modelo híbrido, que une a experiência de compra física com a digital, toda a jornada do cliente deve ser repensada pelas marcas, levando em consideração cinco principais pontos:

1 - Detalhar a trajetória de compra

Pensar em todos os detalhes de uma jornada de compra, inclusive na integração do físico com o digital, é importante para evitar erros. Para isso, quebre a experiência em pequenas etapas com o objetivo de que cada uma delas, isoladamente, seja positiva para o cliente. Isso ajudará a compreender a dependência entre essas etapas e a simplificar o processo. Um exemplo é fechar uma compra online sem preencher todo o cadastro. A soma dessas etapas resultará em uma única experiência positiva e, mais do que isso, criará a percepção de que a marca se importa com o consumidor.

2 - Atender às expectativas do cliente

Um estudo do psicólogo Daniel Kahneman indica que nossas lembranças costumam ser cruciais para gerar expectativas em relação ao que estamos vivendo. Esse recurso é resultado de como o cérebro funciona, gerando dopamina e outros hormônios de acordo com as expectativas que criamos.

Os problemas com os clientes geralmente têm conexão com o não cumprimento das expectativas deles (como dizer que entregará o produto em três dias e entregá-lo em cinco), falta de clareza da expectativa (não informar o prazo de resposta para uma dúvida) ou ainda com a expectativa criada por um terceiro (esperar uma resposta mais rápida via reclamação no Reclame Aqui). Por isso, é super importante considerar o que está influenciando a expectativa do seu cliente para atendê-la e, inclusive, superá-la.

3 - Reduzir o esforço de compra

Buscamos sempre fazer mais com menos, e isso reflete em como interagimos com as marcas. Reduzir o esforço do cliente passa por limitar as escolhas dele para um número baixo de possibilidades, diminuir tempos de espera, simplificar etapas, usar os canais mais convenientes para falar com ele e ajudá-lo no local e horário indicados. Tudo isso pela ótica do cliente, e não da empresa.

Imagine que você tenha que preencher um amplo cadastro no papel e depois enviá-lo pelos Correios para obter vantagens em uma determinada empresa. Agora, substitua esse processo pelo simples envio do seu CPF via WhatsApp. A segunda experiência será muito melhor, não é? 92% dos clientes das marcas que já fazem isso afirmam que se relacionar com elas exige pouco esforço, segundo o estudo Maturidade em CX 2021.

4 - Retirar o estresse da jornada

O estresse gera diversos hormônios em nosso corpo e passa a associar o que estamos fazendo com algo ruim. A relação entre estresse e erros em uma trajetória de compra é muito próxima, sendo que um pode levar ao outro.

Por isso, é importante detectar os possíveis erros na jornada do cliente e indicar como podem ser prevenidos. É imprescindível classificá-los em: 1. conteúdo (quando o cliente não tem as informações suficientes para tomar uma decisão), 2. deslizes (quando o cliente tem a informação, mas ainda assim comete algum erro) e 3. lapsos (quando o cliente se esquece de algo).

Também é preciso considerar a competência necessária para executar uma tarefa, esclarecer ao máximo o objetivo da ação, manter o cliente informado durante a jornada e possíveis distrações que causem impacto na atenção dele. Por último, ter um plano para resolver rápido o erro que está gerando estresse no cliente, caso não seja possível preveni-lo.

5 - Ativar todos os sentidos

Ao mapear a jornada do cliente, é importante considerar todos os cinco sentidos humanos: visão, audição, tato, paladar e olfato. Quanto mais você conseguir se conectar de forma positiva com cada um deles, melhor será a experiência do cliente.

Nem sempre é possível criar uma experiência multissensorial para o consumidor - especialmente no ambiente online -, mas há formas de explorar algumas delas em cada etapa da jornada. Ao desenhar essas ativações sensoriais, seja consistente e entregue um padrão para os seus clientes. Lembre-se de considerar a acessibilidade para minimizar o impacto em pessoas com condições especiais, e que o excesso em quantidade e intensidade tem efeito contrário, prejudicando a experiência (por exemplo, música em site). Ativar os sentidos é especialmente enriquecedor para as lojas físicas, que cada vez mais integram a nova jornada de compra phygital, sendo, muitas vezes, um ponto de apoio (como showroom) para o e-commerce.

É emocionante observar essa transformação do consumo. Em como a experiência do cliente (CX) logo estará em todos os lugares que frequentamos e estabelecimentos comerciais que interagimos - mesmo que virtualmente. Ainda há um mar de oportunidades a serem exploradas. Isto é só o começo!

Sobre Zendesk

A Zendesk iniciou a revolução da experiência do cliente em 2007 ao possibilitar que qualquer negócio ao redor do mundo pudesse levar seu atendimento para o online. Hoje, a Zendesk é campeã em serviço ao cliente para todos e em qualquer lugar, e potencializa bilhões de conversas a partir da conexão de mais de 100.000 marcas com centenas de milhões de clientes por meio de telefonia, chat, e-mail, mensagens, canais sociais, comunidades, sites de avaliação e centrais de ajuda. Os produtos da Zendesk são construídos com amor, para serem amados. A empresa nasceu em Copenhague, Dinamarca, foi construída e cresceu na Califórnia, abriu capital em Nova York e, hoje, emprega mais de 5.000 pessoas em todo o mundo. 


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 12, 2025 Demais

Celebrações de final de ano ampliam em 30% as vendas de…

Dez 12, 2025 Demais

Valmet conquista Medalha de Ouro da EcoVadis e pelo…

Dez 12, 2025 Demais

Uva-passa na ceia de Natal: polêmica anual que divide…

Dez 12, 2025 Demais

Make a Cake garante as sobremesas para festas do final…

Dez 12, 2025 Demais

Natal 2025 inaugura a Era do Consumo Emocional no…

Dez 12, 2025 Demais

Coleta genética e endurecimento de penas: entenda nova…

Dez 12, 2025 Demais

Verão ativo: retomada das atividades físicas aumenta e…

Dez 12, 2025 Demais

Série documental Sabores do Paraná realiza expedição…

Dez 11, 2025 Demais

Documentário “Alphaville, o bairro: história em…

Dez 11, 2025 Demais

Do boato à evidência: o que a ciência explica sobre a…

Dez 11, 2025 Demais

O esgotamento invisível do fim do ano: especialista…

Dez 11, 2025 Demais

Com a chegada do verão, cresce a busca por resultados…

Dez 11, 2025 Demais

Morar nos EUA exige mais do que um sonho

Dez 11, 2025 Demais

Muito além da salada: o papel invisível do azeite na…

Dez 11, 2025 Demais

Quer jogar tênis em 2026? Tudo que você precisa saber…

Dez 11, 2025 Demais

Tendência e dicas de maquiagem das passarelas para o…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version