SEGS Portal Nacional

Demais

Mudanças climáticas: como a ciência e a tecnologia podem ajudar a impulsionar a descoberta de novos materiais para um futuro sustentável

  • Terça, 30 Novembro 2021 10:27
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Marina Sant’Ana
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

 A ciência e a busca por solucionar desafios precisam andar no mesmo ritmo para enfrentarmos com sucesso os temas mais urgentes de nossa sociedade. E esse processo não pode esperar. Precisamos achar novos materiais e métodos para melhorar a sustentabilidade da economia mundial e enfrentar os problemas globais tão complexos e urgentes, como a mudança climática.

De acordo com um estudo recente do IBM Institute for Business Value, 9 em cada 10 consumidores no Brasil acreditam no poder da ciência e tecnologia para enfrentar os desafios globais. Além disso, a maioria dos entrevistados em todo o mundo está confiante de que as tecnologias emergentes podem ajudar a enfrentar os desafios da sociedade hoje - o maior otimismo está na robótica, IA e tecnologia de semicondutores. Os entrevistados do Brasil indicaram a maior crença entre todos os entrevistados na capacidade dessas tecnologias para ajudar as sociedades a impulsionar mudanças positivas e desempenhar um papel fundamental na forma como respondemos à próxima crise.

Esta semana no Colóquio 2021, um evento liderado pela IBM Research no Brasil, pesquisadores mostraram exemplos reais de como estão trabalhando com IA, nuvem híbrida e outras tecnologias emergentes para acelerar a descoberta de novos materiais para sustentabilidade industrial. Seu objetivo é ajudar a mitigar os efeitos da mudança climática por meio do desenvolvimento de materiais mais ecológicos e formas de reduzir as emissões de carbono com mais rapidez e eficiência. Alguns exemplos:

• Uma das maneiras pelas quais os pesquisadores estão recorrendo à IA para ajudar a obter avanços importantes na luta contra as mudanças climáticas está nas áreas de captura, conversão e armazenamento de dióxido de carbono (CO2). Cientistas do laboratório de pesquisa da IBM no Rio de Janeiro decidiram combinar ciência de materiais e IA para acelerar a descoberta de materiais e métodos de baixo custo e alta eficiência para captura, separação e armazenamento de dióxido de carbono. A partir dos dados gerados pelas simulações e por meio da análise de grandes conjuntos de artigos científicos, patentes e bancos de dados, os pesquisadores criaram modelos de IA preditivos e generativos para construir uma nova molécula candidata a um polímero que poderia separar o CO2 com mais eficiência. As próximas etapas envolveram o uso de um cluster de computação de alto desempenho (HPC) em uma infraestrutura de nuvem híbrida para simular a nova molécula e seu comportamento em condições realistas de separação de gás.

• Com HPC e nuvem híbrida, pesquisadores estão trabalhando para ajudar a desenvolver um novo algoritmo para aproximar pequenos espaços vazios - redes capilares - em rochas porosas onde o CO2 capturado a partir de gases de combustão ou outras fontes de emissão de poluentes poderiam ser armazenados com segurança em forma líquida ou sólida. Esses resultados podem ajudar a diminuir o tempo necessário para análise de rochas (de meses para dias), reduzir custos, aumentar potencialmente a eficiência e reduzir os riscos de armazenamento geológico de carbono. O ambiente de simulação de protótipo desenvolvido neste projeto - denominado "FlowDiscovery" - agora está disponível para pesquisa e desenvolvimento conjuntos com parceiros na academia e na indústria.

"Decidimos combinar ciência de materiais, computação em nuvem e IA. A ideia é acelerar a descoberta de materiais e métodos de baixo custo e alta eficiência para captura, separação e armazenamento de dióxido de carbono. Não estamos apenas criando a tecnologia e os dados - também estamos compartilhando tudo com o mundo. Afinal, a colaboração é realmente crucial na pesquisa", disse Mathias Steiner, gerente e membro da equipe técnica sênior, Tecnologia e Ciência Industrial, IBM Research, Brasil, que está liderando os dois projetos.

No futuro, esperamos tornar a tecnologia de descoberta mais amplamente disponível para apoiar a comunidade global de descoberta com nossas ferramentas e dados. Superar esse desafio requer um esforço comunitário no qual pesquisadores da academia e da indústria trabalhem juntos, desenvolvam ferramentas conjuntamente e compartilhem dados para um futuro sustentável.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 19, 2025 Demais

Troca de presentes no Natal segue regras específicas do…

Dez 19, 2025 Demais

Luuna lança colchão premium personalizável com…

Dez 19, 2025 Demais

Acidente nas férias? Entenda se pode ter direito ao…

Dez 19, 2025 Demais

Decorelli traz novas estampas para o Natal

Dez 19, 2025 Demais

Autocuidado no topo da lista para 2026: como negócios…

Dez 19, 2025 Demais

Decoração de Natal deve ser planejada com muita cautela…

Dez 19, 2025 Demais

Acordo autoriza visita em caso de subtração…

Dez 19, 2025 Demais

Setor vitivinícola lança filme de Natal que celebra o…

Dez 19, 2025 Demais

Blockchain e cripto no entretenimento digital moderno

Dez 18, 2025 Demais

6 coisas que você vai encontrar — ou não — ao migrar…

Dez 18, 2025 Demais

Conheça a técnica que diferencia a operação de limpeza…

Dez 18, 2025 Demais

10 fotógrafos subaquáticos nacionais e internacionais…

Dez 18, 2025 Demais

Rituais de Ano Novo 2026: atraia prosperidade, amor e…

Dez 18, 2025 Demais

Não gostei do presente de Natal, e agora?

Dez 18, 2025 Demais

Trabalhar ou estudar nos Estados Unidos? Entenda 5…

Dez 18, 2025 Demais

Guia prático para decoração com flores no fim de ano

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version