SEGS Portal Nacional

Demais

Aldeias Infantis SOS e Instituto Mauricio de Sousa lançam quadrinhos da turma da Mônica sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

  • Quarta, 24 Novembro 2021 09:52
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Camila Guimarães
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

O objetivo é disseminar os ODS de forma lúdica e divertida para 16 milhões de pessoas até 2030. O projeto é idealizado pela organização de cuidado infantil

Em sincronia com o fim da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2021, que deixou muitos ensinamentos para o mundo, a Aldeias Infantis SOS, em parceria com o Instituto Mauricio de Sousa, oferece a primeira leva impressa de gibis da Turma da Mônica produzidos pelo Impacta ODS, um projeto de disseminação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável por meio de gibis e formação à distância de agentes multiplicadores.

A impressão dos 10.800 gibis (600 kits), que serão distribuídos em escolas e organizações de Porto Alegre, Santo Antônio da Patrulha, Santa Maria e Esteio, foi possível através da parceria com o Instituto Chamex, que lançou o Edital de Educação e Cidadania, para incentivar projetos de educação que trabalhem o exercício da cidadania ativa, pois acreditam na educação como instrumento de transformação da sociedade.

Os 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), são um compromisso global assumido pelos países-membros das Organizações das Nações Unidas (ONU), organizações da sociedade civil e empresas com o desenvolvimento sustentável do planeta. Lançada em 2015, a Agenda 2030, como é conhecido este compromisso global, contempla um conjunto de metas a serem alcançadas. Em 2021, entramos na última década até o prazo estabelecido e ações tornam-se urgentes. Neste contexto, a disseminação da temática tem um papel fundamental, principalmente entre o público infanto-juvenil.

O projeto conta com 17 gibis, um para cada ODS, em formato impresso e digital, além de uma plataforma EAD com formações interativas para agentes multiplicadores, como educadores e público adulto. Qualquer pessoa pode baixar gratuitamente a coleção no site do projeto (https://impactaods.org.br/). A meta é alcançar 16 milhões de pessoas até 2030. Para Mauricio de Sousa, cartunista criador da Turma da Mônica e fundador do Instituto Mauricio de Sousa, disseminar o conhecimento do Desenvolvimento Sustentável é de extrema importância e deve ser um propósito único. “Todos nós temos a missão de tornar o planeta um lugar mais inclusivo, saudável e justo”.

O Impacta ODS é financiado por empresas que acreditam que a disseminação da agenda 2030 é o melhor caminho para o alcance das metas. Além disso, ao apoiar um projeto da Aldeias Infantis SOS, empresas também contribuem para a ação direta da organização, que impacta os ODS 1 (erradicação da pobreza), 4 (educação de qualidade), 8 (Trabalho decente e crescimento econômico), 10 (Redução das desigualdades) e 17 (Parcerias e meios de implementação).

Sobre a Aldeias Infantis SOS

A Aldeias Infantis SOS (SOS Children’s Villages) é uma organização de cuidado infantil, sem fins lucrativos, não governamental e independente, que luta pelo direito das crianças, jovens e adolescentes a viverem em família. No mundo, é a maior organização de atendimento direto à criança. A Aldeias Infantis SOS atua junto a meninos, meninas que perderam o cuidado parental ou estão em risco de perdê-lo, além de dar resposta a situações de emergência, com cuidado, proteção e carinho. Fundada na Áustria, em 1949, está presente em 137 países. No Brasil, atua há 54 anos e mantém mais de 80 projetos, em 31 localidades de Norte ao Sul do país. Ao trabalhar junto com famílias em risco de se separar e fornecer cuidados alternativos para crianças e jovens que perderam o cuidado de suas famílias, a Aldeias Infantis SOS luta para que nenhuma criança tenha que crescer sozinha.

Sobre o Instituto Chamex

Criado em 2007, o antigo Instituto International Paper, já investiu mais de 13 milhões no desenvolvimento das comunidades das quais a companhia faz parte. Inquietos por natureza e buscando sempre promover reflexões, desafios e transformações reais, em 2021, passou a se chamar Instituto Chamex, conectando-se às infinitas possibilidades que Chamex nos permite criar. Esta mudança acrescentou mais criatividade nos projetos desenvolvidos com muita ação, inspiração, participação e inovação social.

O Instituto Chamex é mantido pela Sylvamo do Brasil, produtora dos papéis para imprimir e escrever Chamequinho, Chamex e Chambril e segue suas diretrizes de responsabilidade social, sustentabilidade e ética, engajando seus profissionais e apoiando as comunidades.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 15, 2025 Demais

Como economizar na conta de luz usando o ar-condicionado

Dez 15, 2025 Demais

Saiba com se precaver para evitar problemas durante as…

Dez 15, 2025 Demais

Indulgência consciente: a nova relação com o prazer de…

Dez 15, 2025 Demais

Como o espírito natalino pode melhorar o seu inglês?…

Dez 15, 2025 Demais

Com a chegada das viagens de fim de ano, especialista…

Dez 15, 2025 Demais

Guarda compartilhada cresce no país — mas não significa…

Dez 15, 2025 Demais

Os cartões de identificação plásticos vão desaparecer?

Dez 15, 2025 Demais

Estudo revela proporção de royalties na receita…

Dez 12, 2025 Demais

Celebrações de final de ano ampliam em 30% as vendas de…

Dez 12, 2025 Demais

Valmet conquista Medalha de Ouro da EcoVadis e pelo…

Dez 12, 2025 Demais

Uva-passa na ceia de Natal: polêmica anual que divide…

Dez 12, 2025 Demais

Make a Cake garante as sobremesas para festas do final…

Dez 12, 2025 Demais

Natal 2025 inaugura a Era do Consumo Emocional no…

Dez 12, 2025 Demais

Coleta genética e endurecimento de penas: entenda nova…

Dez 12, 2025 Demais

Verão ativo: retomada das atividades físicas aumenta e…

Dez 12, 2025 Demais

Série documental Sabores do Paraná realiza expedição…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version