Grafologia aponta traços da personalidade, distúrbios comportamentais e ajuda em investigações criminais
No dia 21 de novembro é Dia Internacional do Grafólogo, profissional responsável por analisar traços do comportamento humano, a partir da análise da caligrafia. A grafologia é uma técnica muito utilizada para averiguação de autenticidade de documentos, processos seletivos, em consultórios para identificação de distúrbios comportamentais e vícios, em instituições de ensino na orientação vocacional e até aplicada em investigações de crimes pelo FBI.
Segundo a grafóloga Célia Siqueira, a escrita é gerada por pulsos neurológicos que estimulam músculos, sendo o cérebro como um espelho, que reflete todas as emoções e pensamentos. Esse sistema grafológico é fundamentado na comparação dos traços e sinais gráficos, como marcas inseridas inconscientemente. Para um estudo completo sobre a condição psíquica, comportamental e física, são analisados diversos pontos das letras, como: inclinação, forma individual, curvatura, pressão, tamanho, dimensão e disposição.
“Com a grafologia é possível traçar patologias, identificar bloqueios, auxiliar no tratamento de dependência química, contribuir para o sucesso pessoal e profissional das pessoas. No caso das crianças, com estudo dos desenhos e o início da caligrafia, pode-se tratar traumas psicológicos, gagueira, transtorno do sono, etc. Também existe a possibilidade de melhorar a personalidade, o convívio social, aprimorando o comportamento com a grafoterapia”, diz Célia Siqueira.
A grafologia é reconhecida como uma ciência no cenário mundial, principalmente em países da Europa e América Latina, mas no Brasil ainda é pouco difundida, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) não reconhece como método científico. A técnica existe desde os povos antigos, que procuravam traços de personalidade das pessoas a partir da caligrafia. Porém, só no século XIX foi elaborado pelo abade Jean-Hippolyte Michon um sistema grafológico fundamentado na comparação dos traços e sinais gráficos. Assim, Freud e outros pesquisadores, afirmaram a eficácia da técnica no recrutamento e seleção no treinamento e desenvolvimento pessoal.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>