SEGS Portal Nacional

Demais

Especialista em recrutamento revela dicas para inclusão de pessoas LGBTQIA+ no mercado de trabalho

  • Quarta, 13 Outubro 2021 07:40
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Pedro Denadai
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Com o objetivo de aproximar estes profissionais das equipes são necessárias ações como palestras de conscientização, consultorias para adaptação do ambiente corporativo, em especial uso de banheiros, usar nomes sociais no crachá e no holerite, além de banir todas as práticas discriminatórias e de assédio

Embora exista um movimento no mercado de trabalho quando o assunto é a contratação de profissionais LGBTQIA+, a inclusão de pessoas diversas continua sendo um tabu no mundo corporativo, uma vez que há uma distância entre a contratação e a integração desse perfil de colaboradores nas empresas. Dados de uma pesquisa feita pelo site de recrutamento Elancers, em 2019, apontam que 20% das empresas que atuam no Brasil não contratam lésbicas, bissexuais, gays, travestis e transexuais em razão da orientação sexual e da identidade de gênero. Desse percentual, 11% só contratariam se a pessoa não fosse ocupar cargos de decisão ou níveis superiores.

“O que determina o potencial intelectual, a performance, o conhecimento e a experiência, certamente não é a sexualidade ou o gênero de uma pessoa, por isso existe um universo de potenciais profissionais que estão buscando seu lugar ao sol e que, infelizmente, não tinham chances em processos seletivos tradicionais. No entanto, atualmente existem iniciativas e portais especializados em empregar a diversidade, como o Transempregos e, mais recentemente, o VagasOnline. Nestes sites, a pessoa pode declarar sua orientação sexual ou de gênero e, assim, ser recrutada por filtros específicos, o que potencializa sua visibilidade nos processos seletivos”, revela Luciana Tegon, headhunter e sócia diretora da Tegon People Consulting.

Empresas que se preocupam com a causa da diversidade saem na frente e é preciso que o mercado de trabalho se enquadre para que os profissionais que compõem o universo LGBTQIA+ não se sintam desconfortáveis durante uma entrevista de emprego, por exemplo. A implantação de uma cultura que entenda, respeite e esteja preparada para receber pessoas de todas as orientações sexuais e de gênero é fundamental.

“Perguntas íntimas são proibidas, mas pessoas LGBTQIA+ relatam que, por pura curiosidade, alguns profissionais acabam se excedendo com questões desconfortáveis e incabíveis. É importante sempre receber os candidatos normalmente, perguntar se elx tem um nome social para ser corretamente identificadx, no caso de pessoas trans. A entrevista deve transcorrer naturalmente como um candidato qualquer”, diz.

Com o objetivo de aproximar estes profissionais ainda mais das equipes são necessárias ações de inclusão como palestras de conscientização sobre o universo LGBTQIA+, consultoria para adaptação do ambiente corporativo, em especial uso de banheiros, usar nomes sociais no crachá e nos holerites, além de banir todas as práticas discriminatórias e de assédio, que atualmente se configuram como crime.

“No mais, ainda somos um país com muitas pessoas preconceituosas e transfóbicas. Isto é um fato. E, enquanto mantivermos este tipo de conduta, teremos dificuldades na inclusão e no acolhimento de pessoas LGBTQIA+. Políticas governamentais também devem evoluir para garantir a esse público o respeito aos seus direitos constitucionais, especialmente em relação à saúde, locomoção, proteção e mercado de trabalho”, finaliza Tegon.

Luciana Tegon: Headhunter, Sócia Diretora da Tegon People Consulting. Atua há mais de 20 anos na área de Gestão de Pessoas e Consultoria Empresarial, especialista em Carreiras, Desenvolvimento e Executive Searching. Graduada em Direito, pós-graduada em Direito Processual e Tributário. Master Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching, MBA em Gestão de Pessoas, pós-graduanda em Psicologia Positiva, Ciências do Bem-Estar e Autorealização.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 19, 2025 Demais

Troca de presentes no Natal segue regras específicas do…

Dez 19, 2025 Demais

Luuna lança colchão premium personalizável com…

Dez 19, 2025 Demais

Acidente nas férias? Entenda se pode ter direito ao…

Dez 19, 2025 Demais

Decorelli traz novas estampas para o Natal

Dez 19, 2025 Demais

Autocuidado no topo da lista para 2026: como negócios…

Dez 19, 2025 Demais

Decoração de Natal deve ser planejada com muita cautela…

Dez 19, 2025 Demais

Acordo autoriza visita em caso de subtração…

Dez 19, 2025 Demais

Setor vitivinícola lança filme de Natal que celebra o…

Dez 19, 2025 Demais

Blockchain e cripto no entretenimento digital moderno

Dez 18, 2025 Demais

6 coisas que você vai encontrar — ou não — ao migrar…

Dez 18, 2025 Demais

Conheça a técnica que diferencia a operação de limpeza…

Dez 18, 2025 Demais

10 fotógrafos subaquáticos nacionais e internacionais…

Dez 18, 2025 Demais

Rituais de Ano Novo 2026: atraia prosperidade, amor e…

Dez 18, 2025 Demais

Não gostei do presente de Natal, e agora?

Dez 18, 2025 Demais

Trabalhar ou estudar nos Estados Unidos? Entenda 5…

Dez 18, 2025 Demais

Guia prático para decoração com flores no fim de ano

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version