SEGS Portal Nacional

Demais

Ser sustentável significa um modelo de produção capaz de ser perene e para todos

  • Segunda, 20 Setembro 2021 10:42
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mecânica Comunicação Estratégica
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

A discussão intensa e contínua sobre sustentabilidade e mudanças climáticas enfatiza a importância do cuidado com a biosfera para assegurar a vida no planeta e para manter a sustentação econômica local e global. Essa mudança de paradigma quebra a antiga visão de que Economia estava em primeiro lugar, vindo depois o planeta e o homem. Nesse sentido, o engenheiro agrônomo José Carlos Pedreira de Freitas, sócio-diretor da HECTA - Desenvolvimento Empresarial nos Agronegócios, coordenador executivo do Instituto Agroambiental Araguaia e cofundador da Liga do Araguaia, avalia a urgência de inserir sustentabilidade responsabilidade social corporativa na estratégia de negócios de empresas e organizações em qualquer campo de atividade.

“Ser sustentável é ter um modelo de produção que atenda a todos e tenha perenidade”, pontuou Pedreira, durante o BW Talks Produzir e Conservar. É possível?, promovido pelo Movimento BW, iniciativa da Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema), no dia 16 de setembro. Para ele, sustentabilidade não é moda, é diferencial competitivo. “Podemos ver sua necessidade em nosso dia a dia; toda a vez que desrespeitamos os limites dos sistemas naturais e sociais, disse.

Segundo Pedreira, uma gestão sustentável identifica riscos e oportunidades, promove melhorias disruptivas e assegura a longevidade do negócio, gerando valor e vantagens competitivas. Com isso, permite considerar, de forma estruturada, os aspectos de ordem local, regional e global que estão afetando diretamente os resultados do negócio, bem como responder às novas demandas da sociedade. A seu ver, essa gestão possibilita ainda reduzir custos de capital, ao permitir a redução do spread ao gerar menos risco; e contempla os interesses dos diferentes stakeholders.

Em sua participação no BW Talks, o consultor em sustentabilidade e cofundador da Liga do Araguaia comentou que haverá dois tipos de empresas daqui a cinco anos: aquelas que contribuem para um mundo melhor, ou seja, que incorporam a sustentabilidade em sua estratégia, com um plano consistente, demonstrando resultados com métricas passíveis de validação, e as outras companhias. Para exemplificar, ele citou empresas com essa visão, como a Native (açúcar orgânico), Grupo Roncador (Integração Lavoura-Pecuária) e Carrefour (até 2030, venda de ovos produzidos em sistema livre de gaiolas). “São empresas que buscam a rentabilidade econômica para a manutenção de seu negócio, mas com a preocupação de atender o meio ambiente e as pessoas”, acrescentou.

No caso da Liga do Araguaia, Pedreira afirmou que é a pecuária sustentável na prática. Criado em 2015 por pecuaristas do Médio Vale do Araguaia Matogrossense, o movimento promove o desenvolvimento econômico e social da região, por meio do aumento da produtividade e renda, respeitando a legislação vigente e os limites dos sistemas naturais. A iniciativa se materializa na forma da implantação de diferentes projetos concebidos e implantados em parceria com organizações públicas e privadas; nacionais e internacionais.

Alguns projetos do movimento são o Carbono Araguaia, parceria da DOW já finalizada, que monitorou por cinco anos 24 fazendas, num total de 80 mil hectares (ha) de pastagens e obteve a redução de 282.690 toneladas de CO2 equivalente, após a adoção de práticas de pecuária sustentável; Garantia Araguaia, com o Imaflora (Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola), para monitoramento, reporte e verificação (MRV) de práticas produtivas, socioambientais e emissões de gases de efeito estufa em 13 fazendas. São avaliados 144 quesitos, sendo 125 em boas práticas e 19 em carbono; o projeto BC Araguaia, com a Embrapa Gado e Corte, para análise de modelos de intensificação de pastagens e Integração Lavoura-Pecuária (ILP) adotados pelas fazendas da Liga do Araguaia, visando a validação futura através do protocolo Carne Baixo Carbono (CBC).

Ele comentou também sobre o projeto Rebanho Araguaia, uma parceria com a JBS/Friboi, que oferece ferramentas de gestão econômica e produtiva e de boas práticas de 32 fazendas da Liga ao longo do período de três anos e do Conserv Araguaia, uma parceria com o IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia), para compensação financeira à produtores rurais com excedentes de Reserva Legal. Já são 8 fazendas pré-selecionadas em processo de contratação.

Por fim, Pedreira citou pesquisa recente da Embrapa sobre 10 megatendências da pecuária de corte no Brasil. Segundo técnicos da Embrapa envolvidos no trabalho, estima-se que nos próximos 20 anos, 50% dos 1,4 milhão de pecuaristas deixarão a atividade por não acompanharem a acelerada modernização já observada no segmento, por motivos como falta de capacitação, apoio, educação, financiamento, não adoção das novas tecnologias. “Por isso, precisamos pensar em ações que promovam a inclusão desse grupo. É preciso dar condições para que eles sejam inseridos na atividade de alguma forma”, explicou. Um exemplo dado por ele e objeto de uma das iniciativas da Liga do Araguaia foi o desenvolvimento do turismo ambiental e ecológico, de enorme potencial na região para trazer dinamismo às fazendas do Vale do Araguaia, gerando empregos e atividade de serviços para a comunidade.

O BW Talks Produzir e Conservar. É possível? está disponível no site oficial do Movimento BW.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 19, 2025 Demais

Troca de presentes no Natal segue regras específicas do…

Dez 19, 2025 Demais

Luuna lança colchão premium personalizável com…

Dez 19, 2025 Demais

Acidente nas férias? Entenda se pode ter direito ao…

Dez 19, 2025 Demais

Decorelli traz novas estampas para o Natal

Dez 19, 2025 Demais

Autocuidado no topo da lista para 2026: como negócios…

Dez 19, 2025 Demais

Decoração de Natal deve ser planejada com muita cautela…

Dez 19, 2025 Demais

Acordo autoriza visita em caso de subtração…

Dez 19, 2025 Demais

Setor vitivinícola lança filme de Natal que celebra o…

Dez 19, 2025 Demais

Blockchain e cripto no entretenimento digital moderno

Dez 18, 2025 Demais

6 coisas que você vai encontrar — ou não — ao migrar…

Dez 18, 2025 Demais

Conheça a técnica que diferencia a operação de limpeza…

Dez 18, 2025 Demais

10 fotógrafos subaquáticos nacionais e internacionais…

Dez 18, 2025 Demais

Rituais de Ano Novo 2026: atraia prosperidade, amor e…

Dez 18, 2025 Demais

Não gostei do presente de Natal, e agora?

Dez 18, 2025 Demais

Trabalhar ou estudar nos Estados Unidos? Entenda 5…

Dez 18, 2025 Demais

Guia prático para decoração com flores no fim de ano

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version