SEGS Portal Nacional

Demais

Justiça Federal anula chamamento público do CREA/SP para construção de nova sede sem licitação

  • Terça, 03 Agosto 2021 10:35
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Luciana Veríssimo
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

A juíza federal Regilena Emy Fukui Bolognesi, da 11ª Vara Federal de São Paulo, declarou nulo o Chamamento Público 01/2020 movido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (CREA/SP), bem como os atos administrativos decorrentes.

Por meio deste chamamento, o conselho de classe pretendia realizar um contrato de 198 milhões de reais sem licitação para a construção da nova sede da instituição.

O engenheiro e presidente da Ferrofrente e da Aguaviva, José Manoel Ferreira Gonçalves, juntamente com outros 20 autores, ingressaram com a ação popular para barrar a contratação pretendida pelo CREA/SP.

Segundo os autores, seria necessário realizar o processo licitatório completo, por meio de ampla concorrência entre empresas de construção civil.

A Constituição da República impõe como regra geral a observância do procedimento licitatório para a contratação de obras, serviços, compras e alienações.

Para José Manoel Ferreira Gonçalves, a decisão é muito importante, porque protege o patrimônio público dos engenheiros: "o CREA/SP estava entregando o valor equivalente a um prêmio da Mega-Sena da virada para uma construtora, sem licitação, e sem projeto básico. Agora, a contratação terá que ser feita da maneira correta, garantindo economia aos cofres do CREA/SP".

Há duas semanas, o Tribunal de Contas da União também já tinha interditado o processo, em razão das diversas irregularidades que foram consideradas graves pelo Tribunal. Com a decisão adotada pela justiça federal de São Paulo, o CREA/SP fica desautorizado a continuar com a contratação sem licitação. Da decisão da justiça federal ainda cabe recurso. Para o advogado dos autores que denunciaram as irregularidades, Dr. Bruno Meirinho, "as decisões que suspendem e anulam a contratação sem licitação foram tomadas em proteção ao erário, já que a contratação sem licitação, ou seja, a contratação direta, nos casos em que a licitação é necessária, sempre causa prejuízos aos cofres públicos".


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 12, 2025 Demais

Celebrações de final de ano ampliam em 30% as vendas de…

Dez 12, 2025 Demais

Valmet conquista Medalha de Ouro da EcoVadis e pelo…

Dez 12, 2025 Demais

Uva-passa na ceia de Natal: polêmica anual que divide…

Dez 12, 2025 Demais

Make a Cake garante as sobremesas para festas do final…

Dez 12, 2025 Demais

Natal 2025 inaugura a Era do Consumo Emocional no…

Dez 12, 2025 Demais

Coleta genética e endurecimento de penas: entenda nova…

Dez 12, 2025 Demais

Verão ativo: retomada das atividades físicas aumenta e…

Dez 12, 2025 Demais

Série documental Sabores do Paraná realiza expedição…

Dez 11, 2025 Demais

Documentário “Alphaville, o bairro: história em…

Dez 11, 2025 Demais

Do boato à evidência: o que a ciência explica sobre a…

Dez 11, 2025 Demais

O esgotamento invisível do fim do ano: especialista…

Dez 11, 2025 Demais

Com a chegada do verão, cresce a busca por resultados…

Dez 11, 2025 Demais

Morar nos EUA exige mais do que um sonho

Dez 11, 2025 Demais

Muito além da salada: o papel invisível do azeite na…

Dez 11, 2025 Demais

Quer jogar tênis em 2026? Tudo que você precisa saber…

Dez 11, 2025 Demais

Tendência e dicas de maquiagem das passarelas para o…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version