SEGS Portal Nacional

Demais

Bloomberg revela os primeiros vencedores do Hackathon no Brasil

  • Quinta, 22 Julho 2021 08:35
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  filipe bachiega
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Alunos são reconhecidos pela inovação com BQuant e Python

Bloomberg premia doações para instituições de caridade selecionadas

A Bloomberg anunciou no último dia 19 os vencedores de seu primeiro Hackathon brasileiro, que testou a criatividade de estudantes universitários nas mesmas linguagens de computador e fórmulas usadas por profissionais financeiros.

Alunos de nove universidades fizeram os cursos online da Bloomberg para aprender como usar o BQuant, a plataforma de desenvolvimento interativa da empresa que permite aos usuários analisar dados financeiros rapidamente. O BQuant se integra com o Terminal Bloomberg e os serviços de dados, como BQL, junto com as bibliotecas Python de código aberto. A plataforma é projetada para usuários quantitativos que desejam avaliar hipóteses, criar visualizações interativas e compartilhá-las com outros usuários da Bloomberg.

Os alunos foram desafiados a desenvolver aplicativos que pudessem ser usados por profissionais de gerenciamento de ativos para resolver problemas reais do mercado. Eles receberam orientação e apoio de Gustavo Soares, profissional quantitativo, e de especialistas da Bloomberg, Giant Steps Capital e Pandhora Investimentos. Eles foram julgados por sua criatividade e originalidade, aplicabilidade, qualidade do protótipo e metodologia pela Bloomberg e Felipe Paiva, fundador da Let's Code.

As equipes e universidades vencedoras são:

Primeiro Lugar – Numbers Doing Trade (NDT) – Desenvolvimento e aplicação de um Driver Monitor de fundo negociado em bolsa (ETF) que monitora o impacto do câmbio, juros e inflação. Os membros da equipe são alunos da Universidade de São Paulo: Vinícius Fernando Baca, Luca Bottino, Enzo Bustamante, Érico Faustino e Enrico Robazza

Segundo lugar – A UFFinance BQuant criou um aplicativo Brasileiro de Volatilidade que fornece o humor do mercado com base no cálculo do Ibovespa VIX em tempo real. Os membros da equipe são alunos da Universidade Federal Fluminense: Pedro Amorim, Patrick Fogel, Henrique Manoel, João Montenegro e Fernando Nogueira

Terceiro Lugar –Litterman & Thorp & Carhart & Merton (LTCM) – Produziu um aplicativo que analisa a taxa de juros de cada país. Os membros da equipe são alunos da Universidade Federal de Minas Gerais: Jadson Correa, Diego Della Rocca, Keven Mendes e Pedro Teles.

Em nome dos vencedores, a Filantropia Corporativa da Bloomberg fará doações à ONG Banco de Alimentos, que combate a fome e o desperdício de alimentos levando complementação alimentar diariamente a mais de 23 mil pessoas em situação de vulnerabilidade, ASID Brasil, para apoiar pessoas com deficiência, e Ismart, que apoia jovens de baixa renda.

“A Bloomberg tem orgulho de todos os alunos, empresas e mentores que participaram dos cursos virtuais e de nosso primeiro Hackathon no Brasil”, disse Geraldo Coelho, chefe de vendas da Bloomberg para a América Latina. “Todos os alunos se dedicaram a aprender novas habilidades e mostraram uma criatividade incrível. Eles também mostraram sua compaixão ao selecionar instituições de caridade que darão retorno às suas comunidades.”

Flávio Terni, sócio da Giant Steps, afirma: “Hackathon é uma grande porta de entrada para aplicar o conhecimento de programação ao contexto do mercado financeiro. Além disso, uma parte importante da iniciativa é o networking entre equipes e mentores, que permite a identificação de novos talentos e o surgimento de novos insights e soluções para o mercado”, disse.

“A iniciativa serve para apresentar a demanda do setor financeiro por jovens profissionais de tecnologia e suas diversas oportunidades. A participação destes jovens tende a resultar em soluções inovadoras, que contribuem para a evolução do mercado”, revela Flávio Duarte, Sócio da Pandhora Investimentos.

Gustavo Soares, quantitativo profissional e professor do Insper, disse: “A iniciativa da Bloomberg de encorajar e orientar profissionais qualificados para os diferentes espectros do mercado financeiro, aponta para o futuro da formação desses jovens à um mercado extremamente carente de bons profissionais”.

Felipe Paiva, um dos jurados e fundador da escola de programação Let's Code, afirma que a iniciativa pioneira da Bloomberg é o casamento perfeito entre a teoria e a prática da programação: “Aqui, os participantes tiveram acesso à história de excelência em dados da Bloomberg e puderam desenvolver projetos com a ajuda de excelentes mentores de mercado. É um jogo onde todos ganham”, acrescentou.

O Hackathon é a última etapa da Bloomberg em educação em tecnologia no Brasil, pois realizou sessões de treinamento virtual no ano passado em BQuant e Python, a linguagem de programação de escolha para ciência de dados e pesquisa de quantificação. A Bloomberg treinou mais de 350 profissionais em empresas brasileiras de gestão de ativos e fundos de hedge, que agora se juntam às milhares de pessoas que usam o BQuant em todo o mundo.

Sobre a Bloomberg

A Bloomberg, líder global em notícias e informações financeiras e de negócios, oferece aos tomadores de decisão influentes uma vantagem crítica ao conectá-los a uma rede dinâmica de informações, pessoas e ideias. A força da empresa - fornecer dados, notícias e análises por meio de tecnologia inovadora, com rapidez e precisão - está no centro do serviço do Terminal Bloomberg. As soluções empresariais da Bloomberg se baseiam na força central da empresa: alavancar a tecnologia para permitir que os clientes acessem, integrem, distribuam e gerenciem dados e informações em organizações de maneira mais eficiente e eficaz. Para obter mais informações, visite Bloomberg.com/company ou solicite uma demonstração.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 12, 2025 Demais

Celebrações de final de ano ampliam em 30% as vendas de…

Dez 12, 2025 Demais

Valmet conquista Medalha de Ouro da EcoVadis e pelo…

Dez 12, 2025 Demais

Uva-passa na ceia de Natal: polêmica anual que divide…

Dez 12, 2025 Demais

Make a Cake garante as sobremesas para festas do final…

Dez 12, 2025 Demais

Natal 2025 inaugura a Era do Consumo Emocional no…

Dez 12, 2025 Demais

Coleta genética e endurecimento de penas: entenda nova…

Dez 12, 2025 Demais

Verão ativo: retomada das atividades físicas aumenta e…

Dez 12, 2025 Demais

Série documental Sabores do Paraná realiza expedição…

Dez 11, 2025 Demais

Documentário “Alphaville, o bairro: história em…

Dez 11, 2025 Demais

Do boato à evidência: o que a ciência explica sobre a…

Dez 11, 2025 Demais

O esgotamento invisível do fim do ano: especialista…

Dez 11, 2025 Demais

Com a chegada do verão, cresce a busca por resultados…

Dez 11, 2025 Demais

Morar nos EUA exige mais do que um sonho

Dez 11, 2025 Demais

Muito além da salada: o papel invisível do azeite na…

Dez 11, 2025 Demais

Quer jogar tênis em 2026? Tudo que você precisa saber…

Dez 11, 2025 Demais

Tendência e dicas de maquiagem das passarelas para o…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version