WILL lança IV edição da pesquisa ‘Mulheres na Liderança’
Iniciativa reconhece empresas com melhores práticas em relação à equidade de gênero e, neste ano, terá abordagem especial para mapear a presença de mulheres negras na liderança
Está aberta a participação na IV edição da pesquisa ‘Mulheres na Liderança’. Principal iniciativa para avaliar as condições da equidade de gênero no País, o mapeamento é realizado pela organização internacional, sem fins lucrativos, WILL - Women in Leadership in Latin America, em parceria com os veículos Valor Econômico, O Globo, Época Negócios e Marie Claire e apoio metodológico do Instituto IPSOS, com o objetivo de identificar as empresas com melhores práticas corporativas para a promoção da liderança feminina.
As companhias interessadas podem participar, gratuitamente, acessando o site da WILL e preenchendo o questionário, até o dia 30 de julho. Após a consolidação do material e análise técnica, as evidências dão origem ao ranking Mulheres na Liderança, que reconhece as empresas com as melhores práticas relacionadas ao tema. Além disso, todos os respondentes ganham acesso a uma série de conteúdos exclusivos sobre boas práticas relacionadas à equidade de gênero, promoção da liderança feminina e, especialmente nesta edição, a inclusão de mulheres negras nos quadros executivos.
"Conforme a agenda ESG avança no cenário mundial, a equidade de gênero ocupa lugar de destaque nos debates e no dia a dia das empresas. Neste contexto, a pesquisa ‘Mulheres na Liderança’ ganha ainda mais relevância como uma importante ferramenta para analisar o mercado, incentivar o compartilhamento de boas práticas e proporcionar às empresas participantes a visibilidade de como estão posicionadas no que se refere ao tema", explica Silvia Fazio, presidente da WILL - Women in Leadership in Latin America.
Com base nas respostas compartilhadas, cada empresa consegue ter um autodiagnóstico para identificar e comparar seus resultados nos rankings geral, setorial e em cada um dos eixos temáticos. Além disso, cada participante, independentemente da sua posição nos rankings, recebe um relatório com as melhores práticas globais e setoriais referentes ao assunto.
Neste ano, a pesquisa vai incluir duas novas categorias: empresas que mais promovem mulheres negras e empresas que contam com maior presença feminina nos conselhos. "Entendemos que a carreira de conselheiro é uma carreira paralela, diferente da ascensão das mulheres a cargos de liderança executiva. Precisamos avaliar de forma independente", explica Silvia.
Outro recorte importante, com foco do debate social atual, é a questão racial, que também será abordada nesta edição. "Muitas empresas evoluíram e conseguem atrair mais mulheres negras para o ambiente corporativo, mas ainda há um longo caminho a ser percorrido para aumentar a participação deste grupo na liderança", diz Silvia.
As novas categorias serão incorporadas aos destaques setoriais, analisados e reconhecidos em seis eixos temáticos: estratégia e estrutura; recrutamento, seleção e retenção; qualificação e incentivo à liderança feminina; equilíbrio entre trabalho e vida pessoal; mulheres e interseccionalidade; e atuação externa. Além dessas categorias, o ranking também destaca as empresas identificadas pelo conjunto de melhores práticas em nível nacional, multinacional e geral.
A edição anterior contou com a participação de 162 empresas, incluindo grandes corporações, de diversos setores, como Johnson & Johnson, Schneider Electric, Coca-Cola, Gerdau, Shell, Telefonica, White-Martins, entre outras.
As empresas melhor ranqueadas serão apresentadas na edição especial Valor Carreira/Mulheres na Liderança do Valor Econômico, além de reportagens no jornal O Globo e nas revistas Época Negócios e Marie Claire. Para participar, basta acessar o site https://www.latamwill.org/mulheres-na-lideranca e preencher o questionário online. O prazo final para envio das respostas é 30 de julho.
Sobre a Will:
Women in Leadership in Latin America - é uma organização internacional sem fins lucrativos, com sede em São Paulo e conselhos consultivos em Nova Iorque, Miami, Washington, Bogotá e Londres.O objetivo da organização é apoiar e promover o desenvolvimento de carreira das mulheres na América Latina, reconhecendo suas habilidades e competências, além de estimular as empresas sediadas na América Latina a implementarem programas relacionados com as mulheres e negócios, promovendo o intercâmbio das melhores práticas entre as organizações nacionais e internacionais.
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