SEGS Portal Nacional

Demais

Aumenta concessão de vistos para profissionais brasileiros nos EUA; Diploma americano pode abrir portas

  • Quarta, 30 Junho 2021 11:29
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Onevox Press
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Relatório fiscal de 2020 dos EUA registraram alta de 36% nos vistos de permanência concedidos a brasileiros somente em uma categoria de vistos. A universidade americana, Ambra University, que forma há mais de 10 anos, em português e totalmente online, detectou aumento de 40% na procura de brasileiros somente durante a pandemia.

Talentos profissionais brasileiros estão em fuga para os Estados Unidos. É o que provam dados recentes divulgados pelo relatório fiscal produzido pelo governo americano. Somente na categoria de ‘green card’ (residência permanente) por talento profissional, o EB2, voltada para os chamados "profissionais excepcionais" houve aumento de 36% na emissão de vistos. Esse é o tipo mais comum de visto requisitado por profissionais estrangeiros altamente qualificados em diversas carreiras em áreas deficitárias nos Estados Unidos.

Em números absolutos, 1.899 profissionais excepcionais (na categoria EB2) deixaram o Brasil de forma definitiva no ano passado, o maior índice em pelo menos uma década. A estatística inclui tanto novos vistos concedidos quanto ajustes de status, ou seja, casos de pessoas que entraram no país com autorização de outra natureza, mas conseguiram trocar depois.

O aumento não ocorre apenas na procura por sair do Brasil rumo aos EUA. Segundo a universidade americana - Ambra University - que há mais de 10 anos oferta cursos de graduação e mestrado nos EUA totalmente online - houve aumento também da procura por profissionais brasileiros interessados em obter o diploma americano com fins de auxiliar o processo de entrada no mercado de trabalho.

"A formação ou especialização americana pode ser um fator decisivo para a entrada no mercado de trabalho nos Estados Unidos. Sem dúvida, profissionais que estejam em busca de sair do Brasil, viver e trabalhar nos EUA, devem iniciar uma busca sobre como lograr êxito na nova vida. Somente entre 2020 e 2021 detectamos um aumento de 40% na procura por profissionais brasileiros interessados em nossos cursos na Ambra", aponta Alfredo Freitas, diretor de Educação e Tecnologia da Ambra University com mais 15 anos de experiência.

Profissões Nômades e Digitais Para quem aposta na obtenção de formação superior e consequentemente um diploma americano, os caminhos são múltiplos, sobretudo sob a lógica do nomadismo digital e do trabalho remoto. Com o home office cada vez mais consolidado como modelo de trabalho eficiente, chegou a 91% o percentual de profissionais qualificados que acreditam que o futuro do trabalho será em um modelo híbrido, revezando entre dias presenciais e remotos. Os dados fazem parte da 14ª edição do Índice de Confiança Robert Half (ICRH) realizada pela consultoria de recrutamento.

Profissões Nômades e Digitais

Para quem aposta na obtenção de formação superior e consequentemente um diploma americano, os caminhos são múltiplos, sobretudo sob a lógica do nomadismo digital e do trabalho remoto. Com o home office cada vez mais consolidado como modelo de trabalho eficiente, chegou a 91% o percentual de profissionais qualificados que acreditam que o futuro do trabalho será em um modelo híbrido, revezando entre dias presenciais e remotos. Os dados fazem parte da 14ª edição do Índice de Confiança Robert Half (ICRH) realizada pela consultoria de recrutamento.

O chamado nomadismo digital tem crescido devido o desenvolvimento da internet e o aumento das profissões que precisam apenas de um computador conectado à internet para funcionar. Isso também tem a ver com o futuro das profissões, afinal, se antes apenas o influenciador podia trabalhar à longa distância, profissionais do setor da saúde, vendas, financeiro, também já conseguem trabalhar desta maneira.

Alfredo Freitas explica que a tendência é que a formação e o diploma americanos passem a ser melhor considerados e avaliados no mercado de trabalho global a partir da ideia de nomadismo digital.

"Alguns fatos contribuíram para o desenvolvimento desta nova modalidade de trabalho mais nômade e digital. A mudança de comportamento vem desde formação acadêmica e muito antes da pandemia. No anseio em se tornar mais competitivos os profissionais têm buscado formações no mundo virtual. Em 10 anos, aumentou quase 5 vezes número de alunos que entram em cursos a distância do ensino superior, por exemplo", pondera Freitas.

Dados do INEP mostram que de 2009 a 2019 a modalidade do ensino a distância teve salto de 378,9% em matrículas de ingressantes somente no Brasil. "Esta previsão é vista na imigração dos cursos presenciais para o ensino virtual. Em um ano, quase 120 mil alunos migraram de uma modalidade presencial para o ensino a distância. Nos EUA o volume de matrículas para o ensino via internet já supera o do presencial", afirma o especialista em educação e tecnologia.

"É sempre uma boa opção poder contar com o ensino via internet para conseguir conhecimento e o sonhado diploma americano, assim, o profissional não necessariamente precisa estar nos EUA para se graduar. Estudo recente divulgou que no LinkedIn - maior rede social profissional no mundo, uma parcela considerável de usuários possui titulação no exterior", pondera Alfredo Freitas.

*Alfredo Freitas é pós-graduado em 'Project Management' pela Sheridan College no Canadá, graduado em Engenharia de Controle e Automação e Mestre em Ciências, Automação e Sistemas, pela Universidade de Brasília. O renomado profissional tem mais de 15 anos de experiência em Tecnologia e Educação. É atualmente Diretor de Educação e Tecnologia da Ambra University. A Universidade americana é credenciada e tem cursos reconhecidos pelo Florida Department of Education (Departamento de Educação da Flórida) sob o registro CIE-4001. Além disso, a universidade conta com histórico de revalidação de diplomas no Brasil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 19, 2025 Demais

Troca de presentes no Natal segue regras específicas do…

Dez 19, 2025 Demais

Luuna lança colchão premium personalizável com…

Dez 19, 2025 Demais

Acidente nas férias? Entenda se pode ter direito ao…

Dez 19, 2025 Demais

Decorelli traz novas estampas para o Natal

Dez 19, 2025 Demais

Autocuidado no topo da lista para 2026: como negócios…

Dez 19, 2025 Demais

Decoração de Natal deve ser planejada com muita cautela…

Dez 19, 2025 Demais

Acordo autoriza visita em caso de subtração…

Dez 19, 2025 Demais

Setor vitivinícola lança filme de Natal que celebra o…

Dez 19, 2025 Demais

Blockchain e cripto no entretenimento digital moderno

Dez 18, 2025 Demais

6 coisas que você vai encontrar — ou não — ao migrar…

Dez 18, 2025 Demais

Conheça a técnica que diferencia a operação de limpeza…

Dez 18, 2025 Demais

10 fotógrafos subaquáticos nacionais e internacionais…

Dez 18, 2025 Demais

Rituais de Ano Novo 2026: atraia prosperidade, amor e…

Dez 18, 2025 Demais

Não gostei do presente de Natal, e agora?

Dez 18, 2025 Demais

Trabalhar ou estudar nos Estados Unidos? Entenda 5…

Dez 18, 2025 Demais

Guia prático para decoração com flores no fim de ano

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version