SEGS Portal Nacional

Demais

Setor de estruturas metálicas é promissor no Brasil e impulsiona empresas a baterem recorde de produção

  • Terça, 29 Junho 2021 18:09
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Giulie Carvalho
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

A Brafer, empresa referência em estruturas metálicas no Brasil e em outros países da América e de outros continentes, chegou ao seu recorde de produção - Divulgação

Estimulada pelo mercado de energia, Brafer está entre as empresas brasileiras que atingiram seu maior faturamento em 2021, chegando a R$ 420 milhões

Desde 2019 o setor brasileiro de estruturas em aço tem registrado aumento perante os cinco anos anteriores. Segundo a pesquisa “Cenário dos Fabricantes de Estruturas em Aço”, do Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA) – entidade gerida pelo Instituto Aço Brasil – em parceria com a Associação Brasileira da Construção Metálica (ABCEM), naquele ano, o crescimento foi de 25,9%, destacando obras de energia eólica, solar e torres de transmissão, além de edificações industriais. De lá pra cá muita coisa mudou e a instabilidade do cenário econômico, que balançou os pilares de atividades importantes no país, continuou a trazer oportunidades para as estruturas metálicas.

Na contramão da crise, o setor da construção civil que, de acordo com a ABCEM, é responsável por consumir 34% de aço no Brasil, também continuou em ascensão, seja por fazer parte das atividades consideradas essenciais, como também por oferecer a infraestrutura que, mais do que nunca, o país necessita. Inserida neste contexto, a Brafer, empresa referência em estruturas metálicas no Brasil e em outros países da América e de outros continentes, chegou ao seu recorde de produção, após 45 anos de atuação – completados em 2021.

Durante a pandemia, a indústria registrou um faturamento que teve um incremento de 40% no comparativo com 2019 e ultrapassa a faixa de R$420 milhões. Somente no setor de galvanização, que antes da pandemia tinha apenas dois turnos, o crescimento foi de 30%, aumentando também a quantidade de turnos e, consequentemente, de contratação. A Perfiminas, por sua vez, que é uma empresa afiliada ao grupo localizada em Juiz de Fora/MG, praticamente quadriplicou o crescimento desde que foi fundada, em 2017, e em 2020 fabricou e beneficiou cerca de duas mil toneladas de aço por mês.

O presidente e fundador da empresa, Marino Garofani, explica a que se deve o expressivo resultado. “A Brafer vinha estimando, desde 2016, entradas em novos mercados e também um crescimento gradual e anual. A pandemia afetou a empresa, principalmente no que é relacionado ao valor do aço, porém, graças ao fato de trabalharmos com atividades essenciais como infraestrutura, energia, construção civil, e outros, pudemos manter e até mesmo expandir nossa atuação. Vale ressaltar que todos os protocolos sanitários foram seguidos”, comenta o engenheiro Garofani.

Recorde de produção em 2021

Hoje a Brafer conta com quase 800 funcionários diretos na sede em Araucária, na filial do Rio de Janeiro e na controlada em Juiz de Fora, além de representantes em outros países. Indiretamente, são mais de mil empregos gerados. De todos esses, entre 10% e 15% foram gerados nos últimos anos, inclusive em 2020, quando a produção da empresa aumentou mais de 50% e cerca de 40 mil toneladas de estruturas metálicas que foram fabricadas, beneficiadas e montadas pela Brafer.

Os números da empresa em 2021 já projetam bons resultados. Em março de 2021, foi batido o recorde histórico de produção diária da empresa, com mais de 130 toneladas registradas. Março também foi responsável pelo recorde de fabricação de torres, que em toda a fábrica chegou a quase quatro mil toneladas, resultado 72% maior que na comparação com o mesmo período de 2019.

Para o diretor executivo da empresa, José Augusto Silva, os bons números refletem a aceleração econômica de alguns setores e a consolidação da Brafer em outros mercados. “Estamos em um momento de retorno econômico, o que faz com que diversas empresas retomem projetos que estavam estagnados. Para o setor produtivo como um todo, isso é ótimo, e para a Brafer também é muito bom, já que amplia a possibilidade de atuação de portfólio e mercado. Temos a meta ambiciosa de crescer mais 20% em 2021, e os resultados do primeiro trimestre mostram que é possível”, completa Silva.

Crescimento interno e externo

O vice-presidente da Brafer, Luiz Carlos Caggiano, conta que desde 1977 a empresa já atuava além dos limites de Curitiba, algo que, 45 anos depois, chegou a todos os estados do Brasil e a seis países. “Um ano após a fundação, participamos dos projetos do Estádio do Café, em Londrina, e da ponte do Rio Piquiri, no oeste do Paraná. Com o passar dos anos e por utilizar tecnologia de ponta, fomos chamados para participações em países como Uruguai, Paraguai, Chile, Canadá, Estados Unidos e Angola, construindo ou exportando. É muito gratificante ver cada passo dessa trajetória”, relembra o vice-presidente.

Entre outros projetos que também fazem parte do portfólio da empresa, que traz o viés social e humanitário em suas raízes, estão as manutenções voluntárias feitas no Hospital Pequeno Príncipe, no Hospital Erasto Gaertner e na Instituição Pequeno Cotolengo.

Caggiano também ressalta a importância de uma equipe alinhada em todas as bases e do crescimento em conjunto de toda a empresa. “Nós focamos nas melhores tecnologias e produtos porque, além da qualidade que devemos oferecer ao cliente, também acreditamos na motivação e ascensão do funcionário dentro da própria empresa. Isso faz que com que haja ricas trocas de experiência, além de trajetórias consolidadas e a certeza de que a essência da Brafer e suas premissas sejam perpetuadas em outras gerações”, finaliza o vice-presidente.

Sobre a Brafer

A Brafer é uma empresa paranaense que completa 45 anos em 2021, tem atuação nacional e internacional, e foi fundada em 1976 pelo então engenheiro Marino Garofani, que até hoje assume o cargo de presidente. A indústria, com sede em Araucária e também outras fábricas no Rio de Janeiro e em Minas Gerais, assim como representantes em outros países, conta com cerca de 800 funcionários diretos, responsáveis pela produção e comercialização de cerca de 40 mil toneladas de estruturas metálicas por ano. Com ambição e aspiração a crescimento, pautadas em ética e princípios morais, a empresa tem expandido ano após ano e hoje atua nos setores de óleo e gás, torres, minério siderúrgica, papel e celulose, centros de serviço, galvanização e mercado de energia. Para saber mais, acesse o site.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 19, 2025 Demais

Troca de presentes no Natal segue regras específicas do…

Dez 19, 2025 Demais

Luuna lança colchão premium personalizável com…

Dez 19, 2025 Demais

Acidente nas férias? Entenda se pode ter direito ao…

Dez 19, 2025 Demais

Decorelli traz novas estampas para o Natal

Dez 19, 2025 Demais

Autocuidado no topo da lista para 2026: como negócios…

Dez 19, 2025 Demais

Decoração de Natal deve ser planejada com muita cautela…

Dez 19, 2025 Demais

Acordo autoriza visita em caso de subtração…

Dez 19, 2025 Demais

Setor vitivinícola lança filme de Natal que celebra o…

Dez 19, 2025 Demais

Blockchain e cripto no entretenimento digital moderno

Dez 18, 2025 Demais

6 coisas que você vai encontrar — ou não — ao migrar…

Dez 18, 2025 Demais

Conheça a técnica que diferencia a operação de limpeza…

Dez 18, 2025 Demais

10 fotógrafos subaquáticos nacionais e internacionais…

Dez 18, 2025 Demais

Rituais de Ano Novo 2026: atraia prosperidade, amor e…

Dez 18, 2025 Demais

Não gostei do presente de Natal, e agora?

Dez 18, 2025 Demais

Trabalhar ou estudar nos Estados Unidos? Entenda 5…

Dez 18, 2025 Demais

Guia prático para decoração com flores no fim de ano

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version